SankofaJAM reúne dança, moda e música em celebração à ancestralidade neste sábado

 SankofaJAM reúne dança, moda e música em celebração à ancestralidade neste sábado

 “SANKOFA: a dança como presente” e “Moda Preta Autoral”, projetos apoiados pela Lei Paulo Gustavo, se unem para uma tarde de cultura e arte




 

Recife será palco de um encontro cultural único neste sábado (03/08). A SankofaJAM, culminância da oficina “SANKOFA: a dança como presente” e do projeto “Moda Preta Autoral”, promete uma tarde de imersão na ancestralidade afro-brasileira, com dança, desfile de moda, palestra e música. O evento é gratuito e aberto ao público, e acontece a partir das 14h no CAD, no bairro da Várzea.

 

A oficina “SANKOFA”, coordenada pelo artista da dança e professor Orun Santana, e o projeto “Moda Preta Autoral”, da marca Zarina, da artista e empreendedora Jessica Zarina, ambos apoiados pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), se unem para celebrar a cultura negra e promover a conexão com as raízes africanas.

 

A programação começa com a palestra “Eu tive uma ideia. O que eu faço agora?”, às 14h, ministrada pelo produtor cultural e educador social Danilo Carias. Às 15h, acontece a culminância da oficina “Sankofa – dança como um presente”, a SankofaJAM vai ser um espaço aberto de experimentação para o público.

 

Às 17h, o desfile “Nas encruzilhadas encontrei o amor”, do projeto “Moda Preta Autoral”, apresentará peças inspiradas nas diásporas brasileiras e africanas. Para encerrar, às 18h, Grupo Tambor Ancestral promete animar o público com seus ritmos contagiantes.

 

“A SankofaJAM busca essa relação com as danças tradicionais, ou não, africanas e afrodiaspóricas. É um lugar de improvisação, partindo dos princípios motores que elas propõem”, explica Orun Santana. O artista destaca a importância da ação em promover a conexão com a ancestralidade e a investigação pessoal através da arte.

 

O evento é uma oportunidade para vivenciar a cultura afro-brasileira de forma ativa, participando das atividades ou apreciando as apresentações. “O público pode esperar uma experiência imersiva. A SankofaJAM é um convite para todos, independentemente de suas habilidades em dança. A ideia é criar um espaço acolhedor e livre para que as pessoas possam se conectar com sua ancestralidade e expressar sua criatividade através do movimento”, convida Orun Santana.

 

Programação completa:

 

14h às 15h – Palestra “Eu tive uma ideia. O que eu faço agora?” com o educador social e produtor cultural Danilo Carias (acesso gratuito), da Criativo Soluções

15h às 17h – SankofaJAM – Orun Santana e Convidados

17h às 18h – Desfile Moda Preta Autoral com o tema “Nas encruzilhadas encontrei o amor”, dirigido pela marca Zarina desfilando convidados

18h30 às 20h – Apresentação musical com o Grupo Tambor Ancestral

 

Serviço:

SankofaJAM

Quando: sábado (03/08/24), das 14h às 20h

Onde: CAD (Rua Francisco Lacerda, 440 – Várzea, Recife)

Entrada: gratuita. Evento aberto ao público

 

Comentários