ORDEM DO DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DE SANTOS PARA O CARNAVAL DE 2026 JÁ ESTÁ DEFINIDA
Evento realizado no Parque Valongo (24/5), contou com apresentações das campeãs e vice-campeãs do Grupo Especial e de Acesso
A Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (LIGA SANTOS) realizou no último sábado (24/5) o Sorteio da Ordem do Desfile para o Carnaval 2026. A definição do posicionamento das agremiações aconteceu durante a primeira edição do evento Festa das Campeãs, no Parque Valongo, em Santos – e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Santos, SIEMACO e cervejaria Amstel.
Primeira etapa importante de preparação visando o Carnaval do próximo ano, a iniciativa reuniu dirigentes e comunidades das 15 agremiações. Treze delas conheceram seu dia e horário de apresentação na Passarela Dráuzio da Cruz via sorteio – exceções feitas à Brasil, que por ter sido a última colocada do Grupo de Acesso em 2025, abrirá o desfile; e à X-9, atual campeã do Grupo Especial, que teve o direito de escolher sua posição.
Na sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026, portanto, desfilarão: Brasil, Império da Vila e Bandeirantes do Saboó pelo Grupo de Acesso e, em seguida, União Imperial, Real Mocidade, Vila Mathias e Independência do Casqueiro, pelo Grupo Especial; já no sábado, 7 de fevereiro de 2026, estarão na pista Imperatriz Alvinegra, Dragões do Castelo, Unidos da Zona Noroeste e Sangue Jovem pelo Grupo de Acesso; e Padre Paulo, Mocidade Amazonense, X-9 e Unidos dos Morros, pelo Grupo Especial.
A programação da Festa das Campeãs remeteu ao formato do tradicional Desfile das Campeãs, com shows das campeãs e vice-campeãs de Santos no Carnaval 2025: respectivamente, X-9 e União Imperial (Grupo Especial), Padre Paulo e Vila Mathias (Grupo de Acesso). O evento também trouxe ao palco os cantores Ed Show e Leozinho – com participação do Projeto L&L – e o DJ Absolut.
Enredos para 2026
No Grupo Especial, cinco escolas já anunciaram oficialmente seus enredos para 2026: Real Mocidade (“Santos, 480 Anos – Mundaréu do Povo, Cultura em Revolução”), Vila Mathias (Pai Felipe - Vila Mathias Coroa O Rei Batuqueiro”), Padre Paulo (“Guerreiro Menino e A Jornada Ao Eldorado Social), X-9 (“Eu Vim Aqui Pra Te Mostrar Que O Mar Está Em Todo Lugar”) e Unidos dos Morros (“O Bicho Nosso de Cada Dia – Um Jeitinho Brasileiro de Sonhar”).
As três outras escolas da divisão principal já têm data marcada para revelar seus temas. A Mocidade Amazonense apresenta o enredo no dia 31 de maio, a União Imperial em 7 de junho e a Independência em 13 de julho, todas com eventos em suas respectivas quadras.
Já no Grupo de Acesso, três agremiações estão com seus enredos na rua: a Imperatriz Alvinegra (“No Puro Sangue do Maior São João, A Imperatriz Vem Balançar o Sertão), a Unidos da Zona Noroeste (“Falsa Abolição – Somos os Netos dos Negros Que Vocês Não Conseguiram Matar) e a Bandeirantes do Saboó (“30 Anos de Paixão – Na Minha Comunidade – O Que Menos Corre Continua Voando”) – este anunciado em primeira mão ontem, durante o evento.
Império da Vila (8 de junho), Sangue Jovem (14 de junho) e Dragões do Castelo (15 de junho) serão as próximas a tornarem públicos os seus temas. A Brasil ainda não definiu sua data de apresentação.
Comentários
Postar um comentário