Alunos do Favela Hope farão aula prática de vídeo no Parque Bondinho Pão de Açúcar

 Alunos do Favela Hope farão aula prática de vídeo no Parque Bondinho Pão de Açúcar

Iniciativa acontece no dia 25/09. Projeto social abriu inscrições para novas turmas gratuitas de fotografia e de vídeo no Morro da Babilônia




Na quarta-feira (25/09), cerca de 30 alunos do curso gratuito de vídeo do projeto Favela Hope vão visitar o Parque Bondinho Pão de Açúcar® para uma aula prática em um dos cartões-postais mais emblemáticos da cidade. A iniciativa, realizada pela ONG Favela Mundo, tem como objetivo promover o crescimento pessoal dos alunos e fomentar a vontade deles de evoluírem cada vez mais na nova profissão.

“Poder levar alunos de diferentes comunidades para uma aula em um dos principais pontos turísticos de nosso país é mais do que gratificante, é apresentar novos ângulos do Rio aos cariocas. É o terceiro grupo que levaremos. E, por ser a primeira vez de muitos deles, é sempre muito emocionante”, destaca Marcello Andriotti, um dos idealizadores do Favela Hope, acrescentando que o foco do projeto é a inclusão social e geração de renda de jovens no mercado de trabalho no campo do audiovisual.

João Vitor, de 22 anos, morador do Parque da Cidade, na Gávea, é um dos muitos jovens da nova turma de vídeo que vão ao cartão-postal pela primeira vez.

“Estou com a expectativa alta. Como carioca, a gente acaba não indo ao Bondinho e outros cartões-postais da cidade por conta da correria do dia a dia. Estou ansioso para conferir a vista lá de cima", afirma o jovem, agradecendo ao projeto pela oportunidade.

Val Figueiredo, de 58 anos, trabalha com turismo de entretenimento e já conhece o icônico monumento, mas ressalta que esta visita será ainda mais especial.

“Fazer aula no Bondinho Pão de Açúcar é outra história e, com o olhar profissional, é melhor ainda", afirma Val, que é moradora de Vilar dos Teles, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

Em agosto foi a vez dos alunos do curso de fotografia contemplarem o Parque Bondinho Pão de Açúcar®. Já a primeira turma do projeto, visitou o monumento em maio.  

E para quem ainda quer ter oportunidades como essa, o projeto Favela Hope está com inscrições abertas para mais 50 novas vagas para os cursos gratuitos de fotografia e de vídeo no Morro da Babilônia, na Zona Sul. As oportunidades, no entanto, são destinadas a jovens de todas as comunidades da cidade do Rio.

Para se matricular, basta ter mais de 15 anos e comparecer de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, no Centro Cultural Jardins da Babilônia, que fica na Rua Santo Amaro, 4, no Morro da Babilônia. É necessário apresentar xerox da identidade e CPF. Os cursos têm dez semanas de duração e, ao final, todos que tiverem pelo menos 70% de presença receberão certificado.

O projeto Favela Hope

O Favela Hope surgiu em 2013, em Vargem Grande, em parceria com a universidade americana BYU (Brigham Young University), a segunda maior universidade privada dos Estados Unidos. O objetivo do projeto é proporcionar mais oportunidades de crescimento e desenvolvimento para os jovens moradores das comunidades do Rio de Janeiro. A iniciativa já contemplou mais de 200 jovens.

Com patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de/ Cultura, Parque Bondinho Pão de Açúcar® e Pallas Operadora, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, o Projeto Favela Hope desenvolve atividades que ajudam a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: 1, 4, 5, 8, 10, 16.

Comentários