Bate-papo: Coleta seletiva, cidades sustentáveis e o papel das pessoas catadoras

 

Bate-papo discute coleta seletiva, cidades sustentáveis e o papel das pessoas catadoras 

 
Encontro no Sesc 24 de Maio reúne representantes do MNCR e do Movimento de Pimpadores para debater desafios e caminhos possíveis 

 



No dia 12 de junho, quinta-feira, às 19h, o Sesc 24 de Maio promove o bate-papo Coleta seletiva, cidades sustentáveis e pessoas catadoras, com a participação de integrantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e do Movimento de Pimpadores. A atividade integra o projeto Territórios do Comum e propõe uma reflexão sobre os desafios para a construção de cidades mais sustentáveis, considerando a coleta seletiva, os impactos ambientais dos descartes e o trabalho das pessoas catadoras. Também serão abordadas questões de acessibilidade e inclusão da população com deficiência nos processos relacionados à reciclagem.

 

Territórios do Comum articula as áreas de Educação para a Sustentabilidade, Educação para Acessibilidade, Valorização Social e Turismo Social. A cada edição, uma linha temática orienta as atividades e promove ações educativas com base em mapeamentos realizados pelas unidades do Sesc, valorizando iniciativas sociais, experiências comunitárias e saberes locais. A proposta convida o público a refletir sobre os territórios como espaços vivos e socialmente construídos, a partir das relações entre as pessoas e os espaços que habitam.

 

A conversa parte da realidade da cidade de São Paulo e da Política Nacional de Resíduos Sólidos, destacando o protagonismo das pessoas catadoras nesse ecossistema. Uma das provocações do debate é a frase presente em grafites do projeto Pimp My Carroça — “Coleta seletiva sem catador é lixo!” —, que convida a sociedade a repensar o papel dessas trabalhadoras e trabalhadores, muitas vezes invisibilizados.
 

O bate-papo contará com a participação de Eduardo Ferreira de Paula (Dudu Catador)Laura da Cruz BaiaNanci Darcolléte e mediação de João Guilherme Lacerda.

 

Sobre as pessoas participantes 

Eduardo Ferreira de Paula 

Catador há mais de 34 anos, atua na Coopamare (Cooperativa de Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reutilizáveis) e é uma das principais lideranças do MNCR.

Laura da Cruz Baia 

Paraense, já foi cuidadora de idosos e servente. Há 8 anos trabalha com reciclagem e hoje atua como compradora de materiais recicláveis no galpão da ONG Pimp My Carroça e Cataki. Produz vídeos de educação ambiental e dicas de reciclagem em seu perfil no Instagram.

 

Nanci Darcolléte 

Diretora executiva do Pimp My Carroça, atua há mais de 30 anos com catação em ruas e cooperativas. Desde 2012 integra ações do movimento e, desde 2022, atua na área de incidência política, ampliando o alcance das pautas da categoria em nível nacional.

João Guilherme Lacerda  

Jornalista pela PUC-Rio, atua na interseção entre sustentabilidade, mobilidade urbana e comunicação. Desde 2020 integra a equipe do Pimp My Carroça, com foco em parcerias e visibilidade das condições de trabalho das pessoas catadoras.

 

Serviço:  
Coleta seletiva, cidades sustentáveis e pessoas catadoras 

com MNCR e Movimento de Pimpadores | Territórios do Comum 

Datas: 12/6, quinta, às 19h
Local: Sesc 24 de Maio - Rua 24 de Maio, 109 - República, São Paulo, SP (Praça - Térreo).

Classificação: Livre
Ingresso: grátis, sem retirada.
Duração: 90 minutos 

Serviço de Van: Transporte gratuito até as estações de metrô República e Anhangabaú. Saídas da portaria a cada 30 minutos, de terça a sábado, das 20h às 23h, e aos domingos e feriados, das 18h às 21h.

 

Acompanhe nossas redes: 

facebook.com/sesc24demaio

instagram.com/sesc24demaio

sescsp.org.br/24demaio

 

Sesc 24 de Maio 

Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo

350 metros do metrô República

Fone: (11) 3350-6300

 

Comentários