Teddy Lee - O Alemão mais disputado da Jovem Guarda

 Teddy Lee - O Alemão mais disputado da Jovem Guarda



Teddy Lee nasceu em Berlim no pós-guerra e cresceu sob influência do rock 'n' roll. 


Ouvinte assíduo de Elvis Presley, ele teve a oportunidade de assistir, ao vivo, às primeiras apresentações de uma banda que viria a conquistar o mundo: The Beatles. 

Seu talento musical foi percebido pelo produtor alemão Rudi Lindt, que por acaso foi um dos compositores da canção "Liechtensteiner Polka", eternizada no Brasil por uma famosa campanha publicitária de cerveja.

Com o incentivo de Rudi, Teddy Lee iniciou sua carreira na Alemanha, gravando vários discos, sendo o único cantor autorizado a gravar uma versão dos Beatles em alemão.

O primo de Teddy, que morava em São Paulo, conheceu Marcos Lázaro, um dos principais nomes da Jovem Guarda. O produtor sugeriu que poderia incluir Teddy na programação da TV Record.

Com essa chance, Teddy aceitou o convite do primo e veio ao Brasil. Sua estreia na TV brasileira aconteceu no programa O Pequeno Mundo de Ronnie Von . 

O sucesso foi imediato, aumentando a audiência do programa e despertando o interesse da equipe da Jovem Guarda, apresentado por Roberto Carlos. 

No entanto, uma regra impedia os artistas de se apresentarem nos dois programas simultaneamente, o que gerou uma disputa entre os produtores para decidir quem ficaria com o cantor alemão.

Após várias aparições, nos dois programas, o produtor Brancato Junior venceu a disputa e convidou Teddy Lee para integrar o elenco fixo do programa da banda Os Incríveis, transmitido pela extinta TV Tupi. 

Sua presença logo chamou a atenção de outros programas, levando-o a ser convidado por Hebe Camargo, Bolinha, Silvio Santos, Os Trapalhões, Almoço com as Estrelas e muitos outros. 

Seu estilo de palco e sua voz marcante conquistaram um espaço definitivo na música brasileira.

A influência de Teddy Lee ultrapassou os limites do rock e da Jovem Guarda. 

Em uma de suas turnês, ele teve como backing vocals dois jovens garotos que se tornariam uma das maiores duplas sertanejas do Brasil. 

Teddy Lee cantava nos shows a música “Shambala”. Mais tarde os meninos, agora conhecidos nacionalmente como Chitãozinho e Xororó gravaram a versão em portugues intitulada "Nascemos pra Cantar", eternizando-a no sertanejo dos anos 90.

Desde 2023, Teddy Lee retomou os palcos com o show "Memories", produzido e dirigido por J. Peron. 

A turnê, formada por uma equipe de 14 pessoas, está percorrendo o interior de São Paulo e promete chegar à capital e outros estados.

Agora, surge a pergunta: quem será o próximo a disputar Teddy Lee? Luciano Huck, Patrícia Abravanel ou um novo palco para sua história? 

O legado segue vivo.


 

Comentários