Sesc Ipiranga recebe o espetáculo Pilares, performance baseada
em vivências da poeta negra Tula Pilar Ferreira.
Ex-empregada doméstica, que fez da poesia um ato de resistência
ao racismo e às opressões
Foto: Divulgação
No dia 29/3, sábado, às 16h, o Sesc Ipiranga recebe, em apresentação única, a performance de dança Pilares, espetáculo que revela as vivências de Tula Pilar Ferreira, ex-empregada doméstica que se calava diante dos abusos cometidos pelas patroas que passaram por sua vida, e encontrou na poesia a ferramenta de expressão da sua trajetória e combate às opressões e o racismo.
As coreografias exaltam as letras e escritos de Tula, que denunciam as violências sofridas no cotidiano viril de uma mulher negra, que em vida trouxe confiança e força para muitas outras mulheres, mães, empregadas domésticas que se viam em muitas de suas falas poéticas. As cenas propõem um universo interativo, poético e envolvente, com trilha sonora que provoca uma atenção singular por parte do público.
Tula Pilar Ferreira, uma das grandes poetas de São Paulo, faleceu em 2019 de maneira repentina. Ao que tudo indica, por conta de uma parada cardíaca. Ex-empregada doméstica, babá e cozinheira, a artista ganhou reconhecimento por participar e organizar saraus na periferia de São Paulo e trabalhava de forma independente com sua poesia e como vendedora da revista Ocas. Além disso, publicou os livros "Palavras Inacadêmicas" (2004), "Sensualidade de fino trato" (2017), e participou da obra coletiva "Negras de Lá, Negras Daqui".
Serviço:
Dança | Pilares
Com Zona Agbara Cia. de Dança
Dia 29/3, sábado às 16h.
Quintal. Livre
Duração: 60 minutos.
Grátis.
Acompanhe a programação completa no portal Sesc SP
Sesc Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga - São Paulo SP | (11) 3340-2000
Comentários
Postar um comentário