O IMS Paulista promove série de atividades relacionadas à exposição Zanele Muholi: Beleza valente

 IMS Paulista promove programação pública em diálogo com a exposição Zanele Muholi: Beleza valente, em cartaz no centro cultural

 

Entre as atividades estão oficinas, debates, sessão de cinema e um circuito ballroom.

As ações acontecem de março a junho.
 


Mellisa Mbambo, Durban South Beach, Durban, África do Sul, 2017 © Zanele Muholi, cortesia Yancey Richardson Gallery, Nova York.


O IMS Paulista promove uma série de atividades relacionadas à exposição Zanele Muholi: Beleza valente, em cartaz no centro cultural até 22 de junho. A programação inclui oficinas, cursos de formação, um ciclo de encontros e debates, sessões de cinema e a realização de um circuito ballroom. As atrações foram idealizadas pela curadoria da mostra, em parceria com as equipes de Educação e Cinema do IMS, além de integrantes do Potências T, grupo de afinidades que reúne pessoas transexuais que atuam em diversas áreas do IMS.

 

A programação inicia nesta quinta-feira, 27 de março, com a realização da primeira conversa de um ciclo de quatro encontros, que debatem pautas relacionadas às identidades e à expressão de pessoas LGBTQIAPN+. Com o tema Transmasculinidades: beleza e celebração, o bate-papo contará com a presença de Nilo Ybyra, Lui Rodrigues, do projeto Mascucetas, e mediação de Esteban Rodrigues. Os encontros seguintes abordarão os temas Transgeneridades nas artes e em processos criativos, em 24 de abril, com Lia D Castro, Fefa Lins e mediação de Castiel Vitorino Brasileiro; e Trans(escrever): identidades na literatura, em 22 de maio, com All Ice, abigail Campos Leal e mediação de Tom Grito. O último encontro acontece no dia 18 de junho, com a temática Comunidade queer e espaços seguros, com Malu Avelar, do espaço colaborativo Sauna Lésbica, e Patty Micheletti, do coletivo Trans no Corre. A mediação será de Amara Moira. Todas as conversas acontecem das 19h às 20h30. Mais informações no serviço.

 

Outro destaque é a formação destinada a professores, educadores, pessoas que atuam na área da cultura, com acessibilidade, inclusão e saúde mental. O evento acontece no dia 5 de abril, das 9h às 12h30, e terá como tema o Gênero na escola. O encontro discutirá como podem se apresentar as questões relacionadas à população LGBTQIAPN+ no ambiente escolar. As inscrições para esta atividade começam no dia 24 de março, por meio da plataforma Sympla.

 

No dia 12 de abril, das 15h às 17h30, uarê erremays ministrará a oficina de desenho e/us: autorretrato especulativo. A ação trata da exploração da autoimagem e da identidade por meio da criação coletiva de autorretratos de corpos reais e imaginários.

 

Em maio, o cinema do IMS Paulista realizará uma sessão especial com a exibição de cinco filmes, entre curtas e médias-metragens, com produções dirigidas por Zanele Muholi, Veronica Noseda, Elise Lobry e Thembela Terra Dick. Nos dias 30 e 31 de maio, e 1º de junho, serão realizadas sessões especiais com filmes que dialogam com a cultura e a comunidade ballroom. Mais informações no serviço.

 

Entre as oficinas oferecidas na programação, estão Fotografia em movimento, com Cintia Rizoli, e Prática e introdução ao voguing, com Eduarda Kona Zion Rodrigues. A primeira explora o papel essencial da fotografia nas balls − eventos e cerimônias da comunidade LGBTQIAPN+ que mesclam política e entretenimento. Já a segunda aborda a conexão entre movimento e expressão artística. Unindo performance e registro, as atividades oferecem uma experiência única de criação e celebração visual. Ambas acontecem no dia 31 de maio.

 

No dia 1º de junho, das 15h às 18h, o IMS Paulista promove a ball O amor é a mensagem. O evento será realizado no térreo do centro cultural e contará com a presença de importantes figuras da cena ballroom. A ação permeará a construção, as histórias e os momentos marcantes de cada era do ballroom, explorando suas cores e estéticas únicas. Na ocasião, serão apresentadas cinco categorias de performance: Face (rosto), Runway OTA (Desfile de passarela), Old Way (primeira forma de voguing), Vogue in the Pumps (performance no salto alto) e Commentator (batalha de rima e flow).

 

A curadora adjunta da exposição, Ana Paula Vitorio, ministrará o curso online Fotografia por mulheres africanas: legados de beleza e luta. A ação apresenta e contextualiza a obra de fotógrafas africanas que contribuem para a história e contornos da fotografia no continente. A atividade acontece nos dias 3, 10, 17 e 24 de junho, das 19h às 21h30. As inscrições para esta atividade começam no dia 12 de maio, por meio da plataforma Sympla.

 

Mais sobre a exposição:

 

Em cartaz no IMS Paulista até 22 de junho, a retrospectiva Zanele Muholi: Beleza valente traça um panorama da carreira de Zanele Muholi (1972, Umlazi, África do Sul), um dos principais nomes da arte contemporânea, com obras que documentam e celebram a comunidade negra LGBTQIAPN+ na África do Sul e no mundo.

 

A exposição, primeira individual de Muholi no Brasil, reúne mais de 100 obras, produzidas ao longo de sua carreira, de 2002 até hoje. O conjunto inclui fotografias, vídeos e pinturas, além da escultura de bronze A portadora das águas (Mmotshola Metsi), de 2023. São apresentadas suas principais séries, como Faces e fases (Faces and Phases), Somnyama Ngonyama e Bravas belezas (Brave Beauties). A mostra traz também obras inéditas feitas no Brasil em 2024, quando Muholi veio a São Paulo para participar do Festival ZUM e conheceu organizações e instituições LGBTQIAPN+, e em 2025, quando Zanele esteve em Salvador, num diálogo entre a história da luta por direitos no seu país e no contexto brasileiro. A curadoria é de Daniele Queiroz, Thyago Nogueira e Ana Paula Vitorio.

 

Serviço
 

Ciclo de encontros

Transmasculinidades: beleza e celebração, com Nilo Ybyra e Lui Rodrigues (Projeto Mascucetas). Mediação de Esteban Rodrigues.

27 de março (quinta-feira), das 19h às 20h30.

Transgeneridades nas artes e em processos criativos, com Lia D Castro e Fefa Lins. Mediação de Castiel Vitorino Brasileiro.

24 de abril (quinta-feira), das 19h às 20h30.

Trans(escrever): identidades na literatura, com All Ice e abigail Campos Leal. Mediação de Tom Grito.

22 de maio (quinta-feira), das 19h às 20h30.

Comunidade queer e espaços seguroscom Malu Avelar (espaço colaborativo Sauna Lésbica) e Patty Micheletti (coleitvo de corrida Trans no Corre). Mediação de Amara Moira.

18 de junho (quarta-feira), das 19h às 20h30.

 

Encontros individuais.

Entrada gratuita, com lugares limitados e distribuição de senhas 1 hora antes.

Eventos com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

9ª andar | IMS Paulista

Classificação indicativa: 18 anos.

 

Gênero na escola

Formação com professores e agentes da cultura e saúde, com a Equipe de Educação do IMS e curadoria da exposição.

5 de abril (sábado), das 9h às 12h30.

Entrada gratuita. 40 vagas. Inscrições a partir de 24 de março, por meio da plataforma Sympla.

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

9ª andar | IMS Paulista

* Atividade com certificado de participação.

 

e/us: autorretrato especulativo

Oficina de desenho com uarê erremays

12 de abril (sábado), das 15h às 17h30.

Entrada gratuita. 20 vagas, com distribuição de senhas 30 minutos antes.

9ª andar | IMS Paulista

Classificação indicativa: 18 anos.

 

Sessão especial: Zanele Muholi

Em maio, datas e horários a definir.

Ingressos: Inteira: R$10 - Meia-entrada: R$5.

Cinema | IMS Paulista

 

Sessões especiais: Ballroom

Filmes em diálogo com a cultura e comunidade ballroom

30 e 31 de maio e 1º de junho. Horários a definir.

Entrada gratuita, com distribuição de senhas 1 hora antes da sessão e limite de uma senha por pessoa.

Cinema | IMS Paulista

 

Fotografia em movimento + Prática e introdução ao voguing 

Oficinas com Cintia Rizoli e Eduarda Kona Zion Rodrigues

31 de maio (sábado). Horário a definir.

Entrada gratuita, com lugares limitados e distribuição de senhas 1 hora antes.

9ª andar | IMS Paulista

 

Ball O amor é a mensagem

1º de junho (domingo), das 15h às 18h.

150 lugares em pé. Entrada gratuita.

Térreo | IMS Paulista

 

Fotografia por mulheres africanas: legados de beleza e luta

com Ana Paula Vitorio

3, 10, 17 e 24 de junho, das 19h às 21h30.

Curso online gratuito. Vagas limitadas. Inscrições a partir de 12 de maio, por meio da plataforma Sympla.

 

IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424. São Paulo
Horário de funcionamento: Terça a domingo e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h.

Comentários