Casarão das Artes Negras celebra o Dia da África com música, debates e feira cultural

 

Casarão das Artes Negras celebra o Dia da África com música, debates e feira cultural



Nos dias 24 e 25 de maio, o Instituto Cultural Casarão das Artes Negras promove uma programação especial em comemoração ao Dia da África, celebrado em 25 de maio. O evento contará com rodas de conversa, apresentações musicais afro-brasileiras e africanas, feira de produtos e a performance cênica do poeta e ator Vando Eurípes. A festa também celebra o aniversário de Cida Badu, diretora executiva do Casarão das Artes Negras.


A programação tem início no sábado, 24 de maio, às 17h, na Casa Canto (Rua Augusto de Abreu, 343, bairro Boa Vista). A programação trará uma roda de conversa sobre nomes africanos, conduzida por Sandra Flávia Nandaka e Eduardo Amaral, seguida de atrações musicais que reforçam o elo entre Brasil e África: o músico Márcio Santos traz repertório afro-brasileiro, enquanto os DJs Vula e Leo Oliveira animam a noite com música africana contemporânea. Além disso, acontece uma feira de produtos afro-brasileiros, com marcas como Niari Cosméticos, AKUENDA, BADU Acessórios e OORUN Ayê, que reforçam a potência criativa e estética da cultura negra.


No domingo, 25 de maio, data oficial do Dia da África, o Casarão recebe o Projeto Nujazz no Parque, a partir das 12h, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã). O destaque será para a participação especial do poeta e ator Vando Eurípes, que apresenta a performance musical cênica “Nascença, Vivença, Sabença, Passança”. O evento é gratuito e convida o público a mergulhar nas raízes africanas presentes na cultura brasileira, promovendo arte, reflexão e celebração coletiva.


A iniciativa é uma realização do Instituto Cultural Casarão das Artes Negras que foi fundado em 2013 com a missão de valorizar a cultura africana e afro-brasileira, além de combater o racismo por meio de ações afirmativas no campo da arte, literatura, moda e culinária. Com destaque na cena cultural de Belo Horizonte, o instituto realiza o tradicional Projeto Canjerê, além de manter a Revista Canjerê, publicação semestral voltada à difusão do pensamento e da estética negra. Mais informações podem ser acompanhadas no perfil oficial: @casaraodasartesnegras.


SERVIÇO

Dia da África - Instituto Casarão das Artes Negras

Dia 24 de maio, sábado, às 17h.

Local: Casa Canto (Rua Augusto de Abreu, 343, bairro Boa Vista)

Dia 25 de maio, domingo, às 12h.

Local: Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã)

Entrada gratuita

Instagram: @casaraodasartesnegras

Comentários