Férias | Parque Ibirapuera dá boas-vindas a 2025 com programação de férias durante todo o mês de janeiro

 Parque Ibirapuera dá boas-vindas a 2025 com programação de férias durante todo o mês de janeiro

Cronograma inclui atividades como Estação Biodiversidade, Circuito Ambiental e oficinas divertidas 




 (Imagem: crianças no Parque Ibirapuera | Divulgação Urbia Parques) 

 

Em janeiro, a programação do Parque Ibirapuera, administrado pela Urbia, será ampliada, com uma agenda de atividades que acontecerão não apenas aos finais de semana, mas também de segunda a sexta-feira. O espaço convida as famílias a aproveitarem a temporada de férias com um cronograma educativo e lúdico, que inclui atrações para todas as idades, como: Circuito Temático Ambiental, Estação Biodiversidade, Sextou no Ibira, caça ao tesouro, entre outras experiências ao ar livre. Essa é a oportunidade perfeita para os visitantes aprenderem sobre o meio ambiente, de forma divertida e interativa, garantindo conexão com a natureza e práticas sustentáveis. Confira o cronograma completo a seguir:

 

Férias no Ibira: Conexão Verde 

Data: 8, 22, 28 e 29 de janeiro

Horário: das 14h às 17h

Local: parquinho em frente às quadras esportivas

Descrição: a partir da segunda semana deste mês, a equipe educativa da Urbia conduzirá uma verdadeira investigação em meio as árvores do Parque Ibirapuera. Durante a atividade, os participantes receberão desafios e jornadas divertidas, como: caça ao tesouro, confecção de jogos caseiros com materiais recicláveis, jogo de arremesso de argolas, entre outros.

Público: livre

Atividade gratuita 

 

Sextou no Ibira: Dia da Kokedama 

Data: 10 e 24 de janeiro

Horário: das 14h às 16h

Local: área de piquenique ao lado da Ponte de Ferro Pôr do Sol

Descrição: o Sextou no Ibira deste mês, programação socioambiental oferecidas às sextas-feiras no Parque Ibirapuera, contará com uma oficina prática gratuita que ensina a técnica japonesa kokedama ou “bolas de musgo”. Essa é uma forma criativa e inspiracional de cultivar plantas em casa e em apartamentos sem a necessidade de vasos ou outros recipientes. Os visitantes são convidados a construírem suas próprias “bolinhas vivas” e levarão suas kokedamas para casa. 

Público: livre

Atividade gratuita

 

Estação Biodiversidade: Colorindo o Ibira com Biotintas 

Data: 4, 5, 25 e 26 de janeiro

Horário: das 14h às 17h

Local: parquinho em frente às quadras esportivas

Descrição: na Estação Biodiversidade: Colorindo o Ibira, a equipe educativa da Urbia apresentará algumas espécies de fauna e flora que habitam o Parque e ensinará como produzir biotintas, a partir de elementos encontrados na natureza, como solos, sementes e raízes. A turma produzirá trabalhos manuais a partir das biotintas inspirados na biodiversidade do espaço.

Público: livre

Atividade gratuita 

 

Sextou no Ibira: Manutenção da horta e da composteira da Central de Reciclagem 

Data: 31 de janeiro

Horário: das 15h às 16h30

Local: Portão 4

Descrição: o último Sextou no Ibira de janeiro será na horta do Parque Ibirapuera, localizada na Central de Reciclagem, que recebe 100% dos resíduos produzidos no espaço. O local é formado por uma cenografia totalmente sustentável, além de contemplar infográficos educativos, painel de jogo temático, composteira e uma horta diversa. Nesta atividade, a Urbia convida os visitantes a conhecerem mais profundamente sobre as hortaliças, experimentar, colher e investigar de perto as primeiras etapas do processo de reciclagem. Haverá também um bate-papo sobre temas da contemporaneidade que colaboram com os esforços de conservação da biodiversidade e consumo responsável.

Público: livre

Atividade gratuita 

 

Circuito Temático Ambiental: a Biodiversidade no Coração de São Paulo 

Data: 25 e 26 de janeiro

Horário: 10h30

Local: Centro de Visitantes, próximo ao Planetário Ibirapuera

Descrição: em celebração ao 471° aniversário de São Paulo, a Urbia preparou o Circuito Ambiental: a Biodiversidade no Coração de São Paulo. Localizado na capital paulista, o Parque Ibirapuera contempla uma rica biodiversidade, com aproximadamente 500 espécies de árvores e arbustos, incluindo plantas nativas exóticas, além de 314 espécies de animais, entre borboletas, aves, peixes e outros elementos naturais. Para compor seu cenário, há um conjunto de edificações projetado por Oscar Niemeyer, uma das principais figuras da arquitetura moderna. Durante a caminhada, os visitantes passarão pelas ruas, alamedas, bosques e áreas ajardinadas do Parque e terão a oportunidade de se encantar com a biodiversidade, histórias e curiosidades do local.

Público: livre

Atividade paga: R$ 35

Link: Urbiapass

Vagas limitadas a 25 pessoas por circuito 

 

Sobre a Urbia 

Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação - as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situadas em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceira com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.

 

Para mais informações, acesse:Site | Instagram | Facebook | Linkedin

Informações à imprensa: imprensa@urbiaparques.com.br

 

Comentários