Cultura - Autor santista Rafael Palmieri Viola lança o livro infanto-juvenil "É A Vez Do Menino Que Se Deixa Voar"

 NOVO LIVRO DE RAFAEL PALMIERI VIOLA, “É A VEZ DO MENINO QUE DEIXA VOAR”, PROPÕE EXPERIÊNCIA MULTI-SENSORIAL COM AS CRIANÇAS, EXPLORANDO O FORMATO DE BOLSO



Obra, que traz ilustrações de Simone Matias e foi contemplada pelo 10º Facult, terá três eventos de lançamento em Santos (SP), no mês de dezembro

Um livro de bolso para a infância. Com base neste conceito o autor Rafael Palmieri Viola idealizou e desenvolveu a obra “É A Vez Do Menino Que Se Deixa Voar”, que terá três lançamentos na cidade de Santos (SP) no mês de dezembro – dia 2, no Instituto Arte no Dique, às 9h; dia 13, na Lagoa da Saudade, Morro da Nova Cintra, às 10h; e dia 19 na Praça da Igreja do Embaré, às 10h. Os dois últimos eventos são em parceria com o projeto “Leia Santos".

O projeto, contemplado pelo 10º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes do Município de Santos – FACULT, conta com ilustrações de Simone Matias.

A partir de uma pesquisa continuada e da criação acerca da literatura para infância, o autor explora no formato (14x14cm) mais do que um objeto ou amuleto para crianças, mas sim um livro-brinquedo. A proposta é que o livro de bolso reforce a experiência, o manuseio e a relação da criança com a leitura, a cultura e também com a obra de arte.

O projeto propõe uma vivência multi-sensorial através de sua concepção. O intuito é exaltar a potência da arte para a infância, agregando diversas formas e níveis sensíveis de saberes, trocas e afetos, com um alcance plural – cognitivo, emocional, criativo, cultural e de desenvolvimento da expressividade intelectual e motora”, comenta Rafael Palmieri Viola.

Ele ressalta ainda a importância da função social da obra, integrando de forma completa o objeto livro e seus desdobramentos, como a experiência cênica em forma de espetáculo de contação de histórias e a experiência de audição musical.

Mais sobre a obra

“É A Vez Do Menino Que Se Deixa Voar” conta a história de um menino muito curioso, que se deixa voar nas asas da sua imaginação e nas asas dos acontecimentos e encontros do seu dia. Com um olhar que explora novas aventuras e descobertas, cria e recria o seu próprio mundo – totalmente musical.

Para a criação do personagem que guia a narrativa, “o menino”, que carrega em si uma alta carga de pensamentos e percepções musicais afloradas, o autor teve como principal inspiração seu filho, Apolo. Com uma musicalidade ampla e natural, Apolo também fez surgir a expressão “tudo, de tudo, é música”, que aparece em alguns momentos da obra.

O menino habita um mundo que é, ali e agora, como ele é. Ele cria sua vez no presente, desdobrando o próximo passo em mil possibilidades. É a vez do menino que se deixa voar. Um desvio brincante com a famosa expressão ‘era uma vez’, transformada para o estado latente da criança”, completa o autor.
 
Sobre o autor
Rafael Palmieri é um multi-artista, pesquisador e educador. Desenvolve trabalhos nas áreas da música, teatro, literatura, circo e performance em criações e pesquisa continuada. É autor do livro ““Sublime: a viola sonhadora e o palhaço”.

Sobre a ilustradora
Simone Matias descobriu-se como ilustradora infantil durante um intercâmbios nos EUA, no ano 2000. Aperfeiçoou-se na Itália e no Brasil. Ilustrou sua primeira história em 2006 e, desde então, tem mais de 70 livros publicados.  
 
Sobre o Facult
O 10º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes do Município de Santos – mais conhecido como Facult – contempla projetos artísticos dos mais variados segmentos. A iniciativa da Secretaria de Cultura, além do aporte financeiro à produção cultural, garante à população o acesso ao conteúdo produzido pelos artistas da Cidade.
 
Ficha Técnica
“É A Vez Do Menino Que Se Deixa Voar”

Autor: Rafael Palmieri Viola
Ilustrações: Simone Matias. 32 pág. Editora Passarada.
Instagram @rafaelpalmieriarte e @palhacoviola
 


Lançamentos em Santos (SP)


• Dia 2 de dezembro, segunda-feira, 9h
Instituto Arte No Dique
Av. Brig. Faria Lima, 1349 – Jardim Rádio Clube

• Dia 13 de dezembro, sexta-feira, 10h
Lagoa da Saudade – Morro da Nova Cintra

• Dia 19 de novembro, quinta-feira, 10h
• Praça da Igreja do Embaré

Comentários