Sônia Mota celebra seus 76 anos em Campo Grande
Com performance, lançamento de livro e videoaula, “A Arte da Presença | Presença na Arte”, projeto realizado com apoio do Programa Funarte Retomada, chega a Campo Grande com apoio do Curso de Dança da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Foto Silvia Machado
Em comemoração ao aniversário de 76 anos da bailarina, coreógrafa, professora e diretora artística Sônia Mota, a Faculdade de Dança da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, em Campo Grande, recebe a artista no dia 21 de agosto, às 19h, para a apresentação do solo inédito “Sem Fim” e, na sequência, o lançamento do livro "Arte da Presença / Presença na Arte", que compila sua biografia e o processo de criação de seu método em dança.
Coreografado e dirigido pela portuguesa Carla Jordão, "Sem fim" revisita, de forma suave e gentil, o caminho percorrido por Sônia Mota, que foi pioneira da dança contemporânea e independente de São Paulo, experenciada no emblemático Teatro Galpão entre os anos de 1974 e 1981, integrou o Balé da Cidade de São Paulo, dirigiu a Cia de Dança Palácio das Artes, de Belo Horizonte, e, atualmente, entre aulas e oficinas, realiza um trabalho de dança para mulheres refugiadas na Alemanha, país que divide morada com o Brasil.
“A maneira de me expressar dançando está se mostrando mais calma e serena; a tendência de me mexer, sempre muito rapidamente, ralentou-se como minha alma, que vem se apaziguando e tornando minha dança mais íntima e essencial“, reflete Sônia Mota, que acredita que “assim se complementam e se renovam os ciclos da vida”.
Após a performance, com 45 minutos de duração, Mota lança "Arte da Presença/Presença na Arte", escrito nos últimos 23 anos e que compila, em dois livros reunidos num único volume, a biografia de uma vida toda dedicada à arte e à dança, e a construção do seu método, que não se preocupa em criar uma nova linguagem, mas em transformar, restaurar, readaptar e reorganizar os códigos clássicos e modernos da dança, para acentuar a maneira individual de dançar de cada bailarino. Sônia Mota, que assina concepção, pesquisa, escrita e organização do livro, contou com a assessoria de Gabriel Küster e Letícia Tadros na construção do método Arte da Presença, e de José Rubens Siqueira na escrita. Siqueira também assina o prefácio e Érico Peretta a capa e o projeto gráfico.
“O livro traz a dança como necessidade, percurso de vida e possibilidade de novas delicadezas e, tomara, sirva de legado para as próximas gerações”, almeja a artista-escritora.
Durante a sessão de autógrafos, será projetado em looping o vídeo “Arte da Presença”, gravado pelo videoartista Osmar Zampieri. Desafiando a efemeridade da dança, que se dissolve praticamente no mesmo instante da sua manifestação, Zampieri fez o registro dessa aula realizada em 2022, no Estúdio Oito Nova Dança, da parceira de longa data Lu Favoreto, para que não ficasse apenas na memória físico/corporal dos 22 participantes. O vídeo tem audiodescrição de AD Adamy.
Realizado com apoio do Programa Funarte Retomada/Dança, de Campo Grande o projeto “Sônia Mota: Arte da Presença / Presença na Arte” segue em itinerância para Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG).
Para saber mais:
https://linktr.ee/
______________________________
Serviço
“Sônia Mota: Arte da Presença / Presença na Arte” – Comemoração dos 76 anos da artista da Dança, Sonia Mota, com apresentação do solo "Sem fim", lançamento / sessão de autógrafos do livro "Arte da Presença / Presença na Arte" e videoprojeção da aula master “A Arte da Presença".
Quando: Dia 21/8 (quarta-feira), 19h
Onde: Caixa Preta dos cursos de Dança e Teatro – Faculdade de Dança
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS
Av. Dom Antonio Barbosa, 4155 – Vila Santo Amaro – Campo Grande
Ingressos: Gratuitos – retirada com uma hora de antecedência
______________________________
Um pouco de Sônia Mota
Figura atuante no cenário da Dança, Sônia Mota fez parte da geração pioneira da dança contemporânea e independente, que ocupava o Teatro Galpão, espaço emblemático entre os anos de 1974 e 1981, caracterizado pelo caráter experimental, vanguardista e multidisciplinar na formação e criação artísticas. Nesse mesmo período, Sônia Mota viajava com frequência aos EUA para treinar na Cia de Dança de Louis Falco, discípulo de José Limón. Artista inquieta e inovadora, Sônia integrou o Balé da Cidade de São Paulo, foi diretora artística da Cia de Dança Palácio das Artes, de Belo Horizonte, e coleciona prêmios como bailarina e coreógrafa. É autora do método de dança Arte da Presença, que, a partir de questionamentos pessoais referentes a posturas das técnicas clássica e moderna, utiliza conceitos individuais de dinâmicas, texturas e tons do movimento para extrair de cada aprendiz a essência necessária para sua expressão artística. Sempre transitando entre o Brasil e a Alemanha, Sonia Mota segue ministrando oficinas e, atualmente, realiza um trabalho de dança para mulheres refugiadas na Alemanha.
Ficha técnica “Sem Fim“
Concepção: Sônia Mota | Direção artística e Coreografia: Carla Jordão | Performer: Sônia Mota| Trilha: Carla Jordão | Músicas: Helen Bledsoe, The Beatles e Jean-Baptiste Barrière- Cello Sonata #1 In B Minor | Desenho de Luz: Wolfgang Pütz | Figurino: Carla Jordão e Sônia Mota | Operação de Som: Letícia Tadros | Fotos: Luise Flüge e Agata Stolltman | Produção: Zé Renato - Cais Produção | Assistente de Produção: Beto de Faria | Comunicação e Mídias Sociais: Talita Bretas - Portal MUD | Assessoria de Imprensa: Elaine Calux
Apoio: Programa Funarte Retomada 2023 – Dança, André Boll, João Andreazzi, Lu Favoreto.
Classificação indicativa: livre | Duração: 45 Minutos
Comentários
Postar um comentário