‘Livro de Domingo’, feira com produção e curadoria da editora Lote 42, reúne oito livrarias independentes no Bulevar do Rádio
‘Livro de Domingo’, feira com produção e curadoria da editora
Lote 42, reúne oito livrarias independentes no Bulevar do Rádio, espaço entre o Sesc Avenida Paulista e Itaú Cultural
Livraria Miúda. Foto: Divulgação
A Feira Livro de Domingo reunirá oito livrarias de rua especializadas: a Aigo (literatura diaspórica), Banca Tatuí (independente), Barrilete (futebol), LiteraRUA (periférica), Livraria Eiffel (arquitetura), Lovely House (fotolivro), Mercadinho Simples (sebo) e Miúda (infantil). O evento, promovido pelo Sesc Avenida Paulista, com produção e curadoria da editora Lote 42, valoriza o ofício livreiro e busca estimular o interesse na produção literária, mostrando que há livros para todos os gostos. Esta primeira edição acontece no Bulevar do Rádio, espaço entre o Sesc Avenida Paulista e o Itaú Cultural, no dia 25 de agosto, domingo, das 10h30 às 17h.
Além da feira de livrarias, haverá uma atividade aberta de impressão artesanal: ‘Caramba! Carimbo!’. A oficina, guiada pelo artista Gilberto Tomé, do ateliê-editora Gráfica Fábrica, propõe a composição de pequenas publicações com carimbos com formas geométricas, imagens e frases. A atividade gratuita ficará disponível das 10h30 às 16h30 para todas as idades.
Em caso de chuva, o evento será transferido para o Térreo do Sesc Avenida Paulista.
Confira informações das Livrarias participantes:
AIGO Livros
Definida como uma “livraria migrante”, a livraria AIGO trabalha com literatura diaspórica e busca promover um espaço para resgatar as origens, exercitar a coexistência com outras identidades e imaginar possibilidades transculturais. Criada por Agatha Kim, Paulina Cho e Yara Hwang, a curadoria abarca textos Leste-europeus, Leste-asiáticos, hispano-hablantes, árabes e nordestinos.
Rua Ribeiro de Lima, 453, loja 73 - Bom Retiro
terça a sexta, 10h às 18h | sábado e feriados, 10h às16h
Banca Tatuí
Inaugurada em 2014, a livraria é a primeira banca de rua inteiramente dedicada a editoras independentes. Localizada no centro de São Paulo, a banca contribuiu para revitalizar uma região degradada da cidade. Hoje, conta com material de mais de 200 editoras, artistas e coletivos. Em 2018, a banca ganhou uma extensão, a Sala Tatuí, um espaço de cursos voltado para a arte gráfica. Ambas as iniciativas estão localizadas na rua Barão de Tatuí e são geridas pela editora Lote 42.
Rua Barão de Tatuí, 275 – Santa Cecília
segunda a sábado, 10h às 19h | domingo, 11h às 17h
Barrilete
Batizada em homenagem ao gol que consagrou Diogo Maradona como campeão mundial contra a seleção inglesa na Copa Mundial de 1986, a Barrilete – “pipa”, em espanhol – é a primeira livraria do país dedicada 100% à literatura futebolística. Criada por Carlos Eduardo Mitsuo Nakaharada e Diego Rezende Polachini, que se inspiraram em livrarias de Buenos Aires para conceber o conceito, o espaço se divide em: "Sociedade", "Base", "Formação Tática", "Boleiros" e "Nosso Canto", que são algumas das categorias nas prateleiras.
Rua Doutor Luís Barreto, 103 – Bela Vista
terça a domingo, 10h às 18h
Livraria Eiffel
Localizada no térreo do edifício homônimo projetado por Oscar Niemeyer e Carlos Lemos, a Livraria Eiffel é especializada em arquitetura, design e urbanismo, refletindo os interesses de seu fundador, Leo Wojdyslawski. Dentro dos aproximadamente 2.500 títulos da livraria, 500 são só de publicações raras, garimpadas em sebos, leilões e outras vendas diretas. A livraria possui também um espaço dedicado à exposição de obras de artistas visuais. Sua proximidade com a Escola da Cidade e o Instituto de Arquitetos do Brasil atrai alunos e professores do polo arquitetônico da região.
Praça da República, 183 – República
segunda a sábado, 11h às 19h
LiteraRUA
Criada, em 2002, por um coletivo de autores e produtores com mais de uma década de experiência em produção cultural. A livraria é focada na capacidade e no talento da produção cultural periférica, e surge da dificuldade de autores e artistas da periferia em publicar e fazer circular suas obras. A LiteraRUA tem presença forte em feiras de publicações, trabalha com publicações de várias naturezas, de zines apresentados em saraus às publicações mais tradicionais.
Av. Deputado Emílio Carlos 179, sala 4 – Limão
segunda a sexta, 9h às 18h
Lovely House
Fundada, em 2018, por José Fujocka e Luciana Molisani, a Lovely House é uma editora e casa de livros que se dedica à pesquisa, publicação e divulgação de livros de arte, com ênfase na fotografia e em livros de artista, nacionais e estrangeiros. Desde sua inauguração, trabalha com publicações de editoras parceiras, selos ou autores independentes e títulos próprios, priorizando obras contemporâneas com qualidade conceitual, editorial e gráfica, além de promover lançamentos e encontros com convidados especiais, com a proposta de discutir processos criativos, articular ações culturais e debater a produção de vanguarda. É criadora da IMAGINÁRIA_Festa do Livro, o primeiro festival brasileiro totalmente dedicado aos livros de fotografia.
Av. São Luís 187, primeiro andar. sala 30 – República
terça a sábado, 11h às 18h
Mercadinho da Simples
Anexo à Livraria Simples, espaço criado por Beto Ribeiro e já emblemático no bairro do Bixiga, o Mercadinho da Simples trabalha hoje apenas com livros usados e promove eventos diversos, que vão de feiras de trocas a apresentações musicais, passando por lançamentos, saraus e rodas de conversas.
Rua Rocha 416 – Bela Vista
terça a sábado, 10h às 18h
Livraria Miúda
Fundada pelas amigas e educadoras Tereza Grimaldi e Júlia Souto, em 2021, a livraria foi pensada para despertar a criatividade e a independência das crianças. Com um acervo de mais de 2 mil títulos, entre livros-imagem, quadrinhos, biografias simplificadas, A Livraria Miúda tem seções especiais de formação, com obras de autores e autoras afro-brasileiros e feministas, além de outros ativismos. O espaço conta ainda com um mini café e um quintal planejado para receber eventos de lançamento, encontros de leitura, oficinas criativas e contações de histórias.
Rua Coronel Melo de Oliveira 766 – Pompeia
terça a sexta, 11h às 19h | sábado, 10h às 17h
SERVIÇO
Feira Livro de Domingo
Dia: 25 de agosto de 2024. Domingo, das 10h30 às 17h.
Onde: Bulevar do Rádio (entre o Sesc Avenida Paulista e Itaú Cultural)
Livre | Grátis
SESC AVENIDA PAULISTA
Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo
Fone: (11) 3170-0800
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m
Horário de funcionamento da unidade:
Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, das 10h às 19h30. Domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Comentários
Postar um comentário