Retrato de Um Certo Oriente, novo filme de Marcelo Gomes, baseado no livro de Milton Hatoum, ganha trailer inédito

 Retrato de Um Certo Oriente, novo filme de Marcelo Gomes, baseado no livro de Milton Hatoum, ganha trailer inédito

 

Produção dirigida por Marcelo Gomes, diretor de Cinema, Aspirinas e Urubus, que estreou no International Film Festival Rotterdam, foi exibido no screening market Marché du Film do Festival de Cannes e passará no Olhar de Cinema de Curitiba, chega aos cinemas brasileiros no segundo semestre de 2024; distribuição é da O2 Play




 

Cena do filme Retrato de um Certo Oriente | Créditos: Divulgação

 

EM BREVE NOS CINEMAS

ASSISTA AO TRAILER AQUI

 

São Paulo, maio de 2024 – O longa-metragem Retrato de um Certo Oriente, dirigido pelo brasileiro Marcelo Gomes, ganhou trailer inédito (assista aqui). A co-produção ítalo-brasileira é baseada no livro do escritor amazonense Milton Hatoum, Relato de um Certo Oriente – vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Romance em 1990. Sua estreia exclusiva nos cinemas brasileiros está marcada para o segundo semestre deste ano com distribuição da O2 Play.

 

Retrato de um Certo Oriente é um filme sobre memória, paixão e preconceito que acompanha a saga de imigrantes libaneses na floresta amazônica brasileira. No Líbano de 1949, dois irmãos católicos, Emilie (Wafa'a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour), embarcam para o Brasil fugindo da guerra. Durante a viagem, Emilie se apaixona pelo comerciante muçulmano Omar (Charbel Kamel). Emir sofre de um ciúme incontrolável e usa suas diferenças religiosas para separá-los.
 

O longa-metragem já foi selecionado para festivais importantes do circuito de cinema como Festival Internacional de Cinema de Rotterdam, Festival Internacional de Curitiba Olhar de Cinema, que acontece em junho, e foi exibido no screening marketing Marché du Film do Festival de Cannes em 17 de maio.

 

Retrato de um Certo Oriente é uma coprodução entre Matizar Filmes, Kavac Film (Itália), Gullane, Muiraquitã Filmes, Globo Filmes, Canal Brasil e Misti Filmes, com produtores associados Bubbles Project, VideoFilmes e Orjouane Productions (Líbano). No Brasil, o filme será distribuído pela O2 Play, da O2 Filmes.


 

Ficha Técnica

Direção: Marcelo Gomes

Roteiro: Marcelo Gomes, Maria Camargo e Gustavo Campos

Direção de Fotografia: Pierre de Kerchove

Direção de Arte: Marcos Pedroso e Caterina Pepe

Montagem: Karen Harley

Música Original: Mateus Alves, Piero Bianchi e Sami Bordokan

Figurino: Rô Nascimento, Maria Diaz e Fabio Cicolani

Caracterização: Mari Pin, Sonia Penna, Antonio Esposito e Giuseppina Ummaro

Som Direto: Moabe Filho, Pedrinho Moreira, Giacomo Vitiello e Antonio Casparriello

Pós-Produção de Som: Fernando Aranha, Bruno Armelin, Bernardo Adeodato e Cristiano Scherer

Pós-produção de Imagem: Clandestino

1ª Assistente de Direção: Maria Clara Escobar

Supervisão Internacional: Manuela Mandler e Laura Rossi

Produtores: Guilherme Cezar Coelho, Mariana Ferraz e Ernesto Soto Canny

Coprodutores: Eliane Ferreira, Simone Gattoni, Patrick Carrarin, Fabiano Gullane, Caio Gullane e André Novis

Produtores associados: Sabine Sidawi, Tatiana Leite, Emmanuelle Déprats e Maria Camargo

Produtores executivos: Mariana Ferraz, Ernesto Soto Canny, Eliane Ferreira, Mauro Pizzo e Patrick Carrarin

Produção: Matizar Filmes

Coprodução: Kavac Film (Itália), Gullane, Misti Filmes, Muiraquitã Filmes, Globo Filmes e Canal Brasil

Produção Associada: Orjouane Productions (Líbano), Bubbles Projects e VideoFilmes

Distribuidora: O2 Play


 

Sobre a O2 Play

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro.

 

Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) – licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.

 

Já foram mais de 80 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como Sócrates e Chorão - Marginal Alado, e internacionais, em parceria com a Netflix, como O Irlandês, Dois Papas, Não Olhe Para Cima, Bardo e Pinóquio por Guillermo Del Toro – estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023.

 

A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: Annette, que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção, Crimes of the Future, que estreou no Festival de Cannes 2022, o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional Drive My Car, o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 Holy Spider, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator Aftersun e o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional Close.

 

Mais informações no site da O2 Play.


 

Comentários