MSant lança a mixtape “Meu Som” com nove faixas que reforçam o valor da autenticidade no rap nacional

 MSant lança a mixtape “Meu Som” com nove faixas que reforçam o valor da autenticidade no rap nacional

 

A produção musical foi feita em casa e pelo celular com muita criatividade e duas personas

 


O artista compõe e canta rap desde a adolescência, mas só agora aos 19 anos produziu seu primeiro trabalho que reúne composições autorais. Músicas de amor como na faixa "Mulher"; músicas para refletir como "Mais Um Nego", e para quem gosta de dançar com certeza vai apreciar a faixa "Anjos e Demônios".  MSant faz lançamento da sua primeira mixtape “Meu Som” com letras assinadas tanto por ele quanto MM, outra persona do jovem Miguel Sant'Anna. Dia 05/07, sexta-feira, em todas as plataformas digitais.

A mixtape contém 9 faixas e traz diversos estilos dentro do rap como o trap, na faixa "Foda-se"; e o afrobeat, na faixa "Sair daqui”. “A ideia da mix é que todos possam curtir e não ser algo nichado para certo público, dando aos ouvintes a chance de escolher a sua preferida”, explica o autodidata.

A influência musical de MSant está entre os seus preferidos do rap numa lista de nomes da nova geração e do cenário nacional: Luccas Carlos, BK, Leall e Matuê .

 

Todas as faixas foram produzidas no celular de MSant,

com beats de uso gratuito ou licenciados:

— Meu primeiro projeto, feito de forma totalmente independente. Estou com meus pés no chão, só espero que quem escute goste da experiência e que eu continue evoluindo nas minhas músicas. Talvez falte qualidade técnica em comparação a gravações de estúdio, mas estou satisfeito com o que eu consegui fazer com os recursos que tenho e garanto que qualidade lírica não falta  diz o compositor.

 

 

Entre a universidade e o rap  

MSant nasceu em Laranjeiras, mora na Zona Oeste do Rio de Janeiro e atualmente cursa Serviço Social na UFRJ. “Pra ser sincero eu não me lembro quando comecei a escrever minhas letras, porém, se me perguntarem, eu diria que faço Rap desde os meus 13 anos, mas só comecei a me "divulgar" aos 15, quando criei um perfil no Instagram.

Na página chamada "mini_wakanda" ele postava raps voltados para pessoas negras, abordando dificuldades, injustiças, lutas e vitórias da vida cotidiana dos negros. A partir daí começou a ser bastante incentivado pela família, amigos e até desconhecidos. Em 2022, com 17 anos, apresentou-se no show de talentos da escola, sendo o único a exibir uma música autoral, que deu ao jovem o 2° lugar. Foi quando as pessoas começaram a pedir que lançasse o rap apresentado nas plataformas digitais. Nasceu aí o artista: o MSant e um pouco depois o MM.

 

Personas opostas e descrição de cada faixa

Por MSant

Duas personas bem diferentes e até opostas em certos pontos, o MM é uma parte que o MSant rejeita de si mesmo. O MSant crítica tudo ao seu redor, incluindo a si mesmo, ele não quer se render e aceitar as coisas da forma que são. Ele é mais introspectivo e isso permite que suas letras tenham um pouco mais de profundidade e permite que a música permeie temas como amor, raiva, tristeza, lutas e etc.

Já o MM entende como o mundo funciona e que não é quem que dita as regras do jogo, porém ele tem que jogar, então suas letras não buscam "mudar o mundo" e sim aproveitar este em que vivemos. Suas letras são mais voltadas a conquistas, luxos e festas, não deixando de fazer certas críticas também. Sendo mais blindado por ego o MM tem dificuldades de falar sobre si mesmo de forma mais vulnerável ao contrário do MSant, talvez um seja o que falta no outro.

Sobre as faixas (1 a 6 e 9) e MM (7 e 8)

1. Pra você pt2

MSant conta o começo da história da faixa já lançada "Pra você", que retratava a despedida de um casal apaixonado. A pt2 vem pra contar o início desse romance de um casal que ainda está se conhecendo.

  2. Spotify (prod. NYCSOUNDZ)

Fala sobre um casal recém-terminado que, apesar do amor e da saudade dos dois, não dão certo juntos. Eles se amam, mas não o suficiente para mudarem em prol do outro, e isso sempre leva novamente para o término da relação.

3. Decisões (prod. Dubbeats)

É sobre um cara que terminou a relação por priorizar a carreira. Ele reconhece que é o errado na história e se pudesse voltar atrás não entraria nessa relação, mas também reflete se é o único culpado de tudo não ter dado certo.

4. Mulher (prod. Gbx)

Um relato sobre aquela relação mal-esclarecida, onde ambos não têm nada, porém acabam se cobrando como se estivessem em um relacionamento, o que só gera brigas, ciúmes e confusão.

5. Mais um nego (prod. Arkketipo)

É a faixa mais profunda da mixtape, nela o MSant fala sobre o racismo e suas sequelas deixadas na vida dos jovens negros, mas também fala sobre lutas e conquistas e que no meio disso tudo, apesar de ser o porta-voz dessa história, ele é só mais um nego.

6. Foda-se (prod. B Noize)

Essa melhor retrata a motivação do MSant dentro do rap, que é simplesmente uma vida melhor para família e amigos. Nessa faixa ele também critica o cenário do rap onde, talvez de modo até arrogante, ele se sente superior a muitas pessoas que têm bem mais recursos no mundo da música do que ele.

7. Anjos e demônios (prod. Neytxn)

A faixa mais dançante da mixtape e a primeira que leva a assinatura do MM na mix. Nela o MM fala sobre uma vida de luxo, festas e mulheres, onde apesar de adorar essa vida ele não pode se perder do foco que é fazer dinheiro.

8. Dia de sexta (prod. Daveyoh)

É a segunda e última faixa do MM na mixtape. Também é uma faixa de amor, mas diferente das faixas do MSant o MM explora o lado mais material e carnal da relação, onde o mesmo até se mostra relutante em se envolver com alguém, demonstrando ter outras prioridades, porém ao longo da faixa vai admitindo estar realmente gostando do relacionamento.

9. Sair daqui (prod. Dazz)

Última faixa da mixtape e talvez a mais divertida, trazendo um afrobeat, essa faixa ao mesmo tempo que é dançante também serve pra relaxar. Nela o MSant reflete sobre si mesmo, em como evoluiu com o passar do tempo e hoje enxerga o mundo de uma forma mais livre, leve e solta.

 

Dia 5/7, sexta-feira

“Meu Som” – lançamento em todas as plataformas digitais. Primeira mixtape de MSant, que também assina música, letras de rap e produção.

Ano produção: 2024

Faixas: 9

Comentários