A fusão das manifestações tradicionais no nordeste brasileiro com tradições mouriscas marcam o EP de estreia do duo pernambucano Forró Mourisco
A fusão das manifestações tradicionais no nordeste brasileiro com tradições mouriscas marcam o EP de estreia do duo pernambucano Forró Mourisco
Com a participação de Marília Parente na faixa "Dia de João", as canções serão lançadas no próximo dia 25 nas plataformas de música.
Foto: Sidarta
Tendo como ponto de partida a semelhança com o universo musical do Forró e melodias mouras, o duo pernambucano Forró Mourisco, formado por Rannier Venâncio e Rodrigo Gondão, lançam no próximo dia 25 de outubro seu EP de estreia homônimo com três faixas autorais. A cantora Marília Parente também marca presença neste trabalho na canção "Dia de João", onde imprime toda sua estética vocal.
Esta é a primeira materialização de um entrelaçamento de dois projetos de pesquisa com duração de mais de 10 anos. O encontro entre as pesquisas do universo árabe no norte da África e das conexões com a música do nordeste e do cavalo marinho e do forró. "Essas conexões muitas vezes estão presentes em nosso cotidiano, mas nem sempre são percebidas, lembrando dos aboios e do repente, que tem origem nesse universo. Tentamos assim ajudar a elucidar alguns aspectos das intersecções entre tais territórios.", explicaram.
O Forró Mourisco nasce justamente dessa busca de evidenciar alguns pontos de conexão musical entre o norte da África, terras dos Mouros, com suas expressões Árabes e Berberes, e o nordeste do Brasil, que dentre muitas influências, tem essa, Mourisca, pouco destacada.
"A instrumentação, pouco usual, traz a Rabeca, de origem árabe, hoje completamente assentada nas tradições da nossa música, com seu som áspero, metálico e areento, unido ao Oud (Alaúde árabe), instrumento antecessor do Alaúde e do Violão com o seu som aveludado, ondular, percussivo e microtonal, temos como resultado uma mistura interessante entre faixas de frequências e timbres extremamente diferentes, mas que juntos constroem um significado cultural. Uma busca, um retorno à uma parte de nossa ancestralidade.", completaram.
"É importante dizer que esse projeto visa afirmar a história e a cultura árabe na formação cultural do nordeste do Brasil. Já que isso é constantemente diminuído e muitas vezes apagado em prol de um discurso histórico ocidental. Dessa forma defendemos a livre expressão cultural dos povos árabes e evidenciamos a sua importância para nossa formação", finalizaram.
O duo já lançou os singles instrumentais Longa Repentino e Baianada Misturada, que abriram os caminhos para esse novo trabalho. E, agora, chegam com a terceira faixa "Dia de João", cantada por Parente, uma regravação de uma música que se encaixa perfeitamente no universo que o Forró Mourisco vem construindo.
Ficha técnica
Composição: Rodrigo Gondão (Longa repentino, Baianada misturada)
Marília Parente (Dia de João)
Arranjos: Rannier Venâncio e Rodrigo Gondão
Rabeca: Rannier Venâncio
Oud: Rodrigo Gondão
Voz e violão em Dia de João : Marília Parente
Coro em Dia de João: Rannier Venâncio e Rodrigo Gondão
Gravado, mixado e masterizado no Muzak por André Oliveira
Ilustração da capa: Toni Braga
Arte: Laís Fancello
Fotos: Sidarta Figurino:
Pollyana Ramalho (Serpentina moda e folia )
Make: Nati Brown
Assessoria de imprensa: Beca Gouveia
Comentários
Postar um comentário