CineSesc promove em maio exibições do filme “Black Rio!, Black Power!”
A história do movimento Black Rio, que surgiu no Rio de Janeiro nos anos 1970 e se tornou um marco na cultura brasileira — da música, da moda à consciência racial — ganha destaque em maio com o projeto CineSesc. O documentário “Black Rio! Black Power!”, dirigido por Emílio Domingos, será exibido em seis estados, entre eles o Rio de Janeiro, com 20 sessões em unidades na capital, Baixada Fluminense e interior.
Com 70 minutos de duração, o filme retrata a origem dos bailes, com depoimentos de personagens como Dom Filó, líder do movimento e figura central na história dos bailes, o músico Marquinhos de Oswaldo Cruz e Rômulo Costa, da equipe Furacão 2000. Eles relembram como o movimento se espalhou e fortaleceu o orgulho racial, expresso nos cabelos black power, roupas descoladas e sapatos cavalos de aço, entre outros símbolos.
Em 2025, o CineSesc licenciou um acervo de 48 produções audiovisuais, disponíveis para exibição nas unidades do Sesc em todo o país. Black Rio! Black Power! também será exibido este mês em São Paulo, Piauí, Pará, Paraná e Maranhão. A programação completa pode ser consultada nos canais oficiais do Sesc em cada estado.
Comentários
Postar um comentário