Votorantim e Alumínio recebem apresentações de peça infantil inspirada na poesia de Manoel de Barros
Cia. Quinquió estreia temporada de “Raiz do Sonho” com apresentações em Votorantim e Alumínio (SP)
Celebrando dez anos, o grupo apresenta o espetáculo que convida o público a pensar um pouco mais sobre as coisas aparentemente simples da vida e também sobre a força dos grandes sonhos.
Votorantim e Alumínio recebem apresentações de peça infantil inspirada na poesia de Manoel de Barros
No dia 08 de agosto de 2024 (quarta-feira), às 8h30 e às 14h30, com entrada gratuita, a Cia. Quinquió ( @cia.quinquio ) apresenta o espetáculo “Raiz do Sonho” no Teatro Municipal Francisco Beranger, que fica na Avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291 - Centro, em Votorantim (SP). A sessão das 8h30 contará com Audiodescrição e Tradução em LIBRAS.
Já no dia 09 de agosto (sexta-feira), às 10h e às 15h, com entrada gratuita, o grupo se apresenta no Auditório da cidade, que fica na Praça João de Castro Figueiroa, 02 - Vila Industrial, em Alumínio (SP), sendo que a sessão das 10h contará com Audiodescrição e Tradução em LIBRAS.
As apresentações são as primeiras da temporada que celebra os dez anos da Cia. Quinquió, que passará ainda pelas cidades de Juquitiba, Mairinque, Vargem Grande e Itu, escolhidas por fazerem parte de uma região do Estado de São Paulo que é predominantemente agrícola.
Inspirado nas obras do poeta Manoel de Barros, o espetáculo “Raiz do Sonho” trata do resgate das coisas simples e da importância de coisas aparentemente insignificantes, relatando, ao mesmo tempo, a força de um sonho. Sonhos que podem mover um ser humano em busca de algo melhor. Os sonhos , aguçar a curiosidade, proporcionar aprendizados e até reflexões sobre a existência humana.
Através da obra do poeta matogrossense Manoel de Barros, a montagem proporciona ao público um momento de poesia e de contato com coisas que o poeta intitula “inúteis”. A importância do nada, a insignificância das pequenas coisas cotidianas e o olhar poético para a natureza, que Manoel coloca em seus poemas são a inspiração para o espetáculo. Unido a isso, músicas do cancioneiro popular transitam entre as palavras do poeta e despertam no público memórias de sua origem, revelando a identidade que cada ser humano traz em si.
Através de uma divertida narrativa, acompanhada por jogos e brincadeiras, o espetáculo busca despertar no público infantil - e também adulto - a sensibilidade para as coisas simples da vida, como o brincar, por exemplo, que pertence a todo ser humano.
“E, junto com a ação do brincar, nascem os sonhos e, por que não, também a realização deles?”, comenta o grupo.
Outras ações do projeto
Com o projeto que celebra os dez anos da Cia. Quinquió, além da temporada de apresentações, o grupo realiza uma oficina especial de práticas teatrais para professores da rede pública municipal e estadual em cada uma das cidade por onde a temporada irá passar.
A oficina “Práticas Teatrais para Professores” tem como objetivo expandir a consciência corporal e a criatividade, para que os professores consigam incorporar alguns exercícios em sala de aula. Com essa dinâmica, os professores também terão um espaço de compartilhamento de experiências e aprendizados com outros profissionais da educação, criando assim uma rede de apoio entre eles. Cada encontro terá duas horas de duração e serão oferecidas 20 (vinte) vagas gratuitas.
Serão abordados os temas: Aquecimento vocal e corporal, Jogos Teatrais, Exercícios de Improvisação, Experiências de cenas, a partir de estímulos da poesia de Manoel de Barros, além de uma apresentação.
Outra ação relevante do projeto é a Oficina de teatro para crianças e pré-adolescentes, na faixa etária de 08 a 14 anos, que também será oferecida em cada cidade. A oficina terá a duração de duas horas e serão disponibilizadas 20 (vinte) vagas gratuitas.
O objetivo é proporcionar às crianças e pré-adolescentes da cidade uma experiência lúdica com o fazer teatral, apresentando elementos básicos do teatro, como improvisação e jogos teatrais, para que as crianças criem possibilidades artísticas a partir dos estímulos oferecidos.
Os temas da oficina serão: Aquecimento vocal e corporal, Jogos Teatrais, Criação de cenas, a partir de estímulos das artes visuais e uma apresentação final.
Sobre a Cia. Quinquió
A Cia. Quinquió surgiu em 2014 como um grupo de estudos sobre literatura brasileira e teatro físico, um método teatral que visa o desenvolvimento do ator e a criação dramática através do corpo e da dinâmica do movimento.
Os fundadores do grupo, Samara Chedid e Luis Manarelli, são atores profissionais com vasta experiência em teatro infantil e também como docentes em artes cênicas. O trabalho do grupo consiste em pesquisa e treinamento corporal, contação de histórias e diversas oficinas de criação direcionadas a escolas, tanto para alunos quanto para educadores.
As ações fazem parte do projeto “Raiz do Sonho” contemplado no edital de Difusão Cultural, através da Lei Paulo Gustavo para o Estado de São Paulo.
Informações: www.instagram.com/cia.quinquio e www.facebook.com/ciaQuinquio
Ficha Técnica - Direção: Luis Manarelli. Elenco: Samara Chedid e Luis Manarelli ou Gilmara Pereira; Músicos: Camila Borges e Monique Salustiano; Dramaturgia: Luis Manarelli e Samara Chedid; Direção de Arte e Cenário: Cia Quinquió; Figurino: Marcela Pankowski. Direção de produção artística: Samara Chedid Iluminação: Greta Liz. Intérprete de Libras: Amanda; Audiodescritor: Douglas Soares; Canção Tema: Gutto Mota; Letra da música: Gilmara Pereira; Música Descida do Trem: Camila Borges e Monique Salustiano
Trilha sonora e Arranjos: Camila Borges, Monique Salustiano e Fabrício Cardeal. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Agenciamento: Paula Simões.
Serviço: Espetáculo “Raiz do Sonho”
Com Cia Quinquió
Sinopse: Inspirada na obra do poeta Manoel de Barros, Raiz do Sonho narra a trajetória de uma menina cheia de sonhos que mora com seu irmão em um pacato vilarejo cercado por um rio. Seu maior sonho é ir até a cidade, onde acredita que está seu pai, para lhe entregar seu chapéu. Sua maior dificuldade aparece na forma do famoso vendaval que assombra o vilarejo. É diante dele que ela encontrará força e coragem para perseguir seu sonho em um caminho repleto de aventuras e brincadeiras. Duração: 45 minutos
Classificação Livre - Grátis
Quando: 08 de agosto de 2024 (quinta-feira) - Horário: 8h30 e 14h30
Onde: Teatro Municipal Francisco Beranger - Endereço: Av. Ver. Newton Vieira Soares, 291 - Centro, Votorantim - SP
Acessibilidade: Audiodescrição e Tradução em Libras na sessão das 8h30
Quando: 09 de agosto de 2024 (sexta-feira) - Horário: 10h e 15h
Onde: Auditório da cidade - Endereço: Praça João de Castro Figueiroa, 02 - Vila Industrial, Alumínio - SP
Acessibilidade: Audiodescrição e Tradução em Libras na sessão das 10h
Próximas apresentações:
Quando: 22 de agosto de 2024 (quinta-feira) - Horário: 10h
Onde: APAE Mairinque - Endereço: Av. Milton Cardoso Leite, 151 - Chácaras Manao, Mairinque - SP
Acessibilidade: Audiodescrição e Tradução em Libras
Quando: 22 de agosto de 2024 (quinta-feira) - Horário: 15h30
Onde: Escola Municipal Neusa Maria - Endereço: BAIRRO MOREIRAS, Mairinque - SP, 18120-00
Apresentação fechada para estudantes da escola
Comentários
Postar um comentário