Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene se apresenta no Sesc Avenida Paulista

 Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene se apresenta no Sesc Avenida Paulista

Sob regência de Mestre Dinho Nascimento, a Orquestra preenche

o Térreo da Unidade nos dias 12 e 13 de abril



 O berimbau é um instrumento de resistência cultural que atravessou o Atlântico e, no Brasil, tornou-se símbolo de luta pela liberdade. Nessa entoada, a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene, formada por capoeiristas, músicos e pessoas da comunidade da Vila Pirajuçara, Butantã, reúne seu naipe potente nos dias 12 e 13 de abril, sábado e domingo, no Sesc Avenida Paulista.

 

Na apresentação, os berimbaus são afinados e divididos em: berimbau gunga ou berra-boi (som grave), de centro (som médio) e o viola ou violinha (som mais agudo), além do "Berimbum", com som super grave, que é tocado com arco de violoncelo. Juntos, interpretam toques da capoeira, canções e ritmos da música brasileira. Algumas peças são instrumentais; em outros momentos, vozes entoam versos. Instrumentos percussivos como o pandeiro, o triângulo, o agogô, atabaque, kalimba, zabumba e ganzá se revezam para completar a sonoridade.
 

A Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene é um coletivo musical que valoriza a cultura afro-brasileira. Criada em 2007, em São Paulo, a orquestra une capoeiristas e músicos para apresentações que misturam ritmos tradicionais e contemporâneos. O grupo é composto por Dinho Nascimento, Gabriel Brilé, Cecília Pellegrini, Luís Henrique Meira, Wagner Branco, Tchaca Souza, Pedro Romão e Décio Sá.

 

Serviço
Orquestra de berimbaus do Morro do Querosene
Dias 12 e 13 de abril de 2025. Sábado e domingo, às 17h.  
Local: Térreo
Duração: 60 minutos
Grátis | Livre

 

SESC AVENIDA PAULISTA 
Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo
Fone: (11) 3170-0800
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m
Horário de funcionamento da unidade: 
Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, das 10h às 19h30. Domingos e feriados, das 10h às 18h30.

 

Comentários