CINEMA e Palestra | SarauCine 2.4 | Teatro Barracão | Campinas | Quinta | Divulgação

 SarauCine 2.4, do Teatro Barracão,

conta com palestra exibição de filme

 

Bate-papo Commedia dell’Arte: do século XVI ao século XXI e exibição de A Viagem do Capitão Tornado acontecem na próxima quinta-feira (7/11), às 20h, no espaço localizado em Barão Geraldo. Ingressos no chapéu.

 

 


A edição de Novembro do projeto SarauCine 2.4, que integra o Cineclube do Teatro Barracão, conta com a palestra Commedia dell’Arte: do século XVI ao século XXI, ministrada pela diretora teatral e pesquisadora Tiche Vianna, e a exibição do filme A Viagem do Capitão Tornado. O encontro acontece na próxima quinta-feira (7/11), às 20hno Teatro Barracão, localizado em Barão Geraldo, em Campinas (SP). O ingresso é no chapéu (contribuição espontânea da plateia).

 

Com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo Municipal, o SarauCine 2.4 tem a curadoria assinada por Coraci Ruiz, fundadora da produtora Laboratório CiscoDaniel Almeida, arte-educador e produtor de cinema, e Tiche Vianna, diretora teatral e integrante do Teatro Barracão. A temporada do projeto, que estreou em junho e se estende até dezembro deste ano, será composta de um total de 24 exibições.

  

A palestra

 

A palestra Commedia dell’Arte: do século XVI ao século XXI, ministrada pela diretora teatral e pesquisadora Tiche Vianna. Especialista e uma das referências brasileiras no tema, a profissional é autora do livro Além da Commedia Dell'Arte: A Aventura em um Barracão de Máscaras (Perspectiva, 2023, 232 páginas).

 

“Existe muita documentação sobre a Commedia dell’arte, mas o acesso a ela não é fácil, e, quando conseguimos obter tal acesso, nem sempre conseguimos compreender bem o significado desse fenômeno, que oficializou a profissão das artes da cena a partir do teatro popular que nasceu nas ruas das cidades europeias. A Commedia dell’Arte se expandiu para outros continentes e permanece como referência para a criação e a dramaturgia que partem da máscara teatral, do século XVI até os dias de hoje”, pontua a diretora.

 

O filme

 

Assinado pelo diretor italiano Ettore Scola, a partir do romance Le Capitaine Fracasse, de Théophile Gautier, o longa-metragem A Viagem do Capitão Tornado narra a trajetória de uma trupe de atores ambulantes que, a caminho da corte em Paris, encontra abrigo em um castelo durante uma noite tempestuosa. No local, um barão falido acolhe o grupo, e, gradualmente, une-se a ele nessa jornada, tornando-se parte da companhia.

 

“Trata-se de uma ficção que se apresenta como uma espécie de fábula medieval e nos faz conhecer a organização de uma companhia de teatro profissional, a necessidade de viver da arte que produz, as consequências da perda de um de seus artistas mais experientes e o sacrifício da vida pessoal em nome da vida profissional. Tudo se dá com muita beleza, poesia e bons risos”, destaca Tiche Vianna.

 

SarauCine 2.4 | Edição de Novembro

 

Quinta-feira (7/11), às 20h

Palestra Commedia dell’Arte: do século XVI ao século XXI e exibição do filme A Viagem do Capitão Tornado.

 

Onde:  Teatro Barracão (Rua Eduardo Modesto, 128, Vila Santa Isabel, em Barão Geraldo, Campinas/SP).
Quanto: Ingresso no chapéu (contribuição espontânea).
Informações: (19) 99883-9872 e @teatrobarracaocampinas


Comentários