GRÁTIS
Alegre, genuína, verdadeira, contagiante
No SESC Tijuca no próximo fim de semana, a peça infantil “Xirê de Erê”, da Ouvindo Passos Cia de Dança, propõe uma boa mistura: música, dança, gargalhada, ancestralidade e uma pergunta: o que o riso te provoca?
A magia dos sorrisos negros pede uma graciosa licença para encantar os palcos cariocas nos próximos finais de semana. “Xirê de Erê”, peça infantil da Ouvindo Passos Cia. de Dança, estreia dia 24, sábado, no SESC Tijuca para uma curta temporada com quatro apresentações gratuitas. No dia 30, sexta-feira, tem sessão matutina, às 11h e uma segunda apresentação acontecerá às 15h. Nos dias 31/05 e 01/06, sábado e domingo, “Xirê de Erê”, se apresenta no horário das 16h e fará sua última e alegre apresentação por aqui.
Se um sorriso negro traz felicidades, imagine muitos! Embalada pelos sons das risadas que nascem dos jogos, brincadeiras e cantigas das infâncias negras, a Ouvindo Passos vem festejar com o público carioca, um novo ciclo de vida como os erês: dançando, brincando e, principalmente, rindo. Uma festa no palco, para assistir de alma renovada e sair de rosto largo, de tanta felicidade. “Xirê de Erê” é dança leve. Ela faz rir e, ao rir, se dança.
Além dessa atmosfera de boa energia vibrante, “Xirê de Erê” quer saber? O que mais o riso te provoca? Livremente inspirado no livro "Flutuantes" de Rosana Rios, a peça faz um convite ao público que for ao SESC Tijuca nos próximos fins de semana, sem distinção e das mais variadas idades: o que nos faz tirar os pés do chão? O que nos deixa flutuar?
Em cena, Jô Pereira e Paula Salles desconfiam que rir está diretamente associado a este mistério! Vamos descobrir qual é? Nosso final de semana vai ser muito mais legal, pode acreditar! “Xirê de Erê” chega ao Rio de Janeiro como “Atividade Parte da Programação do edital Pulsar o Corpo Negro Indígena 2024/25 - SESC/ARRJ”.
Viva a cultura brasileira! Vá ao Teatro!
Venha assistir! É de graça!
Sobre a Ouvindo Passos Cia de Dança: Com mais de uma década de existência atualmente formada por Jô Pereira e Paula Salles, tem como proposta compartilhar a pesquisa de linguagem da Ouvindo Passos Cia de Dança na qual a dança configura-se por uma estética de estabelecimento de vínculos entre as artistas e o público, nomeada como Poéticas de Interferência. Nela buscamos compreender de que maneira estes vínculos promovem acessos à nossa ancestralidade negra bem como refletir sobre os recortes raciais que marcam nossas experiências e relações no mundo. Adentra-se no universo da gestualidade como possibilidade de transformar o corpo num território de conexões de sentidos, coreografando gestuais do ponto de vista das oralidades, escutas e crenças das pessoas.
SERVIÇO:
XIRÊ DE ERÊ - ALEGRE, GENUÍNA, VERDADEIRA, CONTAGIANTE
PEÇA INFANTIL PARA TODAS AS FAMÍLIAS
ENTRADA GRATUITA
04 APRESENTAÇÕES
O espetáculo é voltado para o público infantil atendendo pessoas com deficiência visual
Retirada de senhas duas horas antes do início do espetáculo
SESC TIJUCA
R. Barão de Mesquita, 539 - Tijuca, Rio de Janeiro
ATENÇÃO AOS HORÁRIOS:
30 - SEXTA - 11H
30 - SEXTA - 15H
31 - SÁBADO - 16H
01 - DOMINGO - 16H
Ficha Técnica:
Projeto: Poéticas do Riso: um sorriso negro traz felicidade.
Concepção: Ouvindo Passos Cia. de Dança @ouvindopassosciadedanca
Criação e interpretação: Paula Salles e Jô Pereira @paulasalles2 @jopereira50
Direção Artística: Silvana de Jesus @silvana.jesus
Figurino: Thais Dias e equipe @tahisdias_atriz @Ouroborosproducoesartisticas
Criação, designer e operação de Luz: Dede Ferreira
Criação de trilha Sonora: Dani Lova @daniovaartista
Designer gráfica: Beatriz Carvalho
Operação de Som: Cic Morais @cicmorais
Preparação corporal: Thiago Negraxa @arrudaleitethiago
Preparação em Acrobacias: Mariana Duarte
Sociais mídias e fotógrafa: Claudiana Honoro @vixehonorio
Vídeomeker: Kelly Santos @kellysantos505
Acessibilidade visual: Coletivo Desvio Padrão @desviopadraocoletivo
Assessoria de imprensa: JFTCOM - João Felípe Toledo e Alexis Bayma @jftcom
Produção geral: Iolanda Costa @io_costal
Representante jurídica: Fefe Camilo (Inã Produções Culturais) @fefecamilo
Comentários
Postar um comentário