Projeto Mercedes Ladies oferece formação em graffiti para mulheres na Casa de Cultura do Butantã

 Projeto Mercedes Ladies inicia temporada de ações com curso de formação gratuito de graffiti para mulheres 



Destinado a mulheres (cis e trans), com ou sem experiência na arte, a formação gratuita oferece materiais e a oportunidade de criar um graffiti coletivo, além de garantir certificados de conclusão. O curso faz parte do projeto Mercedes Ladies - Battle For Girls, que promove o protagonismo feminino na cultura Hip Hop.


Projeto Mercedes Ladies oferece formação em graffiti para mulheres na Casa de Cultura do Butantã


Entre os dias 08 de março e 26 de abril de 2025, sempre aos sábados, das 14h às 16h, na Casa de Cultura do Butantã, acontece o Curso de Formação em Graffiti para Mulheres (Cis e Trans), com a artista Nazah, do Coletivo Graffminas. A formação é gratuita e ao longo dos encontros as participantes terão acesso a materiais como telas, tintas spray e outros insumos necessários para criar suas obras. 


O curso será gratuito e voltado para mulheres cis e trans, com ou sem experiência na linguagem do graffiti. Ao final da formação, as participantes terão a oportunidade de criar um graffiti coletivo no espaço, e todas receberão certificados de conclusão.


A ação é a primeira do projeto “Mercedes Ladies”, contemplado pelo Edital PROAC Hip Hop 2024, que chega com a proposta de promover a valorização e o protagonismo feminino dentro da cultura Hip Hop por meio de ações de formação e vivências, resgatando a memória histórica das mulheres dentro do movimento e criando espaços de aprendizado e fortalecimento para as novas gerações. Mulheres de todas as idades, a partir dos 12 anos, estão convidadas a participar das atividades, que incluem não apenas a formação artística, mas também um ambiente de troca de experiências, conhecimentos e fortalecimento coletivo.


O projeto é idealizado pela dançarina, produtora cultural e pesquisadora da cultura hip-hop Kika Souza (@kikasouzaofc), que desenvolve desde 2019 uma pesquisa intitulada "Identificando o Apagamento Histórico das Mulheres no Hip Hop", iniciativa que visa combater a exclusão e invisibilidade das mulheres dentro desse cenário cultural.


O nome do projeto faz referência a uma histórica equipe de mulheres, as Mercedes Ladies, que surgiram nos anos 80 nos EUA com o objetivo de serem reconhecidas como MCs e DJs, longe do estereótipo de atrativo feminino nas festas. Sua luta por reconhecimento e respeito dentro da cena Hip Hop é um exemplo que inspira o trabalho desenvolvido por Kika Souza, que busca dar visibilidade à contribuição das mulheres para o movimento Hip Hop.


Mercedes Ladies também é um evento de danças urbanas que tem como principal objetivo dar espaço para as mulheres mostrarem sua arte e se sentirem seguras dentro da cultura Hip Hop. Com a proposta de promover um ambiente de troca e aprendizado, o evento já foi realizado em edições anteriores e, para este ano, conta com uma edição especial prevista para agosto, intitulada “Mercedes Ladies – Battle for Girls”. Esta edição terá uma programação com aulas de dança, bate-papos, graffiti e um espaço para crianças, mas a grande novidade é que as batalhas de dança serão exclusivas para mulheres (cis e trans), criando um espaço seguro e acolhedor para a valorização do protagonismo feminino.


O projeto Mercedes Ladies  propõe uma experiência de conexão entre mulheres dentro de uma cultura histórica, muitas vezes marcada pela exclusão de suas vozes.


Informações : @mulheresnohiphop 





Serviço: Curso de Formação em Graffiti para Mulheres (Cis e Trans)
Coordenação: Nazah - do Coletivo Graffminas 

Data: 8 de março a 26 de abril de 2025

Horário: Sábados, das 14h às 16h
Local: Casa de Cultura do Butantã – Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri, São Paulo - SP, 05537-070

Classificação: A partir de 12 anos

Grátis
Entrega de certificados na conclusão da formação

Comentários