Bate-papo: TEATRO PERIFÉRICO NA ZONA LESTE (Sesc Itaquera)

 Grupo Rosas Periféricas comemora 15 anos com bate-papo sobre teatro periférico no Sesc Itaquera

O grupo foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro 2023, na categoria Energia que Vem da Gente.


Foto de Andressa Santos


Fundado em maio de 2009, na zona Leste de São Paulo, o Grupo Rosas Periféricas está comemorando 15 anos de trajetória. No dia 26 de outubro, domingo, o grupo encerra programação no Sesc Itaquera com o bate-papo Teatro Periférico na Zona Leste com participação do grupo O Buraco d’Oráculo e do Núcleo Teatral Coletiva Filhas da Dita. O evento é gratuito e ocorre na Área de Convivência da unidade, às 13h30. Os coletivos convidados - também oriundos da Zona Leste - cruzaram a trajetória do Rosas Periféricas e foram parceiros(as) na linguagem teatral da periferia. O encontro busca elucidar seus trabalhos, suas produções e suas lutas por visibilidade.


Não poderíamos imaginar que nosso teatro sobreviveria por tanto tempo, com tantas conquistas e transformações em nossa comunidade pela linguagem teatral. A importância dessa temporada no Sesc Itaquera passa por colocar nosso trabalho em evidência, por ocupar esse importante espaço e consolidar parte da história do teatro que prolifera na periferia, no nosso caso, na Zona Leste paulistana”, declaram uníssonos os integrantes do grupo.


Cooperativa de Artistas juntamente com outras artistas dissidentes da CT e desenvolve o projeto de educação em direitos humanos Muvuca no Teatro: LedAzeda na Cidade Tiradentes. Filhas da Dita conta sete espetáculos no repertório - LedAzeda (2023), o primeiro espetáculo musical para infâncias dirigido por uma artista travesti no Brasil; Canto das Ditas (2019), que integrou a Mostra de Teatro de Heliópolis, em 2022; O Sonho de Tatiana - Uma Poética Sobre Juventudes (2017); Coquetel Molotóv (2015); A Guerra (2013); El Quijote (2009) e Os Tronconenses (2008) - e três produções audiovisuais, a websérie Corpas (2022); a performance MOVA - Efeito Colateral (2022); e o documentário Cê Qué Mentir pra Preta Velha? (2020). Realizou também diversas intervenções artísticas e prestou serviços em arte-educação e fez consultoria para organizações como Secretaria Municipal de Cultura, Unicef, Itaú Social e ONG Serenas.

 

Serviço

 

Grupo Rosas Periféricas

Bate-papo: Teatro Periférico na Zona Leste

Com: Grupo Rosas Periféricas, O Buraco d’Oráculo e Núcleo Teatral Filhas da Dita

26 de outubro - Sábado, às 13h30

Gratuito - Não é necessário retirar ingressos.

Local: Área de Convivência

 

Sesc Itaquera

Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 - Itaquera. São Paulo/SP.

Funcionamento: quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h

Tel.: (11) 2523-9200 | www.sesc.sp.org.br/unidades/itaquera/ |Nas redes: @sescitaquera

Estacionamento: 1.060 vagas - Consulte preços no local.

Transporte público: Metrô Itaquera - 7200m / Terminal São Mateus - 5200m.

 

Sobre o Sesc Itaquera - A unidade está localizada em uma reserva ambiental, com mais de 350 mil m², na maior área de Mata Atlântica da Zona Leste de São Paulo. Faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Carmo, ao lado do Parque do Carmo. Inaugurado em 1992, o Sesc Itaquera se configura um dos maiores centros de cultura e lazer da Zona Leste.

 

 

Comentários