A música do século XX com os sopros da UFRJ

 A MÚSICA DO SÉCULO XX PELA ORQUESTRA

DE SOPROS DA UFRJ NA SALA CECÍLIA MEIRELES



 

Sala Cecilia Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta sexta-feira, dia 13 de junho, às 19 horas, dentro da Série Sala Orquestras, a Orquestra de Sopros da UFRJ, sob a regência de Marcelo Jardim, tendo como solista o violinista Domenico Nordio. No programa, obras de Stephen Melillo, Kurt Weill, Edmundo Villani-Côrtes e Ottorino Respighi.

 

A Temporada 2025 da Sala Cecília Meireles tem o patrocínio da Petrobras.

 

Ingressos a R$ 40,00 e 20,00

 

Link para a compra de ingressos: https://shre.ink/e2FX

 

Programa

 

Stephen Melillo (1957)

Godspeed!

 

"Godspeed!" é uma composição para banda sinfônica escrita pelo americano Stephen Melillo, compositor e educador conhecido por suas obras intensas e emocionalmente carregadas, muitas vezes inspiradas em temas históricos, heroicos ou espirituais.

 

Kurt Weill (1900-1950)

Concerto para violino e sopros orquestrais

 

Concerto para Violino e Orquestra de Sopros (Op. 12) de Kurt Weill é uma obra emblemática do período modernista do compositor, escrita em 1924, durante sua fase mais experimental e antes de sua fama com "A Ópera dos Três Vinténs"Weill compôs o concerto aos 24 anos, antes de se tornar um nome do teatro musical. A obra foi redescoberta nos anos 1980, após décadas de obscuridade.

 

Edmundo Villani-Côrtes (1930)

Puri, para banda sinfônica (transcrição Marcelo Jardim)

 

Ottorino Respighi (1879-1936)

Pinheiros de Roma (transcrição Yoshihiro Kimura)

 

"Pinheiros de Roma" é um poema sinfônico composto por Ottorino Respighi em 1924, parte de sua famosa trilogia romana (que inclui também Fontes de Roma e Festivais Romanos). A obra é uma celebração vívida e impressionista dos pinheiros icônicos da cidade eterna, retratando quatro cenários distintos ao longo do dia. "Pinheiros de Roma" é uma viagem sensorial por Roma, combinando poesia, história e virtuosismo orquestral.

 

Domenico Nordio é um renomado violinista italiano, nascido em 1971 em Veneza. Considerado um dos grandes intérpretes de sua geração, ele se destacou por sua técnica impecável e expressividade musical. Nordio já se apresentou com orquestras importantes ao redor do mundo, como a Filarmônica de Berlim a London Symphony, a National de France, Orquestra Nazionale della RAI, Orquestra Filarmônica Borusan de Istambul, SWR Sinfonieorchester Stuttgart, Sinfônica do Estado de Moscou, entre outras. Além de sua carreira como solista, ele é professor no Conservatório de Parma e já integrou júris de concursos internacionais, como o Prêmio Paganini.

 

 

Comentários