Luis Lomenha participa do painel Afro Cannes
Diretor de “Os Quatro da Candelária” esteve presente na sexta-feira, 16 de maio, para falar sobre o poder transformador do afrofuturismo
Na última sexta-feira (16), o carioca Luis Lomenha participou do Afro Cannes, evento anual que acontece dentro do Festival de Cannes, na França. O cineasta, que esteve por trás da produção de Os Quatro da Candelária, série destaque da Netflix e que concorrerá ao 8º prêmio ABRA de melhor roteiro de série de drama, representou o Brasil na edição de 2025 como convidado especial do painel “Em Conversa com Ernest White II", um bate-papo que explora suas carreiras, experiências e oportunidades futuras. Esta é a quarta edição do Afro Cannes, que é realizado desde 2022 pela Fundação Yanibes e neste ano teve como tema principal o Afrofuturismo, destacando as narrativas e culturas da África. O evento também conta com painéis, exibições, networking e mostras sobre países específicos.
“Estou muito feliz e honrado por fazer parte de um evento tão grandioso como esse, num dos festivais de cinema mais relevantes do mundo. É de extrema importância mostrarmos a força e a potência dessas obras, contando a história de pessoas que são marginalizadas pela sociedade, especialmente no Brasil. Nas minhas produções, gosto de contar histórias que jogam luz sobre essas realidades invisibilizadas. Em Os Quatro da Candelária, mesmo diante de uma tragédia, o que me guiou foi o desejo de revelar o sonho e a humanidade daquelas quatro crianças, trazendo questionamentos, por exemplo, de como poderia ter sido a vida de cada uma delas. Fico contente pela oportunidade de agregar ao debate sobre o afrofututrismo e de como o protagonismo negro vem crescendo nos últimos anos”, afirma Luis Lomenha.
RELEASE LUIS LOMENHA
Nascido no Rio de Janeiro, Luis Lomenha é um dos grandes nomes do audiovisual brasileiro. Formado em letras pela PUC-RJ, o escritor, roteirista e diretor é cofundador da ONG Cinema Nosso, uma das maiores escolas populares de cinema e tecnologia da América Latina que ensina audiovisual aos jovens das favelas, e fundador da produtora Jabuti Studio. Começou sua carreira como ator e hoje já dirigiu diversos curtas, longas, séries e documentários, ganhando destaque nos principais festivais de cinema nacionais e internacionais.
Entre suas principais produções estão os documentário “El Rey Negro”, vencedor do prêmio de melhor direção festival de Madrid 2018, “Uma mãe como eu”, vencedor do Prêmio curta o Curta”no festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo (2008) e o filme “Luto como Mãe”, que ganhou o prêmio de melhor filme do Festival de Cinema de Santa Cruz de La Sierra na Bolívia, em 2010. Seu trabalho mais recente foi a minissérie da Netflix, “Os Quatro da Candelária”, que está concorrendo ao 8º prêmio ABRA de melhor roteiro de série de drama, retratando a Chacina da Candelária, trágico episódio onde oito jovens foram assassinados em frente à Igreja da Candelária. Neste projeto, a história é contada a partir da visão de quatro crianças que estão envolvidas nessa tragédia.
Em maio deste ano, Luis Lomenha fará parte do Afro Cannes, evento anual que acontece dentro do Festival de Cannes, na França. O diretor representará o Brasil na edição de 2025 como convidado especial do painel “Em Conversa com Ernest White II", um bate-papo que explora suas carreiras, experiências e oportunidades futuras. Outros cineastas como Aaron Rashaan Thomas, Camila Pitanga, Gordon Bobb, Frédéric Chau e Syrinthia Studer também estarão presentes. Esta é a quarta edição do Afro Cannes, que é realizado desde 2022 pela Fundação Yanibes e neste ano terá como tema principal o Afrofuturismo, destacando as narrativas e culturas da África. O evento também contará com painéis, exibições, networking e mostras sobre países específicos.
Comentários
Postar um comentário