Peça "Heroínas da história" homenageia autoras brasileiras no Sesc Guarulhos

 Peça “Heroínas da história” homenageia autoras brasileiras no Sesc Guarulhos  

 

Crédito: Divulgação

Montagem da Cia. Guarda-Chuva revisita momentos marcantes da história do Brasil por meio das vivências de mulheres reais e notáveis, como Margarida Maria Alves, Araçy de Carvalho, Maria Quitéria e Maria Felipa 

 


 

Com um trabalho consolidado na cena cultural, a Cia Guarda-Chuva tem se destacado pela criação de espetáculos e produtos educativos que promovem a valorização da história e da diversidade. A companhia utiliza a arte como uma poderosa ferramenta de transformação, levando conhecimento e entretenimento a diferentes públicos. Ao resgatar e dar visibilidade a personagens femininas da história brasileira, o grupo artístico contribui para a construção de uma sociedade mais consciente e inclusiva, onde as novas gerações podem se inspirar em figuras que moldaram o país.
 
No dia 03 de maio, a Cia Guarda-Chuva apresenta o espetáculo Heroínas do Brasil no Sesc Guarulhos, com entrada gratuita, e reafirma seu compromisso com a cultura e a educação, utilizando o teatro e os jogos como ferramentas para fortalecer o conhecimento histórico e valorizar as contribuições das mulheres ao longo dos séculos.

 

O espetáculo Heroínas na História, idealizado pela atriz e dramaturga Litta Mogoff, tem se destacado no cenário teatral, e recebeu prêmios e indicações por sua excelência artística. Com uma abordagem sensível e educativa, a peça dirigida por Tato Fischer revisita momentos marcantes da história do Brasil por meio das vivências de mulheres reais e notáveis, como Margarida Maria Alves, Aracy de Carvalho, Maria Quitéria e Maria Felipa, entre outras. Dessa forma, destaca o protagonismo feminino na construção do país.

 

Com linguagem dinâmica e divertida, o texto e as músicas são originais. O espetáculo também conta com a utilização de instrumentos variados e objetos inusitados, facilmente reconhecíveis pelas crianças, para enriquecer a narrativa. O cenário é composto por livros gigantescos que homenageiam autoras brasileiras, e ao abrir um deles a protagonista Lí percebe que as páginas estão em branco e as histórias das heroínas ainda estão por serem contadas. Ela então o faz com o auxílio de sua linha do tempo mágica e o Gugo: tablet gigante que explica palavras diferentes que aparecem ao longo da história.

Sinopse: 

Neste espetáculo a protagonista Lí abre um livro de 1,70m, cujas páginas estão em branco, e, com a ajuda de sua linha do tempo mágica, reconta momentos importantes da história brasileira a partir da experiência de mulheres. Assim, ela resgata o protagonismo das mulheres na construção do Brasil.

 

SERVIÇO

Dia 03/05, sábado, às 16h

Sesc Guarulhos - R. Guilherme Lino dos Santos, 1200 – Jardim Flor do Campo

Local: Praça da Convivência. 200 lugares. Livre. Grátis

Duração: 60 minutos.

Acesso para pessoas com deficiência

Estacionamento - R$ 15,50 (não credenciados) R$ 8,50 (credenciados)
Paraciclo: gratuito (obs.: é necessário a utilização travas de seguranças). 248 vagas

Para informações sobre outras programações, acesse o portal Sesc Guarulhos 

 

Comentários