Meio Ambiente - COP 30 - Em Santos, encontro discute desafios e soluções sobre os oceanos e a crise climática
Iniciativa reúne especialistas, ativistas e lideranças locais e globais
O Grupo de Pesquisa em Governança e Gestão do Oceano no Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Rede pelo Clima e o Instituto Procomum, realizam nos dias 15 e 16 de maio o encontro “No Caminho para a COP30 – O oceano, a biodiversidade e o protagonismo dos saberes locais na agenda climática”, em Santos (SP).
A iniciativa reúne ativistas, pesquisadores, gestores públicos e comunidades costeiras para dialogar sobre os desafios e as soluções colaborativas no cuidado com as águas e territórios do litoral. A atividade é gratuita e aberta ao público.
No dia 15 de maio, quinta-feira, a atividade ocupa o campus da Unifesp na Baixada Santista (R. Carvalho de Mendonça, 144 – Vila Mathias), a partir das 13h30. Já no dia 16 de maio, sexta-feira, o LAB Procomum, laboratório de inovação cidadã do Instituto Procomum (R. Sete de Setembro 52 – Vila Nova) será o local dos debates.
Os temas em discussão vão abordar desde a atual realidade na região da Baixada Santista até a criação de uma agenda oceânica inclusiva na COP30, passando pela importância do papel das comunidades e da sociedade civil neste processo. “Será um encontro potente para fortalecer a luta pelo Comum e pela justiça climática a partir do nosso litoral”, antecipa Mauro Fecco, coordenador de inovação do Instituto Procomum.
Esse encontro potente reúne ativistas, comunidades, pessoas pesquisadoras e gestoras para fortalecer a luta pelo Comum e pela justiça climática a partir do nosso litoral
Órgãos como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e a Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e dos Povos e Comunidades (CONFREM), iniciativas como a Amazônia +10 e o WWF (World Wide Fund For Nature) estarão representados nas mesas.
COP30 - A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, é um evento anual que reúne líderes mundiais, cientistas e outros para discutir e negociar ações conjuntas para combater as mudanças climáticas. Neste ano, em sua 30ª edição, a COP30 será realizada em Belém (PA), no mês de novembro, marcando a primeira vez da conferência na região da Amazônia.
PROGRAMAÇÃO
15 de maio, quinta-feira
Local - Unifesp – Campus Baixada Santista
Anfiteatro do Instituto do Mar
13h30 - Mesa de Abertura
Compromissos globais e desafios locais: a construção de uma agenda do nexus clima, biodiversidade e oceano para a COP30. Leandra Gonçalves (Unifesp), Ana Paula Prates (MMA), Andrei Polejack (INPO), Cristiana Seixas (PROASA/FAPESP), Suzan Pantaroto (Pro-reitoria/Unifesp), Carlos Alberto dos Santos (CONFREM), Carlos Joly (Amazonia+10).
14h30 - Impactos das mudanças climáticas e o envolvimento de conhecimentos tradicionais Ana Paula Prates (MMA), Carlos Alberto dos Santos (CONFREM), Henrique Kefalas (Instituto Linha d’Água), Lara Sartorio (Unifesp)
17h - Ações climáticas da Baixada Santista nas comunidades de pesca
Dr. Carlos Cabral Cabrera (MPSP), Eduardo Hipólito Filho (Ilha Diana), Greice Pedro (SEMAM), Ingrid Cabral (Instituto de Pesca), Pedro Torres (UNESP-CLP)
16 de maio, sexta-feira
Local – LAB Procomum | Instituto Procomum
9h - Recepção, exposição fotográfica e introdução com Mauro Fecco (Instituto Procomum)
9h30 - O papel da pesquisa em aproximar comunidades, ciência e gestão
Manuela Dreyer da Silva (UFPR), Chabel El-Hani (UFBA), Davis Gruber Sansolo (UNESP-CLP), Cristiana Seixas (Unicamp), Ronaldo Christofoletti (Unifesp), Lara Sartorio (Unifesp)
11h30 - As vivências e o papel das comunidades e sociedade civil na influência de políticas públicas - Gesiani Leite (CONFREM), Carlos Alberto dos Santos (CONFREM), João Bahia, Jezimara Vinhas (Marajó), Eduardo Hipólito Filho (Ilha Diana), Marina Correa (WWF), Henrique Kefalas (LDA), Vitor Renck (Unifesp)
14h30 - O papel do Governo em promover espaços para construir com a sociedade civil
Andrei Polejack (INPO), Greice Pedro (SEMAM), Dr. Carlos Cabral Cabrera (MPSP), Mariana Clauzet (Unifesp)
16h - Mensagens para a COP30
18h - Encerramento - Caminhos para a COP30: 5 pontos para uma agenda oceânica inclusiva na COP30 - Leandra Gonçalves (Unifesp), Thiago Serafini (UFPR), Gustavo Moura (UFPA)
Sobre o Instituto Procomum - Organização da sociedade civil, fundada em 2016, que oferece suporte à ação coletiva e à valorização dos conhecimentos e capacidades locais por meio de metodologias de ativação de redes. Aposta na criatividade e na potência das comunidades em rede para a construção de soluções para problemas sociais nas áreas de construção de espaços cívicos diversos, alternativas econômicas, arte e cultura, e enfrentamento da crise climática. Em 8 anos, desenvolveu 32 laboratórios de inovação cidadã no Brasil e na América Latina, facilitou mais de 200 oficinas, apoiou mais de 625 iniciativas de impacto social e desenvolveu mais de 10 publicações abertas. Mais informações em: www.procomum.org
INSTITUTO PROCOMUM
No Caminho para a COP30 – O oceano, a biodiversidade
e o protagonismo dos saberes locais na agenda climática
Dias 15 e 16 de maio de 2025.
Locais: UNIFESP (Campus Baixada Santista)
R. Carvalho de Mendonça, 144 – Vila Mathias
Instituto Procomum | LAB Procomum
Rua Sete de Setembro, 52 - Vila Nova – Santos.
Entrada gratuita
Comentários
Postar um comentário