Neide Nazaré lança EP Equidade que
enaltece a força e a delicadeza feminina
A artista consolidou carreira no forró como Neide Gara-pé e foi apelidada por
Dominguinhos de “Princesinha de Nazaré” como referência ao seu pai, Luiz Nazaré.
Após vários trabalhos lançados, a cantora e compositora paulistana Neide Nazaré, considerada uma das vozes mais expressivas do forró nacional, lança seu primeiro EP, Equidade, já disponível nas plataformas de música.
O disco, com arranjos e direção musical do sanfoneiro e compositor Cicinho Silva, é formado por quatro composições inéditas, assinadas por mulheres, que falam de feminilidade e passeiam por ritmos genuinamente brasileiros como xaxado, ijexá, xote e cacuriá.
Os shows de lançamento - gratuitos -programados são: na AVIB - Associação de Voluntários Integrados no Brasil, no dia 25/10 (sexta, às 20h); na Casa de Cultura Freguesia do Ó, no dia 3/11 (domingo, às 19h) - em ambos com participação especial da cantora Fran Nóbrega; e na Casa de Cultura Chico Science, no dia 6/12 (sexta, às 14h), com participação da cantora Carla Casarim. Neide Nazaré (voz e triângulo) apresenta-se acompanhada pelos músicos Cicinho Silva (direção musical e acordeom), Digo Ferreira (baixo), Antônio Batista (guitarra), Ivan Rodrigo (zabumba) e Lucas Brogiolo (percussão geral).
A primeira faixa de Equidade é “Essência” (Neide Nazaré), que traz o xaxado, ritmo forte do sertão Pernambucano cuja origem está ligada ao cangaço e foi popularizado por Marinês, a ‘Rainha do Xaxado’. A letra enaltece a essência feminina, canta a liberdade conquistada, a luta em todos os meandros da vida. A composição “Mulher” (Carla Casarim e Lívia Itaborahy) também versa sobre a liberdade feminina, ornada pelo suingue do ijexá. A faixa começa à capela até a entrada dos tambores africanos harmonizados com a sanfona de Cicinho. A terceira canção, “Do Jeito que Sou” (Eliane Shambala), tem participação especial da cantora Janayna Pereira, cuja letra reafirma que a mulher pode ser o que quiser, sem precisar seguir padrões. O arranjo da canção traz a alegria brincante do cacuriá maranhense. A feminilidade vem inserida tanto na letra quanto no ritmo que induz à leveza da dança popular. Fechando o EP, o xote “Heróis da Vaidade” (Verônica Ferriani) nos transporta para o nordeste de Luiz Gonzaga. A música é um embate bem humorado entre uma mulher e um homem: ela só quer seu espaço, ser respeitada em sua liberdade e suas escolhas.
Além de Cicinho Silva, nos arranjos e no acordeon, Equidade tem participação dos músicos Digo Ferreira (baixo, guitarra e cavaco), Antônio Batista (violão), Lucas Brogiolo (percussão), Ivan Rodrigo (zabumba e triângulo) e Joel Bertolini (bateria), além de Leonardo Mathumano e Willian Silva (vocais).
Esse lançamento é resultado do projeto Equidade Musical - idealizado por Cicinho Silva (irmão da cantora) e coordenado pela produtora Elielma Carvalho. A proposta foi gravar um EP com composições que ecoassem a força da mulher na arte, na cultura, no dia a dia e na sociedade. Neide Nazaré revela que a canção “Essência” nasceu junto com o projeto e sintetiza toda a ideia contida no disco. “Tanto a canção quanto o EP Equidade traduzem minha vivência em sociedade, na vida privada e na música, em especial no campo do forró que ainda é um território muito masculino, onde enfrentei várias situações de preconceito”, confessa a intérprete. “As composições se complementam, conversam umas com as outras e traduzem as dores e alegrias, sejam as minhas ou de todas as mulheres que buscam seu espaço no mundo contemporâneo. Equidade, significa adaptar uma regra existente à situação concreta. Desta forma, o conteúdo de Equidade está em total consonância com o significado de seu nome”, finaliza Neide Nazaré.
Serviço / Shows
Shows: Neide Nazaré
Lançamento EP: Equidade
Shows com intérprete de Libras. Espaços com acessibilidade.
YouTube/@neidenazare | Instagram/neidenazareoficial | Facebook/ivaneideandrade.maria
25 de outubro - Sexta, às 20h
Artista Convidada: Fran Nóbrega
AVIB - Associação de Voluntários Integrados no Brasil
Rua Francisco Gil de Araújo, 136 - Guianases. SP/SP.
Ingressos: Gratuitos (senhas no local). Classificação: Livre. Duração: 60 min.
3 de novembro - Domingo, às 19h
Artista Convidada: Fran Nóbrega
Casa de Cultura Freguesia do Ó
Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 – Freguesia do Ó. SP/SP.
Ingressos: Gratuitos (senhas no local). Classificação: Livre. Duração: 60 min.
6 de dezembro - Sexta, às 14h
Artista Convidada: Carla Casarim
Casa de Cultura Chico Science
Avenida Pres. Tancredo Neves, 1265 - Vila Moinho Velho, Sacomã. SP/SP.
Ingressos: Gratuitos (senhas no local). Classificação: Livre. Duração: 60 min.
Comentários
Postar um comentário