Circo di SóLadies apresenta “Choque-Rosa” e promove grupo de estudo sobre como educar crianças feministas
Circo di SóLadies promove apresentação com acessibilidade criativa e encontro sobre educação feminista
No mês das crianças, o grupo apresenta o espetáculo “Choque-Rosa” utilizando recursos de acessibilidade criativa, interagindo com pessoas com e sem deficiência. E o grupo de estudos sobre feminismo deste mês trará o tema “Educar Crianças Feministas, Um Manifesto”.
Circo di SóLadies apresenta “Choque-Rosa” e promove grupo de estudo sobre como educar crianças feministas
Nos dias 19, 20 e 25 de outubro de 2024, sábado e domingo às 16h, e sexta-feira às 14h30, com entrada gratuita, o Circo di SóLadies | NemSóLadies ( @circodisoladies ) apresenta o espetáculo “Choque-Rosa ou Com que Armas Lutamos?”, no Teatro Cacilda Becker, na Lapa, Zona Oeste de São Paulo (SP).
“Choque-Rosa ou Com que Armas Lutamos?” narra a história de quatro palhaças que, diante do sumiço de uma amiga, precisam se aventurar no tão temido “FORA”, um lugar não permitido para mulheres.
De forma lúdica, o espetáculo une palhaçaria feminista e outras técnicas circenses para valorizar o protagonismo, o poder e a força da mulher e de pessoas cuja identificação de gênero e/ou orientação sexual fogem ao que é tido socialmente enquanto norma.
A montagem foi criada a partir da pesquisa sobre a história de mulheres brasileiras e de pessoas com identidades dissidentes, valorizando o impacto de suas ações na sociedade, lidando com a violência gerada pelo machismo e o patriarcado.
Nos dias 19 e 25 de outubro, as apresentações além de gratuitas contarão com tradução em LIBRAS. E no sábado, dia 20 de outubro, a apresentação contará com Audiodescrição. O grupo também oferece abafadores de ruído para pessoas com sensibilidade auditiva nos três dias de espetáculo.
Em parceria inédita com a Maré Dissidente ( @maredissidentelibras ) e a Cultura de Acesso ( @juniorans ), o Circo di SóLadies | Nem SóLadies, que está celebrando dez anos de palhaçaria feminista, apresenta o espetáculo com uma tradução em LIBRAS muito criativa, que visa interagir com todos os tipos de público, entendendo a construção dos acessos como algo comum no cotidiano e na convivência social por pessoas diversas.
A ideia é que pessoas com e sem deficiência se beneficiem com as soluções criadas através desta parceria que, ao invés de enxergar os recursos e tecnologias assistivas apenas como uma "ajuda", inclui na própria experiência e de forma integral os múltiplos modos de acessar.
Cada detalhe foi pensado para eliminar barreiras e criar um ambiente mais acolhedor, seguro, diverso e acessível, onde a inclusão não está materializada em um simples adereço, mas é orgânica no espetáculo.
“Nosso maior desejo é que todas as pessoas, sem exceção, possam aproveitar ao máximo as experiências culturais e artísticas. Entendemos que a acessibilidade vai muito além de adaptar espaços; ela faz parte do processo criativo do projeto como princípio, integrando-se ao jogo cênico e trazendo uma nova forma de se comunicar com públicos diversos, sobretudo aqueles que sempre foram invisibilizados”, comenta o Circo di SóLadies | Nem SóLadies .
Além dos espetáculos e das oficinas, o grupo tem promovido mensalmente encontros presenciais e on-line com o Grupo de Estudos de Palhaçaria e Comicidade Feminista, na própria sede, na Vila Anglo, em São Paulo, para leituras de livros e bate-papo sobre feminismos. O próximo encontro acontece no dia 31 de outubro de 2024, das 14h às 17h, com a leitura do livro “Para Educar Crianças Feministas”, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.
Sobre o Circo di SóLadies|NemSóLadies
Atuando sob diferentes prismas com a temática da desigualdade de gêneros, há uma década o Circo di SóLadies|NemSóLadies, grupo que é formado por duas mulheres cis, Kelly Lima e Verônica Mello, e uma pessoa transmasculina, Theo Oliveira, vem utilizando a arte e uma ampla pesquisa sobre o tema para gerar reflexão e contribuir para a autoestima de mulheres e pessoas gênero-dissidentes.
As ações fazem parte do projeto "Dez Anos de Palhaçaria Feminista" contemplado no edital Lei Paulo Gustavo, viabilizado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal .
Informações: www.facebook.com/
Serviço: Especial Mês das Crianças com o Circo di Sóladies
Espetáculo “Choque-Rosa ou Com que armas lutamos”
Com Circo di SóLadies | Nem SóLadies
Sinopse: Quatro palhaças encaram mais um dia de mesmice dentro de casa: limpar, passar, cozinhar e… Peraí? Cadê a Maria?! Com o sumiço da amiga Maria, são obrigadas a enfrentar o tão temido FORA, um lugar que não foi feito para elas, onde nenhuma mulher pode se aventurar. Será?
Duração: 55 minutos
Grátis - Classificação Livre
Quando: 19, 20 e 25 de outubro de 2024 - Horários: sábado, domingo às 16h e sexta-feira às 14h30
Onde: Teatro Cacilda Becker - Endereço: R. Tito, 295 - Lapa, Zona Oeste de São Paulo - SP
Tradução em LIBRAS : dias 19 e 25 de outubro
Audiodescrição: dia 20 de outubro
Ficha Técnica - Direção: Luciana Viacava. Assistente de Direção: Lays Somogyi. Elenco: Mariana Procópio, Vitória Maia, Theo Oliveira e Verônica Mello. Stand in: Kelly Lima e Loi Lima. Dramaturgista: Maria Fernanda de Barros Batalha. Co-Autoria de Dramaturgia: Lui Castanho. Composição de Trilha Sonora: Dani Nega. Provocadora Corporal: Sheila Arêas. Preparadora Vocal: Naruna Costa. Cenógrafa: Mariana Chiarello. Cenotécnicas: Thays do Valle e Lua Nucci. Figurinista: Nagila Sanches. Criação de Luz: Leandra Demarchi. Operadora de luz: Luz López. Operação de Som: Lays Somogyi. Produção de Campo: Lui Castanho. Produção Executiva: Lui Castanho. Produção Artística: Circo di SóLadies | Nem SóLadies (Kelly Lima, Theo Oliveira e Verônica Mello). Assistente de Produção: Fabiana Pereira. Núcleo Artístico: Circo di SóLadies | Nem SóLadies (Kelly Lima, Theo Oliveira e Verônica Mello). Equipe de Acessibilidade: Maré Dissidente Acessibilidade Criativa e Cultura de Acesso. Captação de Vídeo: Haver Filmes. Edição de Vídeo: Cássio Kelm. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini de Souza. Estrategista de Mídias: Lara Moreira. Assistente de Comunicação: Danny Voir. Designer: Estúdio Capima - Tiê Pires.
Grupo de Estudos sobre Palhaçaria e Comicidade Feminista
Com Circo di SóLadies | Nem SóLadies
Tema: Para Educar Crianças Feministas, Um Manifesto
Onde: Espaço Circo di SóLadies | Nem SóLadies (Vila Anglo) - Endereço: Rua Pedro Soares de Almeida, 55 - loja 4 - Vila Anglo - Zona Oeste - São Paulo - SP
Quando: 31 de outubro de 2024 (quinta-feira) - Horário: das 14h às 17h
Grátis - Classificação Livre. Inscrições: https://forms.gle/
Quantidade de Vagas: 10 vagas presenciais / 100 pessoas no online
Oficina de Palhaçaria - Link de inscrição: https://forms.gle/
Comentários
Postar um comentário