Rosa Belluzzo lança livro de receitas de famílias imigrantes em SP no dia 22

 


Rosa Belluzzo lança livro de receitas de famílias imigrantes em SP no dia 22
‎‍  ‎ 
Pesquisadoras destacam a rica tapeçaria cultural presente nas cozinhas brasileiras, resgatando tradições culinárias de diferentes heranças imigrantes

 


A pesquisadora Rosa Belluzzo lança, no próximo dia 22, sábado, o livro Cadernos de receitas: Memórias afetivas, escrito em coautoria com Betty Loeb Greiber. A sessão de autógrafos será na Livraria D'Plácido, no Conjunto Nacional, em São Paulo, às 16h.
 

Sobre o livro
 

O projeto se dedicou a resgatar, por meio dos cadernos de receitas mantidos por famílias de imigrantes, diferentes tradições culinárias que contribuíram para a formação da cultura brasileira. Para tanto, além de se debruçar sobre os próprios cadernos, foi empreendida também uma série de entrevistas com integrantes das famílias que tão zelosamente mantêm esses registros para que eles sejam passados, ainda, a gerações vindouras.
 

Sobre as autoras
 

Rosa Belluzzo - É autora de vasta produção na área de história da alimentação. Seus livros lhe renderam muitos prêmios no Brasil e no exterior. Publicou, pela Editora Unesp, São Paulo: memória e sabor (Prêmio da Académie Internationale de la Gastronomie em 2009); Machado de Assis: Relíquias culinárias (1° lugar no Prêmio Jabuti 2011); Arte da cozinha brasileira (com Leonardo Arroyo, 2013, prêmios da Academia Internacional de Gastronomia e da Academia Brasileira de Gastronomia); e Mil e uma noites, mil e uma iguarias (2019).
 

Betty Loeb Greiber (in memoriam) - Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Foi ceramista destacada pelo desenho moderno de suas peças. Seguindo a tradição familiar, dedicou-se também à joalheria. Paralelamente, desenvolvia atividades de pesquisas ligadas à história oral.
 

Serviço - Sessão de autógrafos de Cadernos de receitas: Memórias afetivas
 

Data: 22 de junho (sábado), às 16h
Local: Livraria D'Plácido - Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista, 2073 - Consolação

Acesso ao estacionamento pela Rua Padre João Manoel
Próximo à estação Consolação (Linha Verde) do Metrô

Comentários