Sesc Memórias lança nova coleção "Policarpo Quaresma", com acervo histórico do CPT SESC

 Sesc Memórias lança nova coleção “Policarpo Quaresma”, com acervo histórico do CPT_SESC

 

Última coleção digital de acervos e figurinos históricos do CPT apresenta espetáculo baseado no romance de Lima Barreto



 

Figurinos de Policarpo Quaresma | Foto: Bob Sousa


 

 

A partir de 05 de dezembro de 2024, quinta-feira, o espetáculo teatral Policarpo Quaresma passa a integrar as Coleções e Acervos Históricos do CPT_SESC, projeto realizado pelo Sesc Memórias na plataforma Sesc Digital.

 

Fotos dos figurinos, feitas por Bob Sousa, após trabalho de higienização e reparos dos itens realizado pelo Sesc Memórias, fazem parte deste conjunto. Além disso, o conteúdo da 24ª Coleção contempla fotos de cena, programa do espetáculo, vídeos e textos.

 

Inspirado no livro Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto (1881-1922), o espetáculo estreou em 26 de março de 2010 no Teatro Anchieta, do Sesc Consolação. Ele encerra a Trilogia Carioca, do CPT (Centro de Pesquisa Teatral) e Grupo Macunaíma. Foi antecedido por A Falecida Vapt-Vupt, versão para a peça de Nelson Rodrigues, e Lamartine Babo, musical em homenagem ao compositor, ambos de 2009. As três peças têm como cenário o Rio de Janeiro, e seus personagens acompanham as transformações sociais e políticas do momento.

 

O texto traz a história do herói ufanista Policarpo Quaresma, funcionário público do final do império e nacionalista convicto, obcecado pelas brasilidades. O Major Quaresma é a caricatura de um patriota ingênuo. Através dele, o romancista põe ante nós o lado cândido e sincero que o patriotismo pode ter, bem como o seu lado meio alienado. É uma caricatura quixotesca: para ser muito bom e muito puro é preciso ser muito maluco, numa sociedade de corruptos de um país sem projeto. Em Triste Fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto põe em confronto duas noções que o desagradavam: a de Pátria (patriotismo) e a de Ditadura. Lee Taylor, ator que também foi professor no CPT, encarna Policarpo Quaresma nesta adaptação dirigida por Antunes Filho.

 

Os figurinos são assinados por Rosângela Ribeiro e podem ser vistos em detalhes na nova coleção da plataforma Sesc.digital, com exposição virtual a partir dos registros feitos pelo fotógrafo Bob Sousa.

 

 

Serviço

Policarpo Quaresma

A partir de 05 de dezembro de 2024 

[Disponível na plataforma Sesc Digital] 

Acervo digital composto de fotos dos figurinos, feitas pelo fotógrafo Bob Sousa, a partir do trabalho de higienização e reparos do acervo realizado pelo Sesc Memórias, peças gráficas, fotos de cena e entrevistas com o elenco da peça.

 

 

Sobre as Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC          

     

As Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC trazem ao público seleções dos figurinos e outros itens de peças encenadas pelo CPT. Um minucioso trabalho de pesquisa possibilitou a recomposição e reparos de mais de 420 trajes cênicos compostos e 350 acessórios, em um total aproximado de 2000 itens de 30 espetáculos.  Em seguida, os figurinos foram registrados pelo fotógrafo Bob Sousa, e essas fotos são hoje o fio condutor do projeto, que se encerra agora com Policarpo Quaresma. 

 

Estão disponíveis também as coleções das montagens Nova Velha EstóriaEu Estava em Minha Casa e Esperava que a Chuva ChegasseLamartine BaboA Falecida Vapt-Vupt, Senhora dos Afogados, Macunaíma, A Hora e Vez de Augusto Matraga, Antígona, Foi Carmen, Fragmentos Troianos, Gilgamesh, Medeia, Medeia 2, Nossa Cidade, Toda Nudez Será Castigada, Trono de Sangue, A Pedra do Reino, Vereda da Salvação, Xica da Silva, Blanche e Drácula e outros vampirosRomeu e Julieta Marguerite, mon amour-Recital.Duras e O Canto de Gregório. Também está disponível uma Coleção dedicada aos Cartazes produzidos para a divulgação das montagens do grupo.

 

Sobre o Sesc Memórias

O Sesc Memórias atua, desde 2006, na coleta, higienização, organização, guarda e disponibilização da documentação produzida pela instituição, com o propósito de preservar e difundir suas memórias. Integram seu acervo os registros produzidos desde a criação do Sesc, em 1946. São diversos gêneros, suportes e formatos de documentos que assinalam a ação finalística da instituição e seus processos de trabalho, como materiais de divulgação, fotografias, produtos institucionais, relatórios, entre outros. Seu acervo contribui para a reflexão acerca do trabalho desenvolvido pela instituição, bem como para a promoção de pesquisas e de produção de conhecimentos, na medida em que é acessível ao público interno e externo, reforçando a memória como um valor a ser cultivado.

 

Saiba mais no site sescsp.org.br/sescmemorias e no perfil instagram.com/sescmemorias

  

 

CPT_SESC     

O Centro de Pesquisa Teatral foi criado em 1982 como laboratório permanente de criações teatrais, formação de atrizes, atores, dramaturgas e dramaturgos. Ao longo de quatro décadas, ganhou reconhecimento da crítica e de seus pares no Brasil e em outras partes do mundo como referência no fazer teatral. Foi coordenado por Antunes Filho por 37 anos, período no qual formou mais de mil profissionais das artes cênicas e apresentou 46 espetáculos. Em 2020, passado um ano da morte do diretor, o CPT expandiu suas ações em busca do constante desenvolvimento que o teatro contemporâneo exige, mantendo o diálogo com o seu legado.  A programação apresenta ciclos de debates, mostras digitais, cursos, podcasts, oficinas, entre outras atividades, com artistas e técnicos de diversas formações e instâncias da produção teatral, a fim de buscar a realização de um trabalho interdisciplinar a que sempre se propôs o CPT_SESC.      

      

Consulte a programação em sescsp.org.br/cpt e nas redes sociais:

instagram.com/cptsesc | facebook.com/cptsesc

x.com/cptsesc | youtube.com/cptsesc

          

Informações sobre as Coleções Digitais, Pesquisa e Memória do Sesc:

sescmemorias@sescsp.org.br

Comentários