ArPa Feira de Arte celebra 3ª edição com recorde de público e consolida sua identidade única no mercado das artes visuais

 


ArPa Feira de Arte celebra 3ª edição com recorde de público

e consolida sua identidade única no mercado das artes visuais


Com curadoria especializada em todos os projetos, a ArPa se estabelece na Mercado Livre Arena Pacaembu, diferenciando-se como uma feira que oferece uma experiência artística cuidadosamente selecionada

 

 

Crédito: Pedro Mascaro

 

Em sua terceira edição, realizada entre os dias 26 e 30 de junho de 2024, a ArPa Feira de Arte consolidou sua identidade única no mercado das artes visuais, movimentando o cenário com uma curadoria especializada em todos os seus projetos. O evento, que marcou a inauguração da Mercado Pago Hall na Mercado Livre Arena Pacaembu, bateu recorde de público – 13.500 pessoas passaram pelo evento – e de vendas, com um aumento de 20%, e ofereceu uma programação que proporcionou uma imersão profunda na arte contemporânea.

 

Durante os cinco dias de evento, os visitantes puderam apreciar a produção de artistas de galerias de diversos estados brasileiros e de países como Argentina, Colômbia, Espanha, México, Noruega e Portugal, apresentando projetos inéditos. A curadoria criteriosa da ArPa garantiu uma seleção de obras que refletem a diversidade e a qualidade da produção artística contemporânea.

 

A organização da feira e o fluxo de público foram recebidos com entusiasmo pelas galerias participantes. Thiago Gomide, da galeria paulistana Gomide&Co, celebrou o sucesso de vendas, afirmando ter esgotado todas as obras do estande. Franco Leme, da Galeria Leme, também elogiou a feira e destacou que a terceira edição consolida a ArPa no calendário das artes visuais.

 

A programação deste ano incluiu conversas instigantes que reuniram nomes como Beatriz MilhazesJacopo Crivelli, Lídia Lisbôa, Paulo Bruscky e Siron Franco, entre outros. Os debates abordaram temas como a Bienal de Veneza, a arte como projeto de sociedade, a continuidade da vida e a natureza selvagem, proporcionando uma experiência rica para todos os públicos. A performance de Igi Lola Ayedun (HOA) no setor Arte em Campo, área externa com acesso gratuito, também foi um dos destaques.

 

A ArPa 2024 também reconheceu o talento de artistas e galerias. Na quinta-feira, 27 de junho, a artista Aline Motta, representada pela Mitre Galeria, recebeu o prêmio Selo Mandacaru - ArPa, entregue pela diretora geral da feira, Camilla Barella, e pela gestora do Projeto Mandacaru, Beth da Matta. A obra de Motta, que combina diversas técnicas para reconfigurar memórias afro-atlânticas, foi selecionada entre artistas com até 15 anos de carreira e passará a integrar o acervo do projeto.

 

No sábado, 29 de junho, a Albuquerque Contemporânea foi premiada como Melhor Estande por seu projeto de Rochelle Costi, e as galerias Almeida & Dale e Sendros também receberam menções honrosas. Os agraciados foram escolhidos por um júri de renomados curadores internacionais: Aram Moshayedi (Hammer Museum), José Esparza, Chong Cuy (Storefront for Art and Architecture), Rosário Güiraldes (Walker Art Center) e Stuart Comer (MoMA).

 

Para Camilla Barellafundadora e diretora geral da ArPa, a edição de 2024 foi um marco por ter demonstrado "um amadurecimento do evento em si, pois o público já aguardava a realização da feira bem como o formato inovador apresentado. A ArPa se difere de outros eventos similares por investir em colaborações curatoriais, assim como no direcionamento para as galerias mostrarem seus artistas em maior profundidade e com projetos inéditos”, afirma.

 

Compartilhando o palco com outros dois eventos importantes do calendário cultural da cidade: a MADE – Mercado. Arte. Design, uma feira internacional de design colecionável, e a Feira do Livro, um evento gratuito dedicado à literatura na Praça Charles Miller, a ArPa fortaleceu o pilar cultural no cenário paulistano.

 

SOBRE a ArPa

Site Instagram

Múltipla, participativa e plural, a ArPa é uma feira brasileira de arte contemporânea que gera oportunidades de negócios ao aproximar galeristas, artistas, curadores, colecionadores e entusiastas das artes. Ao exibir trabalhos nos mais diferentes suportes, fomenta o que há de mais instigante na cena artística nacional e internacional.

ArPa Feira de Arte é uma realização do Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais - PROMAC, com patrocínio master de Progen e Hoteis.com e patrocínio de Vivo, Comgás, Mitsubishi Motors, Shopping Cidade Jardim Home & Design, Sauer e MOS.

Comentários