Dia da Consciência Negra será tema de atividades no Museu do Café
Roteiro turístico-educativo, oficina de turbantes e bate-papo sobre afroempreendedorismo acontecerão nos dias 23 e 24 de novembro
|
Para marcar o Dia da Consciência Negra, feriado nacional, o Museu do Café – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – oferecerá ao público atividades que abordarão temáticas relacionadas à data.
No dia 23 (sábado), o Mochilando Afroculturas, que promove roteiros turísticos e educativos, realizará uma caminhada histórica pelo centro de Santos, destacando a memória e o protagonismo negro na cidade, principalmente no que se refere à história do café e ao desenvolvimento econômico e cultural local. A atividade contará com apoio e contribuição do Núcleo Educativo do Museu do Café e do Museu da Imigração. As inscrições custam R$50 e devem ser feitas por meio do link.
Já no dia 24 (domingo), as atividades serão gratuitas e acontecerão no próprio Museu. Às 14h, uma oficina ensinará diferentes formas de amarrar turbantes, celebrando a cultura africana e afro-brasileira, resgatando suas tradições e simbolismos, enquanto promove o empoderamento, a valorização da identidade e a autoestima. Os participantes serão guiados pela artesã e empreendedora Camila Araújo, fundadora de uma marca de produtos confeccionados com tecidos originais do continente africano.
Na sequência, às 15h30, haverá um bate-papo sobre afroempreendedorismo com o objetivo de inspirar, educar e incentivar a reflexão, abordando questões como acesso ao crédito e investimento, falta de capacitação e networking, além de estratégias como educação financeira, capacitação e uso da tecnologia e redes sociais. A conversa será conduzida por Kelly Aguiar, profissional de marketing e empresária do setor de moda com mais de 10 anos de experiência no ramo.
Para participar das ações que ocorrerão no domingo, basta se inscrever pelo link.
Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Telefone: (13) 3213-1750
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h)
R$ 16 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados e, todos os dias, para as crianças até 7 anos
Acessibilidade no local – Não possui estacionamento
Comentários
Postar um comentário