O Maranhão está sempre presente, inclusive na expressão de sua religiosidade difusa, na forma de um altar construído com base nos relatos sobre as suas crenças. E o público também vai poder interagir com a obra da cantora, com uma jukebox em que os visitantes podem escolher a trilha sonora da exposição e soltar a voz no karaokê.
Todas as cores da Marrom estão presentes na exposição que tem a curadoria de Deyla Rabelo, Gabriel Gutierrez e Luciana Gondim. “Durante a pesquisa, fomos percebendo que a obra de Marrom é uma grande dedicatória ao amor e principalmente às mulheres. Tudo o que Alcione cantou e tocou foi dedicado. Assim, pensamos a exposição como uma dedicatória carinhosa que trata da obra e vida da artista. O visitante é convidado a sentir esse afeto e, por ele, entender a importância revolucionária da artista para a cultura maranhense, brasileira e mundial”, explica Deyla.
Maior investidor privado em cultura
A iniciativa de valorização da cultura maranhense se insere na atuação do Instituto Cultural Vale, maior investidor privado em cultura no país. São mais de 800 projetos patrocinados, apoiados e realizados desde 2020, quando o instituto foi criado com o objetivo de apoiar a diversidade de manifestações artísticas do país, democratizar o acesso à cultura e à arte, e fortalecer a economia criativa. “A arte de Alcione tem um estilo único, resultado do diálogo entre suas bases culturais maranhenses e todas as outras influências que adquiriu Brasil afora. Com essa exposição, o Instituto Cultural Vale celebra não só seu talento inigualável, mas também a diversidade das muitas culturas que formam a nossa cultura”, comenta Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.
Com abrangência nas áreas de dança, patrimônio, música, festividades e formação cultural, os projetos também incluem iniciativas que valorizam a diversidade e a inclusão, em temas como cultura afro, cultura amazônica, arte nas periferias, arte indígena, mulheres, LGBTQIA+ e antirracismo.
Um dos quatro espaços culturais com gestão e implementação do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Centro Cultural Vale Maranhão prioriza as diversas manifestações culturais maranhenses e amazônicas, sem deixar de abrir espaço para o diálogo com a produção cultural nacional. Localizado em um casarão do centro histórico de São Luís, só em 2024 recebeu mais de 128 mil visitantes, com programação gratuita e aberta a todos os públicos.
Com Amor, Alcione ficará em cartaz até dia 30 de agosto no Centro Cultural Vale Maranhão, que está localizado à Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís, e é aberto ao público, com entrada gratuita, de terça-feira a sábado, das 10h às 19h.
Serviço O quê: Exposição Com Amor, Alcione Onde: Centro Cultural Vale Maranhão. Rua Direita, nº 149, Centro Histórico Quando: Abertura, 12 de fevereiro, às 19h. Informações: 98 98591-2127 | E-mail: comunicacao@ccv-ma.org.br |
Comentários
Postar um comentário