São Paulo Escola de Dança contrata docentes para cursos de extensão cultural

São Paulo Escola de Dança contrata docentes para cursos de extensão cultural

Interessados podem se inscrever para ensinar na SPED em cursos de extensão até 5 de agosto.



Dez vagas estão abertas para a contratação de docentes na São Paulo Escola de Dança, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa. Estão abertas inscrições para vagas de docentes dos cursos de extensão em Dança Moderna e Processos de Criação e Danças Brasil/África.

Os cursos são ministrados presencialmente na São Paulo Escola de Dança, na Rua Mauá, 51 - 3º andar, na Luz, em São Paulo/SP, com diferentes cargas horárias conforme a vaga pleiteada. 

As inscrições para as vagas de docência dos cursos de extensão estão disponíveis no site da SPED, no menu Fornecedores, uma vez que a contratação será realizada no formato pessoa jurídica ou autônomo. No formulário de inscrição, o candidato deve disponibilizar currículo e proposta pedagógica. São quatro vagas para docentes no curso de extensão de Dança Moderna e Processos de Criação e seis vagas para ensinar no curso Danças Brasil/África

O perfil de candidato desejado para as vagas é de profissional formado, docente da arte e cultura, com ênfase no campo da dança e artes do espetáculo, com formação consolidada. É necessário comprovar atuação específica como docente e/ou formador e/ou educador, apresentando documentação que ateste prática de docência na área específica.

A carga horária contratada será de até 64 horas, distribuídas em cerca de 45 dias. Após análise de currículos e propostas pedagógicas, a lista de selecionados será divulgada no site dia 7 de agosto e as entrevistas acontecerão nos dias 8 e 9 do mesmo mês. O resultado final será divulgado em 12 de agosto. Todo o processo poderá ser acompanhado pelo site. 


SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA

Criada em 2022 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Escola de Dança, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, é comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco em uma imprescindível valorização da pluralidade. Ela se estrutura em quatro eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que tem por objetivo promover o acesso a linguagem da dança para população em geral – a partir de 13 anos; Cursos de Extensão Cultural, que visam contribuir para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.

DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA Inês Bogéa é bailarina, documentarista, escritora e professora. É bailarina e professora, graduada em filosofia e pedagogia. É doutora em Artes com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Atualmente, é diretora artística e educacional da São Paulo Companhia de Dança e da São Paulo Escola de Dança, professora de cursos de especialização em arte, educação e memória, além de documentarista e escritora. De 1989 a 2001 foi bailarina do Grupo Corpo e entre 2001 e 2007 foi crítica de dança da Folha de S. Paulo. É autora e organizadora de diversos livros e de mais de 70 documentários sobre dança. Recebeu diversos prêmios entre eles a Medalha Tarsila do Amaral (2022), a nomeação pela Critic’s Choice of Dance Europe, como uma das melhores diretoras da temporada 2018/2019 e o Chavaliére de Lorde des Arts et des Lettres (2024), pelo Ministério da Cultura Francês.


 

Comentários