​BK’ desembarca na Etiópia para captar novo projeto

 BK’ desembarca na Etiópia para captar novo projeto

O rapper carioca está no país e prevê imersão no território ancestral etíope


BK’ desembarca na Etiópia para captar novo projeto

O rapper carioca está no país e prevê imersão no território ancestral etíope


Foto de divulgação_crédito Pepe Rodrigues


Como parte do processo criativo de cada um de seus trabalhos, o rapper BK’ lapida um olhar afiado para a parte visual que complementa a narrativa de suas composições. O artista faz uma imersão no universo de cada projeto, enaltecendo os vieses cultural e histórico junto à música, por meio de ativações que vão além do videoclipe. Em ICARUS (2022), seu último álbum, aclamado e premiado pelo público e a mídia, o artista se aprofundou no mito de Ícaros para explorar as vivências de um corpo preto na metrópole, e apresentou uma arte exclusiva do artista carioca Nikolas Demurtas – de 2m x 2m, pintada a óleo – reinterpretando a tela de “A Queda de Ícaro”, pintada por Jacob Peter Gowy (1636 - 1638). A obra chegou ao público em uma ação interativa com realidade aumentada. Agora, BK’ amplifica a iconografia característica de seus últimos trabalhos, se preparando para explorar novas linguagens com sua ida marcada para a Etiópia, na África Oriental, pela primeira vez. 


“Chegar à Etiópia pela primeira vez e poder vivenciar isso, é uma experiência transformadora. Cada lugar e história que estou conhecendo, tem me inspirado na criação deste novo projeto. ICARUS já foi gigantesco e aqui estamos fazendo algo ainda maior. Aguardem!”, afirma o rapper.


Localizada na África Oriental, a Etiópia ocupa um lugar emblemático na história da cultura negra, sendo um dos poucos países africanos que nunca foi colonizado, mantendo sua independência durante o período de dominação europeia no continente. As raízes do país remontam a uma das civilizações mais antigas do mundo, com uma forte resistência etíope ao colonialismo que inspirou movimentos de libertação e orgulho da população negra em várias partes do mundo. Toda a história que embala o país se tornou símbolo de resiliência, ancestralidade e orgulho para a cultura negra global.



Comentários