Oficina de Arte Tikuna com Kuenan Tikuna e últimos dias da exposicão

 OFICINA DE ARTE TIKUNA COM KUENAN TIKUNA

 

 

 

 

A exposição Dois Indígenas da Amazônia - Vida e Arte de Duhigó e Dhiani Pa’saro com curadoria de Nei Vargas oferece a Oficina de Arte Tikuna com Kuenan Tikuna, no dia 30/05, das 15h às 18h, na @caixaculturalsp. A oficina visa refletir sobre o conceito de arte na perspectiva do povo Tikuna. Uma arte que entra na floresta e produz experiências artísticas com o que se tem ao redor: folhas, caules, pedras, sementes, frutas, entre outros. Oferecida em dois momentos, palestra e aula prática, a oficina faz um mergulho em aspectos da cultura indígena do Alto Rio Negro, apresentando narrativas históricas da cosmovisão ancestral daquela região.

 

Das 15h às 16h15 damos início a oficina com uma fala introdutória de Nei Vargas e Kuenan Tikuna e uma investigação ativa das obras presentes na exposição. Às 16h30, após 15 min de intervalo, se iniciam as atividades práticas da oficina, com telas de Tururi e pigmentos naturais.
‎‍  ‎ 

INSCRIÇÃO GRATUITA
Data da oficina: 30/05, das 15h às 18h
Idade mínima: 10 anos

Local: CAIXA Cultural São Paulo, Praça da Sé, 111 - Sé - SP.

Inscreva-se: Link
 

 

 


Visite a exposição, últimos dias

 

1 Obra_Maloca do Miriti_Tapuia IV_2023_Serigrafia 50x50cm_2 Obra_ Maloca do Miriti_Tapuia III_2023_Serigrafia 40x40cm_3 Obra_ Maloca do Miriti_Tapuia V_2023_Serigrafia 50x50cm_Artista_Duhigó

 


Um recorte da produção dos artistas visuais indígenas amazonenses Duhigó e Dhiani Pa’saro. A Caixa Cultural apresenta Dois Indígenas da Amazônia – Vida e Arte, mostra com obras reunidas de parte da coleção pertencente à ‘Associação de Educação do Homem de Amanhã do Brasil – HABRA’, organização não governamental dedicada a projetos de proteção social, educação, direitos humanos e cultura. O acervo perfaz um compêndio de referências históricas produzidas pelos dois artistas e reforça as relações entre os trabalhos e a preservação do patrimônio cultural material e imaterial dos povos Tukano e Wanano do Amazonas. “Eu pinto o que não existe mais, e isto é muito importante para o meu povo. Quando Duhigó fechar os olhos, a minha arte contará minha história e dos Tukano”, declara a artista premiada em 2023 como Mestra das Artes Visuais pela Funarte e Ministério da Cultura, Governo Federal.
‎‍  ‎ 
Exposição Dois Indígenas da Amazônia – Vida e Arte

Duhigó e Dhiani Pa’saro

até 02 de junho de 2024

Horários: terça a sábado de 10h às 18h

Domingo: de 9h às 17h
Local: CAIXA Cultural São Paulo, Praça da Sé, 111 - Sé - SP.

Entrada gratuita

 

Comentários