Projeto CINEMA NA MESA na Cinemateca Brasileira exibe XICA DA SILVA

 



Projeto CINEMA NA MESA exibe Chica da Silva na Cinemateca Brasileira

 

Já sentiu vontade de conversar sobre um filme que acabou de assistir e, de quebra, juntar-se ao redor de uma boa mesa, comandada por uma chef de cozinha, que cria e elabora um jantar inspirado na obra? Este é o Cinema na Mesa.


Nessa vivência única de conexão do cinema com a gastronomia, o filme já é sentido antes da exibição, com teasers e proposta de comunicação clara e direta, provocando ideias e reflexões acerca da obra e seu contexto histórico, narrativas e linguagem cinematográfica. Textura e formatos em diálogo com o menu inspirado no filme. Brasilidades e afins. A ideia é conectar a experiência sensorial a partir da exibição de Xica da Silva, chegando ao debate com os convidados e degustação do jantar temático, para construir um ambiente que faça sentido em todas as pontas, da entrada do público até a sua saída, com completa imersão na época, contexto e atmosfera do filme.


O projeto tem como objetivo integrar sessão de cinema ao ar livre, na área externa da Cinemateca Brasileira, debate com convidados especiais e o público presente e menu harmonizado, em diálogo com o filme exibido, criado e elaborado por chefs de cozinha apaixonados por cinema.


É um convite ao pensamento crítico, ao diálogo e às reflexões sobre temas da atualidade, de modo a ampliar o repertório cultural e a contribuir para a formação e geração de impacto a partir do potencial transformador de cada um.
 

* Ingressos limitados para até 100 pessoas






O projeto Cinema na Mesa e a Cinemateca Brasileira apresentam a terceira edição do evento Cinema na Mesa na Cinemateca Brasileira, no dia 05 de junho, quarta-feira, às 19h, com o longa Xica da Silva (Cacá Diegues, 1976). Esta será a terceira edição do projeto, com filmes que resgatam personagens femininas e históricas, que foram importantes para a história do Brasil. A proposta é criar um espaço de troca, pensamento crítico e experiência sensorial, a partir das reflexões sobre os filmes exibidos durante a programação e de menus exclusivos e temáticos, além de bate papo com os realizadores dos filmes, convidados especiais e a anfitriã e curadora Juliana Sabbag, especialista em Cinema e Estudos de Direção.

 

Cinema na Mesa reúne pessoas interessadas em compartilhar ideias, pontos de vista, sensações e conhecimentos a partir de um filme e de um menu inspirado na obra. É na troca que a gente descobre o quão profundo um filme pode ser. Quantas coisas ele pode nos dizer. Sobretudo quando a experiência nos oferece um ritual: a atmosfera da entrada, a apreciação do menu temático, a exibição do filme, os debates em grupos e, por fim, a saída e a colheita daquilo que ficou.

 

Os filmes pensados para a primeira trilogia de exibição (fevereiro, abril e junho de 2024) resgatam obras relevantes e fundamentais na construção do cinema brasileiro e da nossa História. A partir dessa premissa, foram selecionadas três obras de grande importância na promoção da cultura cinematográfica e audiovisual, e que retratam figuras históricas e de força única:

 

Carlota Joaquina: Princesa do Brazil (Carla Camurati, 1995) – Realizado em 27 de fevereiro Clipping Edição Carlota Joaquin

Eternamente Pagu (Norma Bengell, 1988) – Realizado em 17 de abril de 2024 Fotos Eternamente Pagu 

Xica da Silva (Cacá Diegues, 1976) - Data: 5 de junho de 2024

Menu especial harmonizado com o filme através da criação e conhecimento da chef Cacá Vicente. Cardápio Xica da Silva

 

“Cinema e Comida são experiências que conversam profundamente entre si.

Ambos devem trazer mensagens de sobrevivência, iluminação e prazer”

(Thomas Struck)


‎‍  ‎ 
 

CINEMA NA MESA NA CINEMATECA BRASILEIRA

Onde: Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino)

Recepção dos participantes: 19h00

Jantar: das 19h às 20h

Exibição do filme: 20h - 22h

Valor por pessoa: R$ 220,00 (inclui filme, debate com a curadora do projeto e convidados, jantar em 2 tempos e bebidas não alcoólicas

 

 


CINEMA NA MESA

Dia: 05/06

Onde: Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino)

Horário: 19h

 

Valor por pessoa: R$ 220,00 (inclui filme, debate com convidado especial e a curadora do projeto, jantar em 3 tempos e bebidas não alcoólicas)

 

Bebidas alcoólicas vendidas à parte

 

Venda de ingressos através do SYMPLA ou pelo PIX 09445047000133 (MBrant / Candytree)

 

OBS: em caso de chuva a exibição do filme será realizada na sala Grande Otelo e jantar no foyer.


 

 

CINEMATECA BRASILEIRA

A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social.

O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.

Facebook | Instagram | Twitter | Spotify

 

Comentários