Duo Santoro e a música brasileira

 DUO SANTORO E OS COMPOSITORES

BRASILEIROS NA SALA CECÍLIA MEIRELES




 

Sala Cecília Meireles, um espaço FUNARJ, recebe na quarta-feira, dia 7 de maio, às 19h00, dentro as Série Música de Câmara, o Duo Santoro. O programa, intitulado O Compositor É Vivocelebra a música de câmara contemporânea, destacando a conexão entre intérpretes e criadores. Os autores são Ernani Aguiar, Ronaldo Miranda, Tim Rescala, Alexandre Schubert, Mariza Resende, Cibelle Donza e Monique Aragão.         

 

A Temporada 2025 da Sala Cecília Meireles tem o patrocínio da Petrobras.

 

Ingressos a R$ 40,00 e 20,00


 

Duo Santoro 

O compositor é vivo

Paulo Santoro, violoncelo

Ricardo Santoro, violoncelo

 

Programa

 

Ernani Aguiar

Bifonia N° 6 “Santoros”

Dançante

Debochado

Tranquilamente

Marchinha vagabunda

 

Ronaldo Miranda

Diálogos

Preâmbulo

Desafio

 

Tim Rescala

Espelho

 

Alexandre Schubert

Casario de Minas

 

Marisa Rezende

Toada

 

Cibelle Donza

Olho D'água

 

Monique Aragão

O Feitiço Da Lua

 

Biografia

 

O Duo Santoro é, desde a sua estreia em 1990, o único duo de violoncelos em atividade permanente no Brasil. Seus recitais incluem um leque eclético de estilos, que vai do erudito ao popular, com alguns dos principais compositores brasileiros dedicando importantes obras ao Duo, tais como Edino Krieger, Ronaldo Miranda, João Guilherme Ripper, Ernani Aguiar, Dimitri Cervo, Ricardo Tacuchian, Villani-Côrtes, Tim Rescala, André Mehmari etc. São Mestres pela UFRJ e pela UNIRIO e pertencem aos

quadros da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica da UFRJ. 

Já se apresentaram em todo o Brasil e no exterior, incluindo um recital no Carnegie Hall de Nova York. Em 2013, lançaram seu primeiro CD, “Bem Brasileiro”, dedicado a compositores brasileiros do século XX e contemporâneos, e, em 2017, lançaram o segundo CD, “Paisagens Cariocas”, dedicado à música brasileira erudita e popular, sendo eleito um dos “10 álbuns imperdíveis de música erudita” pela Revista Bravo de São Paulo. Em 2018, se apresentaram no Teatro Real de Córdoba (Argentina) e gravaram o CD “Retratos de Brasil en Córdoba”, como solistas da Orquesta Académica del Teatro del Libertador, interpretando o concerto “Duplum” de João Guilherme Ripper, dedicado ao Duo Santoro. Em 2022, realizaram uma turnê por cinco estados brasileiros com patrocínio da Vale, no qual interpretaram somente músicas de compositores brasileiros vivos, culminando com a gravação de seu quarto CD, “O compositor é vivo!”, em formato digital.

 

 


Comentários