13ª edição da Bolsa ZUM/IMS abre inscrições para selecionar dois projetos artísticos inéditos em foto ou vídeo
As inscrições abrem nesta segunda (12 de maio) e vão até 27 de junho. Serão selecionadas duas candidaturas, que receberão bolsas de R$ 80 mil para a realização dos projetos. Parte do resultado será incorporado à Coleção de Arte Contemporânea do IMS.
Com o intuito de incentivar a produção artística contemporânea, a ZUM, revista de fotografia do IMS, promove a 13ª edição da sua bolsa de fomento. As inscrições abrem nesta segunda (12 de maio) e vão até 27 de junho. O edital e o formulário de inscrição já estão disponíveis no site da revista.
Serão selecionados dois projetos inéditos elaborados por artistas ou coletivos brasileiros ou residentes no Brasil. Os projetos vencedores receberão bolsas no valor de R$ 80 mil para o desenvolvimento e a entrega das obras. Os projetos devem ser relacionados à fotografia ou vídeo, em suas mais diversas vertentes, sem restrição de tema, perfil ou suporte. Todo o processo de inscrição é digital.
As pessoas selecionadas terão um prazo de oito meses para a entrega do resultado final dos projetos e parte dele será incorporada à coleção de Arte Contemporânea do IMS.
O objetivo da Bolsa ZUM/IMS é fomentar a produção visual brasileira e valorizar suas múltiplas vozes. As candidaturas são avaliadas por uma comissão constituída por curadores do IMS e pessoas convidadas, com trabalho reconhecido na área. São consideradas a qualidade artística e a viabilidade do projeto. Os projetos vencedores serão divulgados em agosto no site da revista ZUM.
Nas edições passadas, foram contemplados projetos de artistas e coletivos como Ventura Profana (2024), davi de jesus do nascimento (2024), Musa Michelle Mattiuzzi (2023), Coletivo Lakapoy (2023), Igi Lola Ayedun (2022), Glicéria Tupinambá (2022), Tiago Sant’Ana (2021), Castiel Vitorino Brasileiro (2021), Val Souza (2020), Aleta Valente (2019), Aline Motta (2018), Dias & Riedweg (2018), Tatewaki Nio (2017) e Sofia Borges (2017), entre outros.
Os trabalhos desenvolvidos com apoio da bolsa entre 2013 e 2023 foram apresentados na exposição Entre nós: dez anos de Bolsa ZUM/IMS, em 2023 no Pivô, em São Paulo, e em 2024 no Paço Imperial, no Rio de Janeiro. O catálogo da exposição está à venda na loja online do IMS.
Mais sobre os projetos selecionados em 2024:
Em O Templo que o vento inventar, Ventura Profana apresentará colagens impressas sobre tecidos de dimensões variadas, com imagens, ilustrações e fotografias. A obra será inspirada no Santo dos Santos, o lugar mais reservado do Tabernáculo bíblico, em em diálogo com o tríptico O Jardim das Delícias Terrenas (1504), pintura de Hieronymus Bosch.
Em Barranca, davi de jesus do nascimento construirá um álbum de fotos com o acervo de familiares e da comunidade ribeirinha da cidade de Pirapora (MG), investigando as histórias de pescadores, lavadeiras e mestres carranqueiros que vivem ao longo do rio São Francisco. Além do álbum, o projeto inclui um mapa afetivo da região.
A arte desta edição foi criada pelo estúdio Alles Blau.
Serviço
INSCRIÇÕES DA BOLSA
Acesse o edital e o formulário de inscrição já disponíveis no site da ZUM
Inscrições: de 12 de maio a 27 de junho
Comentários
Postar um comentário