Show: Jéssica Areias e Cauê Silva celebram a diversidade dos povos originários no Centro Cultural São Paulo (CCSP), dia 4 de agosto - grupo indígena Yamititkwa Sato- convidado:

 


Os músicos Jéssica Areias e Cauê Silva celebram a diversidade dos povos originários no Centro Cultural São Paulo (CCSP), dia 4 de agosto


O grupo indígena Yamititkwa Sato, da etnia Fulniô (PE), é o convidado da noite. Show é baseado no álbum “Cantos de Origem”, lançado em 2023.





O Centro Cultural São Paulo (CCSP) será palco do show “Cantos de Origem”, baseado no primeiro álbum de Jéssica Areias e Cauê Silva, projeto que é uma reverência ao movimento de resistência ancestral da união das culturas afro, bantu e indígena, oriundas do encontro entre as sonoridades das regiões Congo, Angola e Brasil. A apresentação gratuita acontece no dia 4 de agosto, às 18h e os ingressos podem ser reservados online, através do link https://rvsservicosccsp.byinti.com/#/ticket/  ou presencialmente.

Em “Cantos de Origem” a música transcende fronteiras, mostrando a diversidade de pensamento e estética entre os povos. A força dos antepassados é revelada através da música de terreiro, da capoeira, do folclore e das línguas tradicionais bantu, simbolizando sabedoria, resiliência, beleza, afeto, saudade, orgulho e continuidade. 

Na ocasião, celebrando o Mês Internacional dos Povos Indígenas, data estabelecida pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) como forma de reconhecer a importância dos povos originários e a necessidade de protegê-los, Jéssica Areias e Cauê Silva recebem o grupo indígena Yamititkwa Sato, da etnia Fulniô (PE). Formado por Txalê Fowá, Wadja, Twlkya e Doyá, o grupo participou das gravações do álbum “Cantos de Origem” na faixa “Féa Hia - Saudações aos Povos Originários”, onde cantam a cantiga na sua língua mãe, o Yathê.

 “Poder apresentar Cantos de Origem no CCSP tendo o Grupo Fulniô Yamititkwa Sato como convidado, durante o mês de agosto indígena, é fundamental para valorizar a cultura indígena, promover a diversidade cultural, ampliar a visibilidade das culturas indígenas e proporcionar um espaço de representação e expressão para a comunidade Fulniô.”, afirma Jéssica Areias, cantora angolana radicada em São Paulo.

Informações do show:

Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP)/ Sala Adoniran Barbosa

Endereço: Rua Vergueiro, 1.000 – Liberdade – São Paulo

Data:  04 de agosto

Horário: 18h

Evento gratuito

Ingressos: https://rvsservicosccsp.byinti.com/#/ticket/

Informações: https://centrocultural.sp.gov.br/

 

Sobre os músicos:

Cauê Silva - Percussionista autodidata e capoeirista Brasileiro, oriundo do candomblé. Cauê é licenciado em Educação Física pela FEFISA. Integrante dos grupos: “Höröyá” e do bloco “Os Capoeira”, em que ministra o curso de percussão junto com Mestre Dalua, Felipe Roseno e Contramestre Leandrinho. Acompanhou as cantoras: Mariene de Castro, Mariana Aydar, Luê, Uly Costa, Beatriz Rodarte, Nara Couto, Lívia Mattos, Laetícia, Elza Soares, Lia Paris, Xênia França, Márcia Castro, Verónica Ferriani e Giana Viscardi com quem viajou para Europa em duas turnês e para África. Acompanha as/os Cantores: Jéssica Areias, Luedji Luna, Virgínia Rodrigues, Tiganá Santana, Roberto Mendes, entre outros, além de integrar a banda do projeto “Bitita - As composições de Carolina Maria de Jesus”.

Jéssica Areias - Cantora, compositora e preparadora vocal Angolana. Dona de uma personalidade musical bastante eclética, reúne na sua bagagem um misto de influências, que vão das suas raízes africanas ao fado e do jazz à MPB. Jéssica é licenciada em educação musical (Fpa) e pós-graduada em regência coral (Fpa) e Pedagogia vocal (Fasm). Há 13 anos no Brasil, tem dois álbuns autorais lançados em todas as plataformas digitais, Olisesa (2014) e Matura (2021). Em 2022, fez o show de lançamento do álbum na Casa de Cultura Os Capoeira e integrou o projeto Brasil – Angola ao lado de Tiganá Santana, duas noites de show no Sesc 24 de Maio. Em 2023, apresentou o seu disco no Festival Oferendas (SSA) e nos  Sescs Pelourinho, Pompeia, e Santo André.

 

Comentários