SescTV lança documentário sobre espetáculo dirigido por Ariane Mnouchkine no Sesc Consolação
O evento de lançamento contará com a presença da diretora Jeanne Dosse, da atriz Maria Ceiça e do pesquisador teatral José Cetra Filho, no dia 9 de outubro. O documentário explora a montagem da comédia musical “As Comadres”, dirigida pela encenadora do Théâtre du Soleil, que reuniu 20 atrizes brasileiras
|
Imagens divulgação: acesse aqui
O Sesc Consolação em parceria com o SescTV realiza o lançamento do documentário “Todas por Uma”, dirigido por Jeanne Dosse e produzido pelo SescTV, no dia 9 de outubro (quarta-feira), às 19h. O evento conta com um bate-papo entre a diretora e a atriz Maria Ceiça, que conversam sobre a experiência da atriz brasileira no trabalho com a renomada diretora francesa Ariane Mnouchkine, fundadora do Théâtre du Soleil, e o processo criativo do filme. Além disso, o pesquisador teatral e membro da APCA José Cetra Filho, que também integra a mesa, abordará sobre a contextualização do Thêàtre Du Soleil e a utilização do audiovisual. Após o bate-papo, será exibido o filme.
O lançamento será aberto ao público, mediante retirada de ingressos no dia 9/10, a partir das 12h, on-line, no aplicativo Credencial Sesc SP e no site Central de Relacionamento Digital, e, a partir das 14h, nas bilheterias das Unidades do Sesc. A entrada é franca.
“Todas por Uma” é um longa-metragem, que retrata a montagem da comédia musical “As Comadres”, dirigida por Ariane Mnouchkine, com a participação de 20 atrizes brasileiras. A peça, que esteve em cartaz no Sesc Consolação em 2019, é uma adaptação da obra canadense “Le Belle Soeurs”, de Michel Tremblay, que explora as relações femininas e os desafios do trabalho coletivo. O documentário mostra como, sob a direção de Ariane e o apoio da atriz Juliana Carneiro da Cunha, as atrizes mergulham em um intenso processo de preparação vocal e corporal, revelando os bastidores de uma das montagens mais desafiadoras do teatro contemporâneo e seu processo criativo.
A peça conta a história de Germana, que ganha um milhão de selos promocionais e, para colá-los em um catálogo e redecorar sua casa, reúne amigas e familiares. Durante esse processo, elas compartilham seus desejos, frustrações e sonhos.
Entre os dilemas discutidos no filme, estão questões sobre a representatividade e o papel de cada atriz no espetáculo. O elenco, que inclui nomes como Flávia Santana, Gabriela Carneiro da Cunha, Isabel Filardis e Maria Ceiça, destaca o esforço coletivo em ressignificar as estruturas sociais e o valor do trabalho colaborativo.
Após o lançamento no Sesc Consolação, o SescTV exibirá filme inédito no canal em 12 de outubro, às 22h, com reapresentações previstas para 15/10, às 23h, e 19/10, à 0h. O documentário também ficará disponível sob demanda em sesctv.org.br/todasporuma
Estreia
O documentário estreou internacionalmente no Festival Biarritz Amérique Latine e foi premiado no Festival Filmer le Travail, na França. No Brasil, foi exibido na 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Sobre os Convidados:
Jeanne Dosse: Diretora, câmera e produtora. Formada em Documentário de Criação pela Universidade Paris VII, com longa experiência na produção audiovisual no Brasil e na França. Dirigiu, roteirizou e produziu o documentário “Todas por Uma”, além de outros filmes premiados.
Maria Ceiça: Atriz, cantora e apresentadora, com uma vasta carreira no teatro, cinema e TV. Atuou na peça “As Comadres”, dirigida por Mnouchkine, e em diversas produções televisivas de sucesso.
José Cetra Filho: Pesquisador teatral e membro da Associação Paulista de Críticos de Arte, autor de livros sobre teatro e editor do blog Palco Paulistano.
Serviço:
“Todas Por uma”
Direção: Jeanne Dosse
Brasil, 2024, 100 min. Livre. Legendas em inglês e francês.
O documentário “Todas Por Uma” retrata o processo criativo da aclamada diretora teatral francesa Ariane Mnouchkine durante a montagem da peça “As Comadres”, num encontro inédito entre ela, o elenco e a equipe no Brasil.
Evento de Lançamento do documentário “Todas Por Uma” com bate-papo
Com a presença da diretora Jeanne Dosse, da atriz Maria Ceiça e do pesquisador teatral José Cetra Filho
Data e hora: 9/10, quarta, 19h.
Local: Teatro Anchieta - Sesc Consolação (Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque, São Paulo).
Informação: (11) 3234-3000. Acessibilidade: Sim
Entrada gratuita.
Retirada de ingressos no dia, a partir das 12h, on-line, no App Credencial Sesc SP e no site Central de Relacionamento Digital, e a partir das 14h, nas bilheterias das Unidades do Sesc.
Na TV:
Estreia na TV: Dia 12/10, sábado, 22h.
Reapresentações: Dia 15/10, terça, 23h; Dia 19/10, sábado, 0h
Disponível sob demanda a partir de 12/10 em sesctv.org.br/todasporuma
Sobre o SescTV:
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
Para sintonizar o SescTV:
O canal está disponível via satélite em todo o Brasil, em operadoras de TV por assinatura e serviços de streaming. Assista também online em sesctv.org.br/noar.
Acompanhe o SescTV nas redes sociais: @sesctv
Sesc Consolação
Rua Doutor Vila Nova, 245, São Paulo – SP. Informações: (11) 3234 3000
Sesc nas redes: /sescconsolacao - Site Sesc Consolação
Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Comentários
Postar um comentário