Programa Manuel Querino impulsiona jovens para o mercado de trabalho com formações inovadoras

 

Programa Manuel Querino impulsiona jovens para o mercado de trabalho com formações inovadoras





Após formar 400 jovens em Audiovisual para Redes Sociais, no segundo semestre, o curso visa conduzir pessoas que possuam apenas a educação primária por uma jornada de saberes em Direção de Artes, possibilitando o ingresso no crescente mercado de trabalho do entretenimento. 


De olho nas tendências, Programa Manuel Querino forma jovens para atuar no Audiovisual, Redes Sociais e Direção de Artes


As redes sociais no contexto atual da comunicação e no mercado de trabalho, vem ganhando cada vez mais relevância e notoriedade. O que antes era apenas um espaço para compartilhar fotos e interagir com amigos, se tornou um terreno fértil para as empresas, artistas, prestadores de serviços e outros tipos de profissionais alcançarem seus públicos de forma direta. 


De simples plataformas de compartilhamento, as redes sociais passaram a ser vistas como canais de influência cultural e fontes imediatas de informações e entretenimento para milhões de pessoas.


E neste contexto, os vídeos e imagens passaram a ganhar cada vez mais espaço e destaque, passando informações de forma envolvente, captando a atenção e atingindo um público ainda mais amplo, tornando o conteúdo audiovisual uma ferramenta muito poderosa. 


De olho nessa tendência e buscando incentivar jovens de baixa renda, com idade entre 16 a 29 anos a ingressarem no mercado de trabalho, é que foi criado o curso Produção Cultural com foco em Audiovisual para Redes Sociais, dentro do Programa Manuel Querino, um programa de qualificação social e profissional gratuito, fruto da parceria entre a Universidade Federal do ABC (UFABC), que vai conceder o diploma pela formação, Ministério do Trabalho e Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Desde o início de 2024, a iniciativa já formou mais de 400 jovens através do curso de Produção Cultural com foco em Audiovisual para Redes Sociais, que tem como foco um olhar para o futuro e para as novas necessidades e tendências do mercado de trabalho.


Buscando inspirar os jovens a se aprimorar em inovação e tecnologia, o curso Produção Cultural com foco em Audiovisual para Redes Sociais foi desenvolvido pela produtora executiva Camila Ziviani e por Newton Cannito, cineasta e proprietário da FICs, empresa responsável por ministrar o curso. 


"Um curso de formação de produção de conteúdo audiovisual não apenas capacita indivíduos em técnicas e conhecimentos essenciais, mas também atua como uma poderosa ferramenta de educomunicação, ampliando a voz das comunidades e promovendo a expressão cultural local. Além disso, ao profissionalizar os participantes, o curso transforma a criatividade em uma fonte de renda, com o consumo crescente de conteúdo nas redes sociais, as habilidades desenvolvidas no curso permite estes jovens ingressarem nesta nova onda de Creator Economy”, comenta Camila Ziviani, responsável pela coordenação e supervisão. 


Agora, no segundo semestre de curso, o objetivo é alcançar pessoas que possuam apenas a educação primária, sendo que os estudantes passarão por uma jornada de Direção de Artes, onde aprenderão Cenografia, Figurino, Luz Cênica, entre outros saberes necessários para ingressar no crescente mercado de trabalho de shows, espetáculos, feiras e eventos.

“O curso de Direção de Artes foi cuidadosamente desenhado para jovens entre 16 e 29 anos, que possuem apenas a educação básica, mas têm o desejo de entrar no promissor mercado de entretenimento, shows e festivais, tanto em São Paulo quanto no Brasil. Acreditamos que áreas como cenografia, maquiagem e figurino têm uma demanda crescente por profissionais qualificados. Por isso, é fundamental oferecer oportunidades de aprendizado nessas disciplinas para que mais pessoas possam ingressar e se destacar nesse mercado em constante crescimento”, comenta Camila Ziviani, responsável pela coordenação e supervisão. 


Além do curso ser gratuito, durante o período de aprendizagem, os estudantes receberam uma bolsa-auxílio, incentivando a participação e democratizando o acesso a esse tipo de ensino. 


“Acreditamos que esta oferta de cursos profissionalizante reforça um compromisso em fazer uso da educação como ferramenta poderosa para o exercício da cidadania, ampliando a geração de emprego e renda, potencializando o audiovisual como uma ferramenta para os jovens que buscam incentivo para ingressar no mercado de trabalho”.


O Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ) tem por objetivo o desenvolvimento de ações de qualificação social e profissional a jovens e trabalhadores, de forma a contribuir com a formação geral, acesso e permanência no mundo do trabalho.


O público-alvo do programa são especialmente aquelas pessoas vinculadas ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), Cadastro Único (CadÚnico), e jovens entre 16 e 29 anos, com foco na promoção da diversidade, inclusão de populações vulnerabilizadas e combate à discriminação.

Comentários