Música/crianças - Festival de Música Infantil Peixe-boi

  

Quinta edição do Festival de Música Infantil Peixe-boi

começa em maio no CEU Meninos e CEU Perus

 

Grupo Girasonhos, Pequeno Coração Caipira, Lili Flor & Paulo Pixu, Cris Barulins, Inimar dos Reis, Clara Dum, Giba Pedroza, Cris Miguel, Cia. da Lira, Zé Eduardo e Guitarrada para Crianças e POIN - Pequena Orquestra Interativa, entre outros, participam do Festival.

 

Festival de Música Infantil Peixe-boi - 5ª Edição é um projeto itinerante de músicas para crianças e adolescentes que consiste em 12 apresentações em unidades dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) da cidade de São Paulo, um show em vídeo e duas oficinas culturais. Toda a programação é gratuita.


A mostra reúne atrações musicais de nichos e estilos variados como cantigas de roda, cantadores de histórias, teatro de bonecos, dança, mamulengos, cultura e literatura popular, folclore e outras manifestações artísticas, proporcionando às crianças da rede pública de ensino o contato direto com diferentes espetáculos culturais.

 

No dia 20 maio, o CEU Meninos recebe o Festival com apresentações do Pequeno Coração Caipira (show Caipira Caiçara), às 10h, e Lili Flor & Paulo Pixu (show Brinquedo de Palavras), às 15h, além da oficina cultural Brincando de Poesia, ministrada por Giba Pedrosa, às 14h. Já no CEU Perus, no dia 27 de maio, as atrações são: POIN - Pequena Orquestra Interativa, às 10h, e Grupo Girasonhos (show Canta Girasonhos!), às 15h.


Os grupos selecionados para participar do Festival de Música Infantil Peixe-boi desenvolvem importantes trabalhos voltados para a cultura popular e a arte-educação; e representam uma parte significativa e diversa da atual produção cultural dedicada às crianças e aos adolescentes, tendo em comum a preocupação com temas sociais, com preservação e difusão da cultura popular e regional brasileira e com o papel da arte na transformação da sociedade. São eles: Grupo Girasonhos, Pequeno Coração Caipira, Lili Flor & Paulo Pixu, Cris Barulins, Inimar dos Reis, Clara Dum, Giba Pedroza, Cris Miguel, Cia da Lira, Zé Eduardo e Guitarrada pra Crianças, POIN - Pequena Orquestra Interativa e outros.

 

Festival de Música Infantil Peixe-boi - 5ª Edição - idealizado pela Pôr do Som, com direção artística de Sérgio Mendonça - é um projeto realizado por meio do ProAC Editais, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo.


Segundo o Sérgio Mendonça, “o objetivo do Festival de Música Infantil Peixe-Boi é apresentar o que há de melhor na cultura para o público infanto-juvenil, que vive em áreas de vulnerabilidade, aproximando crianças e adolescentes do lúdico, do brincar e da cultura, literatura, bem como das nossas raízes, por meio de apresentações de grupos conceituados da cena brasileira”. As ações estimulam tanto a participação da comunidade quanto a apropriação dos espaços escolares e de convivência. “Promover o contato das crianças com a arte é comprovadamente essencial para a formação intelectual, para o desenvolvimento da criatividade, da autonomia crítica e para a formação da cidadania. A cultura diverte, emociona, provoca reflexões e, sobretudo, promove a inserção social e a troca de experiências. Acreditamos na arte-educação como um instrumento de compreensão, transformação e construção da identidade cultural e afetiva de um povo, finaliza o diretor artístico.

 

FICHA TÉCNICA - Idealização/realização: Pôr do Som. Direção artística e produção executiva: Sérgio Mendonça. Direção de produção: Leonardo Escobar. Produção: Julia Coelho. Projeto gráfico e comunicação: Patrick Karassawa. Cenário: Iva Pinheiro. Ilustrações: Leticia Rita. Técnico de som: Rodrigo Carraro Transporte: Isa Vans. Gravação e edição de vídeo: Estúdio 185 Apodi. Assessoria de imprensa: Eliane Verbena.




 

Programação | Maio

Festival de Música Infantil Peixe-boi - 5ª Edição

Entrada franca. Livre para todos os públicos.


20 de maio - Segunda

CEU Meninos

Rua Barbinos, 111 - São João Clímaco. São Paulo/SP.

10h - Pequeno Coração Caipira - Show: Caipira Caiçara

14h - Oficina com Giba Pedroza - Brincando de Poesia

15h - Lili Flor & Paulo Pixu - Show: Brinquedo de Palavras


27 de maio - Segunda

CEU Perus

Rua Bernardo José de Lorena, S/N - Vila Fanton. São Paulo/SP.

10h - POIN - Pequena Orquestra Interativa

15h - Grupo Girasonhos - Show: Canta Girasonhos!

 

A programação de junho será encaminhada em breve.


Os grupos/artistas


Pequeno Coração Caipira - A proposta do espetáculo é celebrar a cultura tradicional caipira, longe dos estereótipos e rótulos, por meio de canções, causos, modinhas, adivinhas, simpatias e trava-línguas em uma apresentação repleta de humor e poesia. O show Caipira Caiçara leva o público a um mergulho nesse universo tão presente no cotidiano de muitos e na formação da identidade cultural do nosso povo com momentos ímpares de humor, encantamento e brasilidade.

 

Lili Flor & Paulo Pixu Quem nunca brincou com trava-línguas, parlendas ou adivinhas? Reconhecendo o valor destes jogos linguísticos para o desenvolvimento da linguagem, criatividade e imaginação, os artistas fizeram uma longa pesquisa sobre essas brincadeiras na cultura popular brasileira e em alguns países latino-americanos, nos quais circularam em festivais culturais e conheceram muitos artistas, suas poesias e canções. Brinquedos de Palavra é um musical para toda a família, para pais e filhos brincarem juntos com os artistas. Lili Flor & Paulo Pixu convidam para cantar e dançar, ouvir histórias enroscadas, trava-línguas e parlendas nesse encontro interativo com a cultura brasileira e latino-americana.


Giba Pedroza / Oficina Brincando de Poesia - Giba Pedroza é contador de histórias e pesquisador de literatura infantil e da tradição brasileira, desde 1987. Realiza apresentações e oficinas para adultos, educadores e crianças, além de intervenções e projetos sociais para empresas e ONGs, tendo sempre o ato de contar histórias e as atividades lúdicas como instrumentos para o fortalecimento dos valores humanos e sociais. A proposta da oficina Brincando de Poesia é disseminar o gosto por falar, ouvir e criar poesia, partindo do ponto que as crianças têm familiaridade com a palavra usada como brinquedo, os trava-línguas, a língua do "p", parlendas.


POIN - Pequena Orquestra Interativa
 - A POIN é um septeto formado por músicos que tocam violão, acordeon, flauta, violino, sousafone e percussão, tendo como principal característica a interatividade com o público, que é incluído de diferentes formas em todos os números musicais apresentados. A cada tema, as pessoas são convidadas a participar do espetáculo junto com os artistas, corroborando no arranjo, a partir de sugestão do regente do tema, que demonstra quais ações devem ser feitas que explorem ritmo, afinação, coordenação motora e memória. A cada número, uma surpresa. E a diversão está garantida. A presença de espírito e o bom humor são características onipresentes da POIN. Seu som mistura música dos balcãs, klesmer, valsas malucas e música cigana. O ritmo contagiante torna impossível assistir ao septeto sem que o corpo inicie movimentos ao compasso da música.


Grupo Girasonhos
 - O epetáculo Canta Girasonhos! faz um apanhado do repertório musical do grupo ao longo de seus 25 anos de história. Traz as principais músicas, vinhetas e poesias compostas para os personagens das histórias que o grupo criou. São músicas como “Olha que Eu Vi” e “Jurutaí” (veiculadas nas TVs Cultura e Rá Tim Bum), “Pipoca Sílvia”, “Tesouro de Outros Ouros” e muitas outras. As canções do repertório trazem os mais variados ritmos e estilos musicais, como chorinho, reggae, samba, valsa e baião: um espetáculo que leva adultos e crianças a viajarem pelo fascinante universo do faz de conta.

 

Comentários