CCSP: Festival Territórios do Sambar celebra as comunidades tradicionais do samba, dia 31 de agosto - shows: Samba da Vela e Pagode da 27
Centro Cultural São Paulo
Festival Territórios do
A ideia do projeto gratuito é homenagear um dos gêneros musicais mais representativos do país, trazer suas heranças e protagonismos. Samba da Vela e Pagode da 27 são as atrações da última noite do festival.
Com raízes profundas na cultura afro-brasileira, o samba evoluiu e se diversificou em várias vertentes, cada uma com suas características próprias. No dia 31 de agosto (sábado), a última noite do Festival Territórios do Sambar celebra as comunidades tradicionais do samba, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). No palco, o Samba da Vela e Pagode da 27, embalados pela ancestralidade negra, evocam a resistência desse povo e dão voz à sua fé e luta.
Fundada no bairro de Santo Amaro por Paquera (José Alfredo Gonçalves de Miranda), Chapinha (José Marilton da Cruz) e os irmãos, ambos integrantes da dupla Prettos, Maurílio de Oliveira e Magnu Sousá, a comunidade Samba da Vela proporciona espaço para que compositores de samba divulguem suas obras, fazendo dessa reunião um verdadeiro culto ao que há de mais genuíno na cultura brasileira.
Já o Projeto Comunidade Pagode da 27, criado por sambistas na conhecida Rua 27, localizada no Grajaú, transformou uma região considerada uma das mais violentas da Zona Sul de São Paulo em Patrimônio Cultural da cidade. Desde o início, o grupo arrecada alimentos que são destinados às organizações da região, oferece oficinas de música para crianças e, recentemente, criou uma biblioteca comunitária.
Para Cida Gonçalves, da Casa do Batuque Produções, que é a realizadora do projeto, “O festival pretende promover conexões entre os universos e personalidades pertencentes à história viva do samba. O tema do projeto é de interesse público e, é uma transmissão de saberes de um importante legado da cultura negra.”
Este projeto é realizado, através da 7ª edição do Edital de Apoio à Música para a Cidade de São Paulo.
Serviços Festival Territórios
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Datas: 31 de agosto.
Horário: 18h30
Ingresso: gratuitos (retirada: 1h antes do espetáculo) - https://centrocultural.sp.
Acesso livre para todas as idades
Sobre o Festival Territórios do Sambar:
Com o coletivo Samba de Dandara como mestre de cerimônia, o Festival Territórios do Sambar tem o intuito de homenagear e explorar as origens do samba, as principais vertentes do gênero e a expansão do samba como um símbolo da cultura do país. A cada encontro, o evento recebe uma personalidade destacada dentro da intelectualidade negra, que irá abordar um dos temas propostos, dentro do universo do samba. Além das personalidades, o projeto conta com apresentações musicais exclusivas.
Comentários
Postar um comentário