Personalidades do Carnaval : "Mestre Batucada"

 Personalidades do Carnaval : "Mestre Batucada"

Mestre Batucada (1943/2011)
Faculdade Barroca Zona Sul / GRCSES Vai Vai 

Texto :Eduardo Barbosa

Edição : Preta Jóia 


João Barbosa, pseudônimo  Batucada, aderecista, mestre sala, passista, compositor ,  começou sua história nos Garotos do Ipiranga, escola de samba que deu origem aos Acadêmicos do Ipiranga, escola na qual ele foi um dos fundadores. 

Desfilou no Cordão Mocidade  Camisa Verde e Branco,  no final dos anos 60. Foi Mestre-Sala do Império do Cambuci e ajudava Dona Olímpia numa ala que ela tinha no GRCSES Vai-Vai. Como ele era um exímio passista, foi convidado pra desfilar na escola de samba do Bixiga  e foi campeão nos anos de 1978, 1981 e 1982.

Foi compositor do samba enredo do Faculdade Barroca Zona Sul de 1978.(Cantos e Dança de Um Povo), Começou a fazer fantasias, adereços para a escola da Zona Sul em 1983, fez um desfile revolucionário em 1985, om enredo "Chico Rei", a escola  só não se sagrou campeã porque teve problemas na comissão de frente. Ali nascia o estilo Batucada de fazer fantasias e adereços. 

Repetiu a dose em 1988 com o enredo" No Centenário da Abolição Barroca. Novamente". Em 1990, melhor classificação do agremiação (5o. lugar)  Batucada montou praticamente toda  a escola no enredo "Segredo do Amor". 

Após sair do Barroca foi convidado a desfilar novamente como Mestre-Sala no GRCSES  Vai-Vai, mas optou por continuar com sua maior paixão no carnaval: fantasias e adereços. Passou por outras escolas de sambas nessa mesma função: Império do Cambuci, Imperador do Ipiranga, Acadêmicos do Ipiranga e terminou sua carreira no Brinco da Marquesa onde fez escola literalmente. 

João Barbosa era um artista ímpar, introspectivo, não gostava de particularizar quando a escola ia bem , mas se cobrava quando a escola ia mal. Batucada é uma personalidade do Carnaval Paulistano , mestre do samba que é desconhecido pela maioria, mas reverenciado por grandes sambistas que já passaram e ainda estão por aqui. 

Em toda escola de samba que ainda existir sambista que reverencia àqueles que fizeram a história do carnaval de São Paulo, haverá a lembrança do Mestre Batucada.

Ilustre morador da Rua Lino Guedes.


Comentários