Mês da Consciência Negra: O Blue Note Rio preparou uma programação especial exaltando a música preta
Com mais de 30 shows de 01 a 30/11, clube de jazz na Praia de Copacabana recebe shows de Ellen Oléria, Adi Oasis, Jovi Joviano, entre outras
Ellen Oléria canta Nina Simone- Crédito @pryscillak
O Blue Note Rio fez uma curadoria especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado no Dia de Zumbi, 20 de novembro. Durante todo o mês, a casa vai apresentar mais de 30 shows com uma programação exaltando e reverenciando cantores e cantoras negras. Situado aos pés da famosa Praia de Copacabana, a casa de show, que se destaca como um espaço ímpar e com altíssima diversidade musical na cidade, com atrações que vão do Jazz à MPB, do Pop ao Samba, recebe, de 01 a 30 de novembro, artistas renomados como Adi Oasis, Ellen Oléria, Jovi Joviano, Nilze Carvalho, Tamy e Josiel Konrad, Caio Prado, o grupo Afrojazz, Banda Black Rio, Banda do Síndico, entre outros.
Dando sequência à programação, na terça-feira, dia 12 de novembro, às 20h, o percussionista e compositor Jovi Joviniano apresenta o show “O OUTRO”. Dia 13 a cantora Leila Maria vai apresentar o show "Like a Lover". Dia 14 a banda a banda "Let's Groove Earth, Wind & Fire Tribute" desembarca no Blue Note Rio para um show único na cidade. Ainda no dia 14, às 22h30, a banda A banda Get Up fará tributo a James Brown. No dia 15, às 20h, a baixista, compositora e produtora musical franco-caribenha Adeline, mais conhecida como Adi Oasis, vai se apresentar pela primeira vez no Blue Note Rio, em dois horários. A artista aposta cada vez mais em um estilo que vem se tornando sua marca registrada, o nu soul militante. Mulher, negra e imigrante, a artista radicada nos Estados Unidos diz que não tem como fugir dessas que são as suas realidades Ellen Oléria retorna ao palco do Blue Note Rio com um tributo especial à lendária Nina Simone, no dia 16 de novembro, sábado, às 20h. Na sequência, Baixada Jazz Big Band vai trazer no repertório os clássicos do jazz tradicional e contemporâneo.
A cantora e baixista franco-caribenha Adi Oasis / Foto: Clément Dezelus
Repetindo a parceria do histórico mês de março, quando foram apresentados mais de 30 shows em homenagem às mulheres, a UBC, a maior associação de compositores atuante na gestão coletiva de direitos autorais, se une novamente ao Blue Note Rio, desta vez para celebrar a música preta. Além do endosso da artista e Diretora Presidente da União Brasileira de Compositores, Paula Lima, em conjunto com o Blue Note Rio, oferece 50% de desconto aos associados durante o mês de novembro.
“É uma honra e uma alegria para nós da UBC estarmos juntos com o Blue Note Rio no mês da Consciência Negra, que abre o seu espaço agora em novembro para uma celebração especial, trazendo as vozes e a sonoridade da música negra. Esperamos vocês para este movimento sonoro negro brasileiro, convida Paula Lima.
Feira Preta, o maior festival de cultura negra e economia criativa da América Latina, também fechou parceria com o Blue Note, e igualmente oferece cupom exclusivo de 50% em todos os shows da programação.
12/11
20h: JOVI JOVINIANO
13/11
20hs LEILA MARIA "LIKE A LOVER"
14/11
20h: LET'S GROOVE - EARTH, WIND & FIRE TRIBUTE
22h30: GET UP - JAMES BROWN TRIBUTE
15/11
20h: ADI OASIS
22h30: ADI OASIS
16/11
20h: ELLEN OLÉRIA CANTA NINA SIMONE
22h30: BAIXADA JAZZ BIG BAND
BLUE NOTE RIO
O Blue Note Rio ocupa um espaço com aproximadamente 700 m², sendo dividido em três ambientes: Calçadão, na área externa, em pleno calçadão de Copacabana, com capacidade para 110 lugares; Piano Bar, no primeiro piso, com 140 lugares; Palco, no segundo andar, com capacidade para 200 pessoas, espaço onde acontecem os shows e também conta com uma varanda. No Calçadão e no Piano Bar os clientes podem jantar, ouvir música ambiente e usufruir dos espaços sem a necessidade de pagar ingresso.
A franquia chegou ao Brasil através do empresário Luiz Calainho. No time de patrocinadores estão as cervejarias Heineken e Blue Moon, o Hotel Fairmont, além do patrocínio master da Porto Bank.
A MARCA BLUE NOTE
Inaugurado em 1981 em Nova York pelo proprietário e fundador Danny Bensusan, o Blue Note possui filiais no Havaí, Califórnia, Japão (Tóquio), Itália (Milão) e China (Pequim e Xangai). A noite de estreia, em 30 de setembro, contou com o Nat Adderley Quintet. Logo, o lugar se estabeleceu como a principal casa de shows da cidade, já tendo recebido nomes como Ray Charles, Dizzy Gillespie, Sarah Vaughan, Carmen McRae, Lionel Hampton, Oscar Peterson, Chick Corea, Keith Jarrett e muitos outros.
BLUE NOTE RIO
Endereço: Av. Atlântica, 1910 - Rio de Janeiro - RJ
Associados da UBC terão desconto de 50% em toda a programação do mês.
Comentários
Postar um comentário