Dia da Consciência Negra - 8o. Festival Moda Contemporânea Mineira (MCM) celebra literatura e Carolina de Jesus

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - 8º FESTIVAL MODA CONTEMPORÂNEA MINEIRA (MCM) CELEBRA LITERATURA E CAROLINA DE JESUS




 O evento terá três eixos – Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade e terá abertura especial no dia da Consciência Negra, sendo o 1º feriado nacional da data.

O 8º Festival Moda Contemporânea Mineira (MCM) celebra o Dia da Consciência Negra, os 110 anos de Carolina Maria de Jesus, os 70 anos da Biblioteca Pública Luiz de Bessa, e reunirá feira, desfiles, cultura, música, gastronomia, talks, homenagens, mesas, exposições, projetos sociais e encontros educativos e de trocas de experiência entre quem cria moda jovem diversa, inclusiva e sustentável na capital mineira com quem consome (público final).  O Festival contará ainda com a 15a Marcha da Consciência Negra e terá ainda uma rica interação cultural e fortalecimento da Moda preta. 

O evento terá o apoio da Biblioteca Pública Luiz de Bessa e será realizado nos dias 20, 21 e 22 de novembro, nos dois prédios Biblioteca Pública, que fica localizada na Praça da Liberdade, Bairro Funcionários, em Belo Horizonte. Nesta edição, o evento conta com 15 expositores para moda, 10 marcas Line Up; sala de desfile com capacidade de até 300 lugares sentados, quatro espaços expositivos, dois auditórios, sendo um com 190 e o outro com 50 lugares, dois espaços de oficina de 20 a 30 lugares. 

Estima-se que o Festival receberá mil pessoas por dia. “O evento reúne uma rede de jovens empreendedores na grande BH, movimentos sociais e de inclusão, diversidade com princípios sustentáveis. Entre emprego direto e indireto, são 3 mil pessoas envolvidas na rede. O que torna o projeto e esse evento algo único no Brasil e no mundo”, ressalta o idealizador e coordenador Aldo Clécius.  

HOMENAGEM  

Nesta edição, o evento inaugura edições temáticas, celebrando grandes nomes mineiros da moda, literatura, música e dança. A grande homenageada será a mineiríssima Carolina Maria de Jesus, primeira escritora negra brasileira a publicar um livro, e a primeira entre todos os brasileiros a vender mais de 100 mil cópias da sua obra de estreia: “Quarto de Despejo”. Junto a ela será comemorado os 70 anos da Biblioteca Pública Estadual e o papel transformador da leitura e literatura. 

CONHEÇA O EVENTO 

O Festival Moda Contemporânea Mineira (MCM) é um movimento de fortalecimento de jovens empreendedores e inserção de novos profissionais no mercado de moda de Belo Horizonte, unindo inclusão social, responsabilidade ambiental, causas de empoderamento, protagonismo, colaboração, criatividade, preservação do saber local e artesanal. Também é um evento de troca de experiências, ligando marcas e profissionais novos aos consumidores. 

Criado em 2017 por Aldo Clécius, é uma plataforma que funciona como uma rede aberta colaborativa para criativos, micro e nano empreendedores de moda, que possuem marcas e ou atuam em negócios de valor cultural, artesanal, com princípios sustentáveis, preservação dos saberes ancestrais, artesanato e patrimônios materiais e imateriais, produção de show e que abracem causas sociais de grupos minoritários e de inclusão social: feminismo, negritude, lgbtqia+,  deficientes, geração de emprego e renda, além de combate à lgbtqia+fobia, gordofobia e ao etarismo, usando a moda. 

  

PROGRAMAÇÃO  PARCIAL DO EVENTO

Quarta-Feira, 20 de novembro - abertura 

O evento começa às 8h, com o “Seminário Carolina Maria de Jesus – Olhares Interdisciplinares”, no Espaço Pensação. Às 10h40, haverá workshop com o tema “Mercado de Moda, Arte e Cultura Mineira, Cases e Oportunidades para novos”. Às 15h, será realizada a 15ª Marcha da Consciência Negra, que terá início na Praça Sete e seguirá até o Parque Municipal.  

 

Quinta-feira, 21 de novembro  

Das 8h30 às 10h30 haverá o Seminário com o tema “Inclusão real de PCDs no mercado e na sociedade é possível?”. Em seguida, das 10h40 às 12h, o Seminário “Fomentos para Arte, Moda e Cultura em Belo Horizonte”.  

Também haverá o 2° salão de arte negra e três instalações de moda, projeto social de arte/artesanato coletiva, das 9h às 18h.  

Das 14h às 17h, será realizado o “Encontro do CELF – Encontro sobre Feminismo Lésbico Preto”, Espaço Pensação.  Também das 14h às 22h acontece o Salão EXPERIMENTAR (feira de moda, artesanato, design e gastronomia). Além disso, acontecem oficinas – 14h às 17h. 

Sexta-feira, 22 de novembro 

O Salão EXPERIMENTAR (feira de moda, artesanato, design e gastronomia) e as exposições serão realizadas durante todo o dia, das 9h às 18h, e as oficinas das 9h às 11h30.   

A programação continuará na parte da tarde, das 14h às 17h, com um Encontro de Mães de pessoas com Deficiência; além disso, serão realizadas oficinas das 14h às 22h.  

 


Serviço:  8º Festival Moda Contemporânea Mineira (MCM) 

Dias: 20, 21 e 22 de novembro.  

Horário: A partir das 9h. 

Local: Biblioteca Pública Luiz de Bessa - Praça da Liberdade, 21, bairro Funcionários, em Belo Horizonte e no prédio anexo da Biblioteca, na Avenida Bias Fortes com rua da Bahia, Bairro Funcionários, em Belo Horizonte.

Entrada gratuita!  

Comentários