(03/11) “Ritmar Musicar... Vamos Brincar?”, no Centro da Música Carioca Artur da Távola, com tradução em Libras
Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal da Cultura apresentam:
Dias 3/11, domingo, às 16h e 6/11, quarta-feira, às 10h – “Ritmar Musicar... Vamos Brincar?”, no Centro da Música Carioca Artur da Távola, com tradução em Libras.
O percurso performativo teatral literário, afro-brasileiro, de contação de histórias, “Ritmar Musicar... Vamos Brincar?” tem entrada franca no Centro da Música Carioca Artur da Távola, que fica na Tijuca, RJ. O espetáculo é dedicado às crianças, mas sem esquecer de agradar também aos pais e responsáveis que da plateia sempre se encantam com a atuação e interatividade entre a atriz, autora e ilustradora Dayze Nascimento no palco e o público. A produção e realização são da Espressart Brasile: Rede Mediação Cultural Escola Comunidade (RMCEC).
A performance teatral-literária é uma viagem cheia de histórias, ritmos e diversão! Inspirada no livro bilíngue "Brincando com o Samba" (português/italiano) de Dayze Nascimento, essa experiência lúdica mistura teatro, dança, música em uma caminhada de encontros, rica em sons, palavras e imagens. “No final, o público é convidado a participar das atividades de jogos (ritmos, vocais, corporais), oferecidas pelo projeto” – comenta Dayze.
Em cena, “Ritmar Musicar... Vamos Brincar?” tem ilustrações, com projeções audiovisuais, que compõem o cenário. Entre uma projeção e outra, a atriz-performer Dayze Nascimento interage com o público contando a história do personagem, o pintinho chamado “Brasileirinho”. O morador em um quilombo na Mata Atlântica nasce com um som mágico parecido ao da cuíca. Seus ritmos contagiantes ensinam a importância da harmonia e do respeito à diversidade – ressalta Dayze Nascimento.
EspressartBrasile em atividades pelo Rio de Janeiro também como Ponto de Cultura
A produtora cultural EspressartBrasile
Para conhecer melhor sobre o trabalho basta acessar:
Site: https://
YouTube: https://youtube.com/@
Instragram: @espressartbrasile
Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural, Pontão de Cultura +Viva e EspressartBrasile, apresentam:
Escola Estadual Carmela Dutra
“1ª Semana da/o Normalista” (2024)
Tema: Desafios e Possibilidades na formação de Professores.
Um dos trabalhos desenvolvidos pela EspressartBrasile no Rio de Janeiro no mês de outubro é a oficina “Percursos de Pedagogia Teatral (Afro-brasileira)" no Colégio de Formação de Professores Carmela Dutra, no bairro de Madureira. Um dos objetivos principais da 1ª Semana da/o Normalista é “reafirmar o lugar da educação inclusiva e da diversidade em sala de aula”. Para o lançamento das atividades de formação e capacitação, Dayze Nascimento foi convidada pela professora Valéria Albuquerque para ministrar a oficina “A Mediação Cultural e o Corpo Performer em Sala de aula” com alunos da instituição.
_ A escola abraça o local da cultura. Assume projetos com propostas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento das habilidades humanas, de sustentabilidade à vida e ao planeta, preenchendo assim, novos espaços para a experimentação artística – explica Dayze.
Dayze Nascimento, produtora cultural na EspressartBrasile
A artista é coordenadora responsável pelo projeto de formação/capacitação do Pontão Cultura +Viva, mediadora cultural com experiências no Brasil e na Itália com o projeto “Pedagogia Teatral Afro-Brasileira. É também uma profissional da dança e do teatro com formação em Artes Cênicas (UniRio) e graduada pela Università La Sapienza di Roma/Itália. Mais Informações: contato@
Serviço:
Dias 3/11, domingo, às 16h e 6/11, quarta-feira, às 10h
Performance teatral-literária “Ritmar Musicar... Vamos Brincar?”
Com roteiro, direção, ilustrações, atuação da atriz e contadora de histórias Dayze Nascimento. Apresentação com tradução em Libras.
Trilha sonora: “Moro na Roça” (José Batista/Arnaldo Passos), “Ziriguidum” (Monsueto), “Que Beleza” (Tim Maia), além de músicas originais de Dayze Nascimento: "Pra Ser Feliz e Brincar", "Ovo Novo Chegou" e "Folhas Secas".
Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola.
Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3238-3831
Capacidade: 161 lugares (dois para cadeirantes)
Duração: 45 minutos
Classificação etária: livre (indicado para 4 a 7 anos de idade)
Entrada franca
Comentários
Postar um comentário