Maíra Azevedo fala sobre educação positiva para filhos negros
Com um olhar atento para o impacto histórico e racial, a artista fala sobre a forma de ressignificar o futuro dos jovens pretos no Brasil
Créditos: (Divulgação)
O mês da Consciência Negra destaca uma jornada de luta e resistência para a população negra, abrangendo não só o combate ao racismo, mas também reflexões profundas sobre heranças culturais e familiares. Um tema cada vez mais urgente nessa discussão é a educação positiva de filhos negros, que busca romper com padrões educativos que, durante séculos, naturalizaram o uso de punições físicas na criação de crianças.
A atriz e influenciadora Maíra Azevedo, conhecida por seu trabalho voltado para temas raciais e de educação, fala sobre a importância dessa abordagem. Embora essa prática tenha sido historicamente comum, muitos pais, mães e responsáveis negros estão ressignificando esse legado para criar filhos com autonomia e autoestima.
"Educar com afeto e respeito é uma forma de desarmar as violências diárias que a sociedade impõe ao nosso povo. No passado, nossos antepassados eram ensinados a corrigir os filhos com rigor, mas agora sabemos que, para as crianças negras, a autoestima e a segurança emocional são tão importantes quanto a disciplina", ressalta.
A educação positiva se baseia em incentivar o diálogo, acolher as emoções e fortalecer a autoimagem. Para filhos negros, crescer com apoio emocional é fundamental para enfrentar as adversidades raciais ainda presentes.
"A educação positiva é uma resistência, pois educar com gentileza e respeito é também construir um lugar de força. Precisamos ensinar nossas crianças que merecem o amor e o cuidado, e que são capazes de mudar o mundo. A educação positiva com crianças pretas é revolucionário. Precisamos assegurar que nossas crianças tenham a certeza que o respeito é um direito", complementa.
Sobre Tia Má
Aos 43 anos, a artista, jornalista e escritora Maíra Cristina Dias Azevedo desponta em uma carreira promissora na TV e no streaming. Conhecida como Tia Má, a baiana tem seu nome em produções renomadas e soma mais de um milhão de seguidores em suas redes sociais.
Maíra estreou na TV aberta em 2016, no “Encontro com Fátima Bernardes”, no quadro “Você Viu?”, onde ganhou espaço por amplificar vozes e promover representatividade na mídia brasileira. A partir do programa da Globo, Tia Má passou a atrair ainda mais a atenção da massa para suas redes sociais e recebeu convite para diversos produtos de entretenimento.
Em 2023, a artista participou de sete produções audiovisuais. Além de compor o elenco de “Humor Negro” e uma participação especial em “Dra Darci”, ambos humorísticos do Multishow, ela fez a Carol em “Rensga Hits!” da Globoplay, na segunda e terceira temporada; interpretou Trombeta, mãe de Mia, a protagonista de “O Dia em que a Minha Vida Mudou”, do Gloob; deu voz a Dora, no desenho animado “As Aventuras de Amí”, do canal Futura; e “Toda Família Tem”, da Prime Video, como Deise.
Maíra também ganhou destaque no cinema, com filmes de projeção internacional, como o premiadíssimo “Medida Provisória” (2022), de Lázaro Ramos e Lusa Silvestre; e “Vale Night” (2022), dirigido por Luís Pinheiro e escrito por Ian Deitchman, Caco Galhardo, Renata Martins e Carla Meirelles, a partir de uma ideia original de Kristin Rusk Robinson.
Nas redes sociais, a comunicadora enaltece suas origens e sua religiosidade, repercute temas relevantes do cotidiano com outros famosos, propondo debates profundos e reflexões necessárias para a sociedade. O próximo passo é entrar na teledramaturgia.
Comentários
Postar um comentário