Em outubro, o cinema do IMS Paulista promove exibições de Mangrove; Johatsu − Os evaporados; Iracema, uma transa amazônica, entre outros filmes.

 


Exibição do filme Mangrove, dirigido pelo cineasta
Steve McQueen, sessão especial de Muito prazer, de David Neves, e reprise da cópia restaurada de Iracema, uma transa amazônica, de Jorge Bodanzky, são destaques da programação de cinema do IMS Paulista em outubro

 

O centro cultural também promove uma exibição especial do filme Johatsu − Os evaporados, 
seguida de debate com os diretores.




 



Imagem de divulgação do filme Mangrove, da série Small Axe. Crédito: BBC Studios/Des Willie © McQueen Limited

 

O Cinema do IMS Paulista dá continuidade à programação Histórias ocupadas: Steve McQueen, focada na obra recente do diretor britânico, com a exibição do filme Mangrove (2020), no dia 12 de outubro, às 18h20, em sessão única. O longa-metragem é o primeiro episódio da série antológica Small Axe, inspirada em personagens da comunidade afro-caribenha em Londres. Mangrove conta a história verídica dos Mangrove Nine, grupo de ativistas negros injustamente presos em um processo que mobilizou os noticiários britânicos na década de 1970. Até dezembro, como parte da programação, serão exibidos os quatro demais episódios de Small Axe, apresentados pela primeira vez em uma sala de cinema nacional.

 

Outro destaque é a Sessão Cinética, que, nesta edição, traz o filme Muito prazer (1979), de David Neves, projetado nos dias 3 de outubro, às 19h, e 13 de outubro, às 16h, em cópia restaurada em 4k. Dirigido por um dos expoentes do Cinema Novo, o longa-metragem apresenta o encontro e confronto cotidiano entre três jovens arquitetos e três meninos que trabalham como vendedores ambulantes na Zona Sul carioca. Sátira das contradições da elite carioca, Muito prazer recebeu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Fotografia no Festival de Brasília, em 1979. Após a exibição do dia 3/10, haverá um bate-papo com a pesquisadora Andrea Ormond e os críticos da Cinética, Júlia Noá e Juliano Gomes.

 

No dia 12 de outubro, às 15h, o cinema também promove, em parceria com a Fundação Japão, uma sessão especial do documentário Johatsu − Os evaporados (2024), seguida de debate com os diretores, Arata Mori e Andreas Hartmann, a documentarista Flavia Guerra e mediação da jornalista Ana Paula Sousa. O filme trata da questão dos desaparecidos no Japão, país no qual, anualmente, milhares de pessoas desaparecem sem deixar rastros. Algumas recebem apoio das chamadas empresas de “mudança noturna”, que ajudam as pessoas a começar uma nova vida em outro lugar. Analisando intimamente o fenômeno das “pessoas que evaporam”, o longa-metragem retrata os conflitos internos e os motivos que as levam a deixar suas vidas, como dívidas crescentes, ameaças da máfia ou relacionamentos problemáticos.

 

A programação inclui ainda a reprise da cópia restaurada em 4k de Iracema, uma transa amazônica (1975), que estreou no mês passado no IMS. Clássico do cinema nacional, o filme dirigido por Jorge Bodanzky e Orlando Senna será projetado no dia 5 de outubro, às 18h30. Na sessão seguinte, às 20h30, serão exibidos o média-metragem Era uma vez Iracema (2005) e o curta Ainda uma vez Iracema (2014). Em ambos, Bodanzky retoma o filme original, seus personagens, temas e paisagens. As sessões integram a retrospectiva As câmeras de Bodanzky, em cartaz desde abril no cinema do IMS Paulista, com programas mensais ao longo deste ano. A mostra apresentou a filmografia completa do cineasta, incluindo também obras em que atuou como diretor de fotografia.

 

Ingressos:

 

Para as exibições de Johatsu − Os evaporados e Sessão Cinética do dia 3/10

Entrada gratuita, com distribuição de senhas 60 minutos antes da sessão e limite de uma senha por pessoa.
 

Para as exibições de Mangrove; Iracema, uma transa amazônicaEra uma vez Iracema + Ainda uma vez Iracema; Sessão Cinética do dia 13/10

R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Os ingressos podem ser comprados no site ingresso.com ou na bilheteria dos centros culturais para filmes do mesmo dia

 

Confira os horários e dias de cada sessão no site do IMS.

 

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424. São Paulo, SP.

Tel.: (11) 2842-9120

Comentários